segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Morre aos 86 anos o empresário Antônio Ermírio de Moraes

José Pastore conta sobre as experiencias de escrever um livro sobre Antônio Ermírio de Moraes (foto) (Divulgação)
Foto: Divulgação
Morreu na noite deste domingo, 24, em São Paulo, aos 86 anos, o empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes. Em nota oficial, o Grupo Votorantim comunica que Ermírio de Moraes faleceu em casa, por insuficiência cardíaca.
Antônio Ermírio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949. Foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. Deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, e nove filhos. 

O corpo do empresário será velado a partir das 9h desta segunda-feira, 25, no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e o cortejo sairá às 16h rumo ao Cemitério do Morumbi, onde o corpo será enterrado.

Veja a íntegra da nota do Grupo Votorantim:
É com grande pesar que o Grupo Votorantim comunica o falecimento do Dr.  Antônio Ermírio de Moraes, aos 86 anos, na noite deste domingo, 24 de agosto, em São Paulo.
Presidente de honra do Grupo Votorantim, Dr. Antônio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949, sendo o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.
Com o falecimento do Dr. Antônio Ermírio de Moraes, o Grupo Votorantim perde um grande líder, que serviu de exemplo e inspiração para seus valores, como ética, respeito e empreendedorismo, e que defendia o papel social da iniciativa privada para a construção de um país melhor e mais justo, com saúde e educação de qualidade para todos.
Dr. Antônio deixa a esposa, Dona Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos. O corpo será velado a partir das 9h desta segunda-feira no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa e o cortejo sairá às 16h rumo ao Cemitério do Morumbi, onde o corpo será enterrado.

DADO COMO MORTO É ENCONTRADO VIVO EM NECROTÉRIO DO HOSPITAL MENANDRO DE FARIA EM LAURO DE FREITAS

A família de Waldelúcio de Oliveira Gonçalves, 54 anos, dado como morto pelos médicos, teve uma surpresa na madrugada deste domingo (24), no Hospital Geral Menandro de Faria, que fica em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Ele foi encontrado pelo irmão respirando dentro do saco usado para colocar cadáveres no necrotério do hospital. 
Waldelúcio estava vivo dentro de necrotério do hospital (Foto: Acervo Pessoal)
Segundo Patricia Gonçalves, sobrinha de Waldelúcio, a família foi informada por volta das 23h de sábado (23) que havia falecido após uma insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos. Cerca de duas horas depois, o irmão do 'falecido' teve acesso à sala para vestir o corpo de Waldelúcio e percebeu que o saco estava se movimentando.

"O saco estava fechado e se mexendo. Subindo e descendo como se ele estivesse respirando. Daí ele [irmão de Waldelúcio] chamou todo mundo pra ver o que estava acontecendo. Já estava com os pés amarrados e com algodão no nariz e ouvidos", contou Patrícia ao Correio24horaspor telefone.

Waldelúcio, que sofre com câncer, seria internado na próxima terça-feira (26) no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, para seguir com o tratamento. Porém, na manhã de sábado (23) ele passou mal e resolveram leva-lo para a emergência do Hospital Menandro. "Ele acordou com falta de ar. A tia dele achou que era a melhor opção e realmente foi. Quando eles chegaram, foram bem atendido e já mandaram entrar. Nem precisou parar pra preencher ficha antes", lembra Patrícia. 

Waldelúcio de volta ao hospital (Foto: Acervo Pessoal
O paciente foi levado de volta para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde segue internado. "Estive com ele hoje. Na sala tem mais outros dois pacientes. Estava entubado. Ele abriu os olhos e estava bem. Antes de ter sido internado, ele já falava com muita dificuldade por conta da doença", disse. Ainda de acordo com a sobrinha, a família quer que ele seja transferido logo para o Hospital Santo Antônio.

Porém, antes da notícia de que Waldelúcio estava vivo, a família tratou de providenciar o enterro. "Tinha tudo já. O laudo da morte e o caixão já estava comprado", explica a sobrinha. Segundo Patrícia, uma declaração de óbito foi emitida pelo hospital. Por telefone, a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) não foi encontrada para atualizar o boletim médico do paciente ou comentar o caso.


"BIBAS PODEROSAS" DE LAURO VISITAM NOVA ORLA DA BARRA EM SALVADOR


As "bibas" bam bam bam da cidade de Lauro de Freitas, traduzindo no promoter Pirikito de Deus, no publicitário Alan Nery, no cabeleireiro Xita Santos e no Produtor e Diretor Teatral Duzinho Nery que arrasaram no Farol da Barra na noite deste domingo (24). Foram conhecer o novo point da família soteropolitana, que por sinal a requalificação ficou muito boa. "Ficou charmosa e fechativa. Mais um palco perfeito para as poderosas de Lauro Brilharem na Bahia", disse entusiasmado Xita Santos.


Pelas poses das fotos, é visível perfeitamente observar a felicidade dessas figuraças que encheram o Farol da Barra da alegria ipitanguense. "Com certeza ofuscamos o brilho do Farol na noite deste domingo, se ficássemos mais dez minutos por lá, iríamos confundir os navios na Baía de Todos os Santos e seria uma confusão total ", afirmou Alan.


"Muita gente bonita, com a cara da Bahia. Uma mistura multicultural, entre as raízes do nosso povo e turistas de todo mundo. Salvador é cosmopolita, bacana ver esse vai e vem destes cidadãos do mundo andando na orla. Agora com esta reforma, os baianos retomam a sua auto-estima de viverem em Salvador e de receberem os turistas com orgulho. Bibas poderosas precisam de boas passarelas, com público que valha a pena desfilar com estilo carão e elegância. E este calçadão da Barra, deu na cara até de famosas passarelas como as da São Paulo Fashion Week". Falou Duzinho Nery.


Pelo jeito, estas bibas abrilhantaram mesmo o domingo no Farol, elas foram a cereja do bolo. Para o promoter Pirikito de Deus, utilizando a sua vasta experiência disse que o prefeito ACM Neto foi um gestor quase perfeito. "Para que esta requalificação se tornasse perfeita, faltou que o prefeito Netinho me contratasse para servir de animadora de luxo. Eu poderia ser uma espécie de Encouraging public family, animando as famílias de Salvador. Me pagaria R$8.000,00 (oito mil reais) por duas horas de serviço, que pra mim, seria apenas uma ajuda de custo. Toda semana iria trazer o brilho que está faltando". Ponderou Pirikito.