quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Presidente da Fundação Palmares visita Lauro de Freitas para firmar parceria

 
Preocupada em preservar a comunidade de Quingoma, que é remanescente de quilombos, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) promoveu uma reunião nesta quinta-feira (14), na Secretaria de Cultura, em Portão. O prefeito Márcio Paiva, o presidente da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, Hilton Cobra, o representante da Palmares na Bahia, Fábio Santana, o superintendente de Promoção a Igualdade Racial (Supir), Cláudio Reis, secretário de governo Márcio Leão, além de representantes do povoado discutiram questões sobre limites territoriais e preservação do patrimônio imaterial da comunidade.
 
Lauro de Freitas tem cerca de 163 mil habitantes, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 3.500 são quilombolas e residem na comunidade de Quingoma. A presença das raízes africanas e quilombolas é percebida pela quantidade de terreiros na cidade, são 487 templos. O prefeito Márcio Paiva se comprometeu a contratar um antropólogo para adiantar o processo de delimitação territorial. “Sabemos da importância da preservação do povo quilombola do nosso município. Vamos fazer o possível para ajudar no processo”, frisou o gestor. Após o estudo antropológico, o órgão responsável em fazer a cartografia é o Incra.

Para o presidente da Palmares, Hilton Cobra, é muito importante unir forças para garantir a preservação do território e a cultura do povo quilombola em Lauro de Freitas. “Vamos trabalhar juntos. Muito saber que temos o apoio da gestão municipal”, reforçou. Para o representante da Fundação na Bahia, Fábio Santana, a união das forças é fundamental no processo. Ele explicou que o principal propósito da reunião é pactuar ações que favoreçam a comunidade de Quingoma.
 
Segundo ele, três projetos serão desenvolvidos. “Palmares no Quilombo”, que desenvolve oficinas de artes e cultura para idosos, adultos e jovens, “Palmares na Escola”, que insere no contexto escolar práticas culturais e históricas e o “Curso para Elaboração de projetos para Povos de Terreiro”, que se propõe a capacitar os seguidores do candomblé para que tenham entendimento e possam se inscrever em editais e licitações públicas.

É 'insuportável' a notícia da morte de Campos, diz Caetano Veloso

 
O cantor e compositor Caetano Veloso afirmou nesta quinta-feira (14) que é "insuportável" a notícia da morte do presidenciável e ex-governador Eduardo Campos (PSB), vítima de uma acidente aéreo em Santos, litoral de São Paulo.
 
O músico disse que a tragédia aumenta a descrença na política do país, como se evidenciasse “a inviabilidade de superação dos nossos problemas”, e que o momento é de luto. Ele destacou ainda, em um texto publicado em sua página no Facebook, que conheceu o político ainda criança.
 
“Olhando as responsabilidades que ele assumiu (e das quais deu conta com folga), sinto-me um menino diante de um adulto. Mas percebi o peso dos anos ao ver na TV a notícia insuportável de sua morte: me vi de repente cansado demais das esperanças ligadas ao Brasil”, disse Caetano. “São muitas décadas de teimosa aposta no país em que nasci”, completou. Para Caetano, Campos fazia política de forma desafiadora. “Que tenha morrido aos 49 anos um líder como Eduardo parece sinal de negação de quaisquer possibilidades. Esboça-se o gesto de um político que prometia ver com coragem as complexidades de nossa vida, desafiando a polaridade empobrecedora dos grupos majoritários estabelecidos, e vem a foice do destino dizer que não. Sinto como se evidenciasse a inviabilidade de superação dos nossos problemas”, afirmou.
Caetano postou desabafo em redes sociais (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Segundo ele, a “a hora é de luto”, com solidariedade aos familiares e a Marina Silva cotada para assumir a vaga do PSB na disputa ao Palácio do Planalto. “Acompanhar Marina Silva em suas palavras de pesar; seguir leal ao tom de dignidade que ela, ao aproximar-se de Eduardo, adensou no nosso enfermo cenário político; chorar com a mãe, a mulher, os filhos, os parentes todos de Eduardo (essa família tão merecidamente amada do povo pernambucano e do meu coração); e tentar, com paciência, reaprender que pode-se perder a fé e a esperança mas que a caridade (o amor) não morre - e assim redime sempre as outras virtudes.” 

Lídice negocia Eliana Calmon como vice-presidente na chapa de Marina

Ainda abalados com a tragédia aérea que vitimou o candidato à Presidência, Eduardo Campos, na manhã de quarta-feira (13), em Santos, os integrantes da cúpula do PSB evitam falar abertamente sobre a confirmação de Marina Silva no comando da chapa. A legenda tem o prazo de dez dias para anunciar o substituto do ex-governador Pernambucano, mas o tempo joga contra neste caso.


Por isso, internamente, o partido se movimenta. Informações cruzadas de fontes do PSB baiano dão conta de que a senadora Lídice da Mata, que viajou para Santos, negocia com a cúpula nacional da legenda a entrada de Eliana Calmon como vice na chapa de Marina Silva.

Dentro do PSB baiano, especula-se que as chances são grandes de se concretizar as negociações capitaneadas pela candidata do PSB ao governo da Bahia.

Nome conhecido nacionalmente após ser a primeira mulher a compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon ocupou o cargo de ministra no período de 1999 a 2013. Apesar da projeção nacional, a candidatura de Eliana Calmon ao Senado ainda não decolou. A jurista aparece na terceira posição nas pesquisas de intenções de voto, atrás de Geddel Viera Lima e Otto Alencar, respectivamente.

Nessa perspectiva, a candidatura de Eliana Calmon à vice-presidente da República pode se apresentar uma solução para o partido para “tapar o buraco” causado pela perda de Campos e da quase automática ida de Marina para a “cabeça” da chapa
.

DEU NO BLOG DO LAU...

O candidato de Paulo Souto, Antônio Rosalvo, disparou...   

O candidato Rosalvo apoiado por ACM Neto, Dr. Márcio e Paulo Souto disparou. Eu vi uma pesquisa interna realizada por uma candidata, que jurei não revelar, mas eu vi com os meus próprios olhos, Rosalvo passou Chico Franco. Mesmo com o apoio do vice-prefeito Bebel Carvalho, Cacá e Rui, o candidato Chico, segundo pesquisa interna, foi ultrapassado por Rosalvo...

Rosalvo com o apoio de Márcio e Chico com o de Bebel 

Mas como política é igual a nuvem, tudo pode acontecer, até mesmo a virada de quadro, entretanto, Rosalvo vem demonstrando vantagem por ser uma nova opção para o eleitorado de nossa cidade, que clama por mudança na ALBA.   

O jogo começou... E agora é pra valer!       

SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES CONVIDA PARA O I FÓRUM MUNICIPAL LEI MARIA DA PENHA

Suspeitos de matar administrador em assalto em Vilas são presos

 
Dois suspeitos de participar da morte do administrador Fábio Assis de Lopes, assassinado a tiros durante um assalto em Vilas do Atlântico em junho, foram presos e serão apresentados à imprensa na quinta-feira (14). 
 
Segundo a polícia, Maurício Alberto Pallos de Souza e Jadielson da Paixão Cerqueira abordaram Fábio e três amigos na rua Praia de Paquetá para roubar o carro de um dos rapazes. Eles dispararam várias vezes e acabaram mantado Fábio na hora. 
 
Outros dois envolvidos no crime já foram identificados e estão sendo procurados. 
O delegado Joelson Reis, titular da 23ª Delegacia, fará a apresentação. Ele também irá mostrar imagens de câmeras de segurança de comércios próximo ao local do crime que mostram os suspeitos.