quarta-feira, 30 de julho de 2014

EM ENTREVISTA, O DEPUTADO ROSALVO 45.333 EXPLICA QUE ESTÁ PREPARADO PARA SER O DEPUTADO DE LAURO DE FREITAS

Antônio Rosalvo conta com o apoio do prefeito Dr. Márcio Paiva 

O advogado Antônio Rosalvo, 35 anos, especialista em direito eleitoral, morador do bairro de Areia Branca, vereador por dois mandatos e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas, é uma das opções de renovação na Assembleia Legislativa da Bahia.
 
A sua candidatura para deputado estadual foi impulsionada pela população, amigos e lideranças. “Sou candidato por acreditar que a nossa cidade precisa de um representante nato na Assembléia Legislativa. Como vereador e cidadão, sinto todos os dias está necessidade”, revelou Rosalvo, durante um bate-papo descontraído no centro de Lauro de Freitas.   
Márcio Wesley: Qual o cenário político em relação a sua candidatura?
 
Antônio Rosalvo: Olha, sem dúvida alguma, estou preparado. A vereança foi e ainda é uma escola que todos os políticos deveriam passar. A minha vida sempre foi movida por desafios. Hoje estou encarando mais um desses desafios que Deus colocou em meu caminho, portanto, as principais propostas como candidato e legislador é contribuir na elaboração de bons projetos para a população, digo isso sem nenhuma demagogia, quem me conhece sabe muito bem que sou extremamente responsável e comprometido com minha cidade e meus eleitores. Sigo minha jornada de cabeça erguida e como deputado não irei decepcionar, vou corresponder a confiança depositada em mim.

MW: Como vereador quais foram as suas principais ações?
 
AR:  Todo legislador tem o dever de contribuir na elaboração de projetos, evidentemente, observando as leis e seguindo-as com ações que beneficiem a população. Dentre as minhas principais ações posso destacar alguns projetos como a construção da Praça do Caji, a Escola Municipal Amorim Siqueira Montalväo, no bairro de Areia Branca, o projeto Minha Casa Minha Vida, com 1.400 unidades, em Jambeiro, além do Terminal Rodoviário João Expresso, em Portão, a estrada asfaltada ligando Caji ao Jambeiro e a vinda do metrô para Lauro de Freitas (projeto em fase de andamento pelo Governo do Estado da Bahia). Minha bandeira é trabalho e criação de projetos que possam melhorar o dia a dia das pessoas.      
   
MW: É verdade que o prefeito Márcio Paiva é o coordenador de sua campanha?
 
AR: Para mim é uma honra ter o maestro do governo municipal, o prefeito Márcio Paiva, coordenando minha jornada. A sua vinda e o seu prestígio político, somou positivamente ao lado de membros do seu governo, que já estão engajados na nossa candidatura. Dr. Márcio está mostrando sua liderança e sua força política na coordenação de nossa campanha que será vitoriosa, assim como foi a dele.
 
MW: Qual a mensagem que você gostaria de deixar para a população de Lauro de Freitas?  
 
AR: Me sinto honrado pela confiança do povo laurofreitense depositada em mim ao longo desses anos. Mas agora, quero contribui ainda mais, só pelo fato de eu estar disputando uma vaga para a Assembléia Legislativa, entendo ser um reconhecimento. Quero deixar claro: não vou decepcionar vocês, podem confiar em mim.   

1º ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS DE LAURO DE FREITAS FOI REALIZADO NA PRAÇA DA MATRIZ

 Por MW
Relíquias do passado na Praça da Matriz
No último sábado (26), a Praça da Matriz, foi palco do 1º Encontro de Carros Antigos de Lauro de Freitas, promovido pela Associação Baiana de Autos Históricos, ABAH, em parceria com a Prefeitura. O evento fez parte do calendário festivo da semana de aniversário de emancipação do município.

História do automobilismo nacional 
 
Cerca de 100 veículos antigos de diversas marcas e fabricantes embelezaram a cidade, uma exposição a céu aberto com relíquias que fizeram parte do contexto automobilístico nacional, como o “Fordinho” 1929. O encontro contou com a participação do Clube do Fusca, Opala, motocicletas e Veteran Car da Bahia. 
 
O público ficou impressionado e muitas histórias foram relembradas, ”meu filho nasceu em um Opala 1975, não deu tempo de chegarmos ao hospital”, contou José Macedo (68 anos), ao lado do filho Ricardo Macedo, matando a saudade de sua maternidade móvel, observando os lendários Opalas.   

Semana do motorista e motociclista

Alana Rúbia (SETTOP) e Paulo Maneira (DECOM)
 
A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, (SETTOP), durante o encontro realizou campanhas educativas voltadas para a segurança dos motoristas e motociclistas, informando sobre a importância do uso do cinto de segurança e do capacete. O DETRAN disponibilizou uma unidade móvel com uma maquete com uma pista para que as crianças pudessem ter aulas práticas e lúdicas sobre educação no trânsito. 

DEPUTADO ESTADUAL ROSALVO 45.333 CADA VEZ MAIS FORTE

DEPUTADO FEDERAL CACÁ LEÃO 1115 PARTICIPOU DE REUNIÃO COM LIDERANÇAS EM ITINGA


 
Na noite desta quarta-feira (30), o Deputado Federal CACÁ LEÃO 1115, participou de uma reunião em Itinga, Lauro de Freitas, realizado pela liderança e candidato a vereador em 2016 Coca Branco, com a participação do vice prefeito Bebel Carvalho e de lideranças locais. #CacáLeão1115 #agoraéfederal #umleãopratrabalhar #maismudança #novasconquistas #prabahiamudarmais
 
 

ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO PELA PAZ REALIZA CAMINHA DA PAZ NO DIA DA EMANCIPAÇÃO DE LAURO

VEJA A PROGAMAÇÃO DA FESTA DE EMANCIPAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

O Ibope não passou aqui, ironiza João Leão em viagem ao interior


O resultado da mais recente pesquisa Ibope ainda mexe com os brios da chapa governista à sucessão. Não falta ironia. O candidato a vice-governador na chapa de Rui Costa, João Leão (PP), passou a usar o instituto como mote em suas postagens no face, observa a coluna Tempo Presente. Estão fotos de suas andanças pelo interior, sempre em animadas caravanas e crava a frase: O Ibope não passou aqui.

Prefeito atingido por quatro tiros em atentado morre em Itagimirim-BA

 Prefeito de Itagimirim, Rielson Lima é baleado em praça da cidade
 
O prefeito do município de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu no final da noite desta terça-feira (29). A informação foi passada por Mário Gontijo, secretário de saúde de Eunápolis, município onde a vítima foi hospitalizada.
 
"Ele faleceu às 23h10. Foi mobilizado todo o aparato, mas ele acabou não resistindo. Ele perdeu muito sangue e a pressão baixou muito", relatou o Gontijo.
 
Conforme o secretário, o prefeito foi atingido por tiros no tórax, pulmão e abdômen.  A vítima faleceu quando a cirurgia no abdômen estava sendo encerrada.
 
Atentado

 
Prefeito de Itagimirim, na Bahia, foi socorrido pelo Samu (Foto: Rastro 101)

 O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite desta terça-feira (29).
 
Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima.
 
O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passou por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória.
 
Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informou Gontijo.
 
 Ainda não há informações sobre a motivação e a identificação dos suspeitos.

 

DEPUTADO FEDERAL CACÁ LEÃO 1115 É RECEBIDO POR LIDERANÇAS DE BURITIRAMA

O Deputado Federal CACÁ LEÃO esteve nesta última terça-feira (29), com o Grupo do amigo Dedê, em Buritirama. "Vamos caminhar juntos, ao lado do prefeito Artur, do município da Barra; o Vice-prefeito, Dr. Trajano; e os vereadores Edson Carvalho, presidente da Câmara; Betinho; Joao Do Vasco e Zé Hamilton". Conclui Cacá Leão, após a uma produtiva reunião com lideranças locais.
 

O DEPUTADO FEDERAL CACÁ LEÃO 1115 ESTÁ NO MUNICÍPIO DE BARRA COM LIDERANÇAS LOCAIS

 
O Deputado Federal CACÁ LEÃO 1115 está no município de Barra, com o apoio do prefeito Arthur e todos os vereadores, secretários e amigos. E com certeza será um dos deputados federais mais bem votados da Bahia.
 
CACÁ LEÃO 1115 se encontra também com a comunidade, onde num bate papo bem descontraído fala das suas propostas para melhoria da cidade e da região, dando continuidade a todo o trabalho que o atual candidato a Vice-Governador João Leão (PP), já tem feito por Barra.

VEJAM LIDERANÇAS QUE ESTÃO COM ROSALVO PARA DEPUTADO ESTADUAL 45.333












 

M 18 FAZ SHOW NESTE SÁBADO (2) NO ARRIBA SAIA EM VILAS

Evento sobre direitos dos idosos integra atividades dos 52 anos de Emancipação

Com objetivo de discutir e informar sobre direitos e cuidados com idosos, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasci), promove um encontro, nesta quarta-feira (30), no abrigo de idosos, “Ester Lar”, localizado no centro da cidade. A atividade integra a programação dos festejos dos 52 anos de Emancipação de Lauro de Freitas, comemorados nesta quinta-feira, dia 31 de julho.
 
A ação é mais uma iniciativa que ilustra o cuidado da gestão com os idosos do município. O intuito do encontro é discutir a valorização e conscientização dos direitos do idoso, a partir das leis previstas no Estatuto do Idoso. A atividade contempla roda de conversa e apresentação musical. Neste mês, no dia 26, se comemorou o Dia dos Avós.

Defesa Civil de Lauro de Freitas alerta sobre uso indevido do serviço 199

O Departamento de Defesa Civil de Lauro de Freitas alerta para o uso indevido do serviço de atendimento a população, através do número 199. Das 150 ligações recebidas, 80% são trotes, em sua maioria, praticados por crianças. Em algumas situações, elas estão na presença de adultos. O trote telefônico é considerado vandalismo e crime previsto no Código Penal Brasileiro. A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), oferece atendimento 24 horas, e informa que as ligações que devem ter o intuito de informar ocorrências relacionadas à chuva, a regularização de licença de imóveis e estabelecimentos comerciais, entre outras atividades que cabe ao órgão fiscalizar.
 
O Art.266 do Código Penal descreve que “Interromper ou perturbar o serviço... telefônico” é crime e o infrator poderá incorrer em pena de detenção de um a seis meses ou multa. Além de configurar crime o trote telefônico inviabiliza o atendimento aos munícipes que possam está em real situação de risco e causa sobrecarga psicológica aos funcionários que precisam está em equilíbrio para atender as demandas, o que também torna o atendimento mais complicado.
 
A Defesa Civil destaca que o 199 é um número de contato para atendimento nacional e é regionalizada pelos prefixos que realizam a ligação, por este motivo é importante ligar de telefone fixo para que haja o direcionamento correto. Além de situações causadas pelas chuvas, a Defesa Civil de Lauro de Freitas atende outras situações de risco, a exemplo de: risco de desabamento de imóveis, fiscaliza licenças relativas a prédios comerciais para prevenção de incêndio, a exemplo de postos de gasolina, que é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros; além de avaliação de moradia em local de risco para inserção no programa Minha Casa Minha Vida.

PREFEITURA DE LAURO TRABALHA DIA E NOITE PARA A MANUTENÇÃO DE VIAS ESBURACADAS PELA CHUVA

 
As mudanças de tempo que provocam chuva em vários períodos do dia tem danificado o asfalto de algumas vias de Lauro de Freitas. Atenta ao problema, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tem realizado um trabalho intenso para recuperação das ruas. Mesmo com a instabilidade climática, equipes da Seinfra estão espalhadas em diversos pontos da cidade, executando reparos diuturnamente com intuito de minimizar os transtornos aos munícipes.
 
Trabalhos de recuperação de vias com operação intensa de tapa-buraco e serviços de drenagem pluvial estão sendo realizados pelas equipes técnicas da Seinfra e serão ainda mais intensificados, após o período da chuva. Em nota a PMLF informa que não medirá esforços para garantir a qualidade da malha viária e que a Seinfra tem atuado no intuito de minimizar a situação.

HARMONIA DO SAMBA ENCERRA COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAURO DE FREITAS

O Harmonia do Samba será responsável por encerrar as comemorações dos 52 anos de emancipação política de Lauro de Freitas nesta quinta-feira (31). Na ocasião, também será celebrado o aniversário do município. A partir das 14h, a banda de pagode baiana irá subir no palco montado especialmente para apresentação, localizado ao lado do Ginásio de Esporte, no Centro da cidade.
 
Sob o comando de Xandy, o grupo apresenta grandes sucessos de toda trajetória, músicas novas lançadas no último DVD ‘Harmonia do Samba 20 anos’, gravado em julho de 2013 e releituras de canções românticas da banda, que a fez se destacar no mercado musical da Bahia.
 
História de Lauro de Freitas

A história se inicia no século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D'Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos. 
 
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
 
Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 31 de Julho:
 
- 7h - Hasteamento da bandeira – Gabinete da Prefeitura, na Praça da Matriz, Centro;
- 8h - Missa Solene, na Igreja da Matriz, no Centro;
- 10h – Desfile Cívico – Pelas ruas da cidade;
- 14h – Show do Harmonia do Samba – Ao lado do Ginásio de Esporte de Lauro de Freitas, no Centro.

APLICATIVO DO FACEBOOK NÃO TERÁ MAIS O RECRUSO BATE PAPO

 
O Facebook vai remover nos próximos dias o recurso de bate-papo de seu aplicativo para smartphones com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). A estratégia já começou a ser testada entre usuários que acessam o serviço na Europa e deve chegar aos mais de um bilhão de cadastrados nas próximas semanas: uma notificação já é exibida às pessoas que ainda não aderiram ao app de mensagens instantâneas — inclusive usuários brasileiros.
  
O aplicativo oficial da rede vai manter o ícone de mensagens, mas, ao clicar nele, o usuário será direcionado a outro app: o Facebook Messenger, recurso lançado pela companhia em 2011 especialmente para troca de mensagens instantâneas — por ora, a companhia americana exibe um comunicado a uma parcela de usuários notificando a mudança e recomenda o download do aplicativo, conforme mostra a imagem abaixo. Em  entrevista, o Facebook afirmou que o usuário terá sete dias para se adequar à exigência a partir da data de recebimento do aviso.
 
Segundo a empresa, a medida tem como objetivo deixar o aplicativo principal mais rápido e não se aplica a dispositivos móveis com sistema operacional Android de baixo custo e Windows Phone. Pessoas que acessam a rede social por meio de desktops não serão afetadas com a mudança.
Nos últimos meses, o Facebook tem criado uma série de estratégias agressivas para o universo móvel, para onde migram milhões e milhões de usuários. Na última quarta-feira (23), a companhia informou que mais de 1 bilhão de pessoas se conectam ao serviço por meio de smartphones e tablets. Com informações da Veja Online.

IDOSA DE 79 ANOS É ASSASSINADA PELO NETO POR CAUSA DE TV E DVD

 
Uma senhora de 79 anos foi assassinada pelo próprio neto adolescente no início da tarde desta terça-feira (29), por volta das 12h, no bairro de Castelo Branco, em Salvador. De acordo com a 47ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Wanda Margarida dos Santos foi esfaqueada no pescoço e morreu no local.
 
Segundo a polícia, o adolescente chegou a confessar que matou a avó após ela se negar a dar sua televisão e DVD para ele.  Os dois discutiram e, no meio da briga, o adolescente foi até a cozinha da residência da vítima, pegou uma faca  e a atingiu.
 
O corpo da mulher foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica e o adolescente foi levado para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). A polícia não soube informar se ele tem envolvimento com drogas.
 
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO TEM AUMENTO DE 27% EM LAURO DE FREITAS


A Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) deu aumento de 27% para os profissionais que atuam no magistério municipal, além de reduzir a carga horária de 20 para 12 horas, o que atinge quase 90% dos trabalhadores. O aumento será 8% de reajuste e 19% de vantagens recuperadas. 
 
Entre as melhorias na educação estão a requalificação da infraestrutura das escolas, aquisição de novos equipamentos como ventiladores, geladeiras, bebedouros e fogões, melhoria na qualidade da merenda escolar, reforma da central de alimentação, capacitação dos profissionais, a exemplo, dos porteiros e cuidadores, balanço geral dos indicadores da educação apresentado em audiência pública e ampliação do programa Saúde na Escola com o projeto Olhar Mais Brasil, com atendimento e doação de óculos para as crianças da rede municipal.

Lauro de Freitas gerou 5.782 postos de trabalho no primeiro semestre de 2014



De acordo com informações divulgadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade de Lauro de Freitas registrou no primeiro semestre deste ano 5.782 novos postos de trabalho.

O munícipio é campeão entre as cidades do interior no levantamento feito, tendo contabilizado 24.909 admissões e 19.127 desligamentos, ficando a frente de Juazeiro, com o saldo acumulado de 2.334 novos postos de trabalho, sendo 8.249 admissões e 5.915 demissões. Feira de Santana ocupa a terceira posição entre os municípios baianos que mais geraram postos de trabalho no ano, com um saldo de 1.628 novos postos de trabalho (sendo 23.980 admitidos e 22.352 desligados).

Os números favoráveis obtidos pela cidade na pesquisa feita pela SEI, reflete os esforços da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) em intensificar a qualificação profissional através da parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vem desde o ano passado contemplando inúmeros laufreitenses com diversos cursos.
  
Foto: divulgação - Decom / Lauro de Freitas