sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"O CANDELABRO" ESTREIA EM LAURO DE FREITAS

"Querer ser livre é também 
querer livres os outros."
Simone de Beauvoir


Enfim, o espetáculo solo "O Candelabro" teve a sua estreia na última quarta-feira (11), no subsolo do Cine Teatro de Lauro de Freitas. Espaço reservado para apenas 50 pessoas. O público entrou pela lateral do teatro, desceu as escadas, com uma curiosidade que estava estampada nos seus rostos. Um som agradável de violino os recepcionavam, onde cada um, sentia-se adentrando a uma assembleia de uma igreja secular em ruínas para assisti algo que seria muito tocante.


A peça iniciava com a atriz Ruth Marinho, que deu vida a Maria Aurora, descendo as escadas carregando um balde com água na cabeça, lembrando as mulheres sertanejas sedentas. Uma iluminação intensa e especial de Thelma Gualberto, enriquecia o visual do drama. 


A partir deste ponto que relatei, prefiro narrar, deixando explícito o desejo de instigar que os meus leitores vejam este trabalho merecedor. Ruth Marinho toma conta absolutamente da cena, que tem uma direção amarrada, que não permitiu nenhum elemento sem função naquele cenário cheio de signos, mas que revela a prisão absoluta vivida pela personagem.


Sobretudo, a carga dramática que atriz solta durante os 45 minutos, tem nuances de rebeldia, de tragédia, de sensualidade e de poesia, passeando pelos extremos de dores e amores. Mas o texto agradável de Duzinho Nery, mostra que através de todos os percalços vividos por Maria Aurora, a vida lhe oferece motivos suficientes  para dar a volta por cima, e que cada um ser, por tudo que sofra, pode transformar em força absoluta para reversão, para transformar rejeitos em luz.

O Candelabro, não é apenas um espetáculo teatral bem redondo e gostoso de se assistir. É arrebatador, que serve de fato como a luz incandescente para muitas mulheres que vivem oprimidas pela violência constante que sofrem.

O espetáculo fica em cartaz todas quartas e quintas-feiras, no Cine Teatro de Lauro de Freitas, 20h. Ingresso R$20 (inteira) - R$10 (meia).

Vale a pena assistir!