quinta-feira, 19 de junho de 2014

Uruguai se reabilita e derrota a Inglaterra no 'grupo da morte'


A faixa estendida nas cadeiras da Arena Corinthians era para ser de pura provocação aos ingleses. Virou doce premonição aos uruguaios. Numa paródia do hino da Inglaterra, dizia “Deus salve… o Rei”. No caso, Luis Suárez. O herói, o salvador, o santo. Na tarde desta quinta-feira, o camisa 9 simbolizava tudo isso e um pouco mais para uma nação de 3 milhões de apaixonados. Ele não desapontou. Renasceu sobre o joelho esquerdo operado há 29 dias. Colocou nele toda a força para, em dois golpes certeiros, destronar o time da Rainha. Inclusive ofuscou Rooney, que marcou seu primeiro gol em Mundiais. O 2 a 1 foi suficiente para também resgatar o Uruguai de uma eliminação quase certa a uma possível classificação no Grupo D da Copa do Mundo. Bendita faixa… Deus salvou Suárez, que salvou o Uruguai. O fantasma de 1950 despertou outra vez.
 
Suárez marcou duas vezes no mesmo minuto. Nos 39 de cada tempo. Um enredo divino, como fora o passe de Cavani para o primeiro tento. No segundo, Luisito fez quase tudo sozinho após balão do milagreiro Muslera. Pobre Rooney, não conseguiu o brilho que a quebra do jejum pessoal merecia.
 
A tabela volta a sorrir aos uruguaios. Após perder para a Costa Rica, coleciona três pontos. A Inglaterra segue zerada. Na sexta, o Grupo D complementa a segunda rodada com o confronto entre Costa Rica e Itália. Nenhuma das equipes está eliminada. Mas os ingleses precisam torcer pelos italianos e golear a Costa Rica na rodada final, que será na terça.

Suarez gol Uruguai x Inglaterra (Foto: AP)
Suárez é só alegria ao marcar um dos gols que deu nova vida ao Uruguai na Copa do Mundo
 
Nem parecia que Uruguai e Inglaterra haviam perdido na estreia e diminuído suas chances de classificação. A festa dos torcedores nos arredores de Itaquera e no interior da Arena Corinthians foi digna de final de Copa. Os charruas, como de costume, foram mais balhurentos, pareciam multiplicar as vozes já roucas de tanto gritar “Soy Celeste”. Mais do que isso, deliraram com a escalação nos telões, que estamparam o rosto dele, de Luis Suárez. Além dele, entraram Giménez, na vaga do lesionado Lugano, Álvaro Pereira, em substituição ao suspenso Maxi Pereira, e as alterações de ordem técnica, com os ingressos de Álvaro González e Lodeiro no meio-campo.
 
A Inglaterra não mudou em relação à derrota para a Itália. Só recuou Rooney. Mas o alvo da torcida inglesa não era o seu astro. Todos queriam apupar Suárez. Vaias se avolumaram a cada toque na bola do atacante do Liverpool, companheiro de clube de cinco titulares do time de Roy Hodgson. Haja garganta. Porque Suárez tocou muito na bola. Ele cobrava escanteios, faltas, puxava contragolpes…

faixa rei luis suarez uruguai arena corinhtians (Foto: Lucas Rizzatti)
 
Faixa em homenagem a Suáraz com provocação
ao hino da Inglaterra (Foto: Lucas Rizzatti)
 
Em dois desses escanteios, Suárez quase aprontou. Primeiro, aos três minutos, em que a cobrança na primeira trave quase se transformou em gol olímpico. Mais tarde, aos 26, mudou a tática e bateu o escanteio rasteiro para a marca penal. Cavani emendou de primeira, sobre o poste. Suárez é assim. Imprevisível como todo craque. Mas ele tinha algo a mais. Uma fome a mais. Não aquela fome que o fez morder um adversário do Chelsea na Premier League. Fome de gol. Afinal, quase perdera a Copa pela lesão no joelho.
 
O único que parecia capaz de desvirtuar o destino redentor de Suárez era Rooney. Entrou em seu nono jogo de Mundial em busca de seu primeiro gol. Em cobrança de falta, deixou Muslera estático e arrancou “uuhhhh” sem fim da torcida. Em outra bola parada, aparou de cabeça um escanteio, na pequena área. A finalização explodiu no travessão.
 
Mas o destino já tinha seu roteiro para a tarde cinza e fria desta quinta, na Arena Corinthians. Porque, desta vez, Deus está salvando Suárez. E, por tabela, o Uruguai. Em contragolpe perfeito, Lodeiro oferece a bola a Cavani. O atacante do Paris Saint-Germain fez menção de chutar. Como que por força divina, desistiu. Ergueu os olhos sob a cabeleira e alçou com maestria para Suárez. Aos 39 minutos, Luisito voltava a sorrir como não fazia há 29 dias.
 
Estava tão ansioso em marcar que, após golpear de cabeça e vencer Hart, nem esperou a bola roçar a rede. Misturou todas as comemorações numa só. Emendou com os dedos alguns tiros de revólver por seu apelido “Pistoleiro”, depois beijou a aliança de casado, levou as mãos ao rosto, deitou-se no chão, apontou para o fisioterapeuta Walter Ferreira. Fez de tudo. Chorou. Nada que qualquer outro uruguaio não estivesse fazendo naquele momento. Ao mesmo tempo, Suárez era o cara, mas também era mais um.

Suarez gol Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Suárez e a cabeçada certeira para abrir o placar na Arena Corinthians, em São Paulo (Foto: Reuters)
 
O início do segundo tempo foi avassalador. Parecia que todos os jogadores do Uruguai eram um pouco Suárez. Foram quatro chances claras em seis minutos. Uma delas, com o próprio camisa 9, que se precipitou em chutou para longe. Cavani, no entanto, foi quem errou mais. Após belo passe de González, ficou cara a cara com Hart e colocou com defeito.
 
A Inglaterra deu o troco logo depois. Em cruzamento rasteiro para a área, a bola se ofereceu a Rooney, sozinho. Melhor que um pênalti. Não melhor que Muslera. Milagre na Arena Corinthians, que chegou a ouvir em certos momentos o grito do dono do estádio: “Timão, êô, Timão êô”...

Rooney gol Uruguai x Inglaterra (Foto: Reuters)
Rooney faz primeiro gol em Copas (Foto: Reuters)
 
Que foi cortado pelos urros ingleses, pedindo pênalti - que não houve - em Sterling. A trupe da terra da Rainha também reclamou do tempo de atendimento a Muslera. Mas em nada poderia se enervar com a parada para atender Álvaro Pereira, que levou uma joelhada no rosto, aos 15 minutos. Ao saber que seria substituído, levantou o dedo, em sinal negativo em direção ao cuidadoso médico Alberto Pan. E não saiu. Em questão de minutos, já estava cabeceando a bola na aplicada defesa charrua.
 
O esforço de Pereira só não foi maior que a insistência de Rooney. Após três tentativas fracassadas, enfim o camisa 10 conseguiu marcar seu primeiro gol em Copas. Justamente no décimo jogo. Com o gol vazio, completou passe de carrinho de Johnson: 1 a 1. Assim como Suárez, Rooney estava com aquele momento mágico entalado. Faltava tempo para o tanto que queria extravasar. Agradeceu aos céus, sorriu, acabou soterrado de abraços. A massa de branco atrás da meta de Muslera daria tudo para fazer o mesmo. Abraçar Rooney.
 
Mas quem abraça por último… o faz bem melhor. Suárez não deixaria o protagonismo sair de seu colo. Aninhou no pé direito um balão de Muslera. Porque Suárez não está só comungado com forças divinas. Também é Rei. Tocou, virou ouro. E, mansa, a bola saiu como um foguete para balançar a rede de Hart. Golaço, choro e redenção. Tudo que um uruguaio gosta.

Luis Suarez comemoração Uruguai contra Inglaterra (Foto: Reuters)
Êxtase geral da equipe uruguaia com o gol de Suárez que decidiu a vitória celeste (Foto: Reuters)
 
por Lucas Rizzatti

Empate sem gols deixa Japão e Grécia com calculadora na mão

O empate em 0 a 0 entre Grécia e Japão nesta quinta-feira, na Arena das Dunas, deixou as duas seleções em situação difícil no Grupo C da Copa do Mundo – 39.485 torcedores compareceram ao estádio em Natal. Com apenas um ponto somado em dois jogos, as equipes veem suas chances de classificação às oitavas de final divididas nos dois derradeiros jogos da chave. Os japoneses precisam vencer a Colômbia e torcer para que a Costa do Marfim não vença a seleção helênica. Assim, a segunda vaga seria decidida no critério de desempate. Os gregos precisam derrotar os marfinenses e torcer por um empate ou uma vitória dos colombianos diante do time nipônico.

Os resultados desta quinta-feira já asseguraram à Colômbia uma das duas vagas do grupo – mais cedo, no Mané Garrincha, em Brasília, os sul-americanos bateram os africanos por 2 a 1 e, com seis pontos ganhos, têm pelo menos o segundo lugar garantido. A terceira e última rodada acontece na próxima terça-feira, dia 24, às 16h (de Brasília). Colômbia e Japão se enfrentam na Arena Pantanal, em Cuiabá, e Grécia e Costa do Marfim entram em campo na Arena Castelão, em Fortaleza.

Japão domina, Grécia reage com um a menos

O jogo começou com o Japão comandando as ações de ataque e criando a primeira boa jogada com menos de dois minutos. Okubo passou por Cholevas, entrou na área e cruzou para Osako, que chutou em cima da marcação. Os gregos responderam em seguida, aos quatro, quando Mitroglou recebeu na área e chutou prensado com a zaga, facilitando a defesa de Kawashima. Mais bem organizados taticamente, os japoneses tocavam melhor a bola, principalmente Honda e Okubo, e aos poucos se aproximavam da área adversária. A Grécia, por sua vez, tinha problemas em fazer a ligação entre o meio do campo e o ataque. Tentava carregar a bola em vez de tocá-la em velocidade, facilitando a marcação japonesa, cuja defesa levava a melhor na maioria das disputas.

por Marcelo Russio

Contaminante em rede de esgoto pode ter causado acidente que matou 3, diz SRTE

Uma contaminante na rede de esgoto pode ter causado o acidente que matou três pessoas em uma obra da Embasa na manhã desta quarta-feira (18) no bairro de Cajazeiras IV, segundo análise inicial divulgada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE-BA). Dois trabalhadores e um cidadão morreram no acidente.
 
Um auditor fiscal foi encaminhado pela SRTE para o local do acidente, para analisar o que motivou as mortes. A obra estava sendo realizada pelo consórcio Passareli/MRM, em prestação de serviço à Embasa.
 
Além de uma possível contaminante na rede de esgoto, a SRTE também constatou que algumas exigências previstas por uma norma da portaria de segurança e saúde no ambiente de trabalho (NR 33) não estavam sendo cumpridas, o que também contribuiu para o acidente.
 
A obra foi embargada e só será retomada depois que se adequar às exigências, diz a SRTE em nota.
 
(Foto: Juarez Soares)
 
Mortes

Segundo a Embasa, as vítimas inalaram um gás que estava dentro de uma caixa de concreto armado, implantada a três metros de profundidade, e morreram durante a contaminação. Os técnicos foram identificados como Antônio Pereira da Silva e José Ivan Silva, funcionários vinculados à MRM/Passaralli, empresa que atua em consórcio com a Embasa.

Eles realizavam uma vistoria no local. Ao tentar ajudar os técnicos, um morador do local também se contaminou com o gás e morreu. Segundo a TV Bahia, Gilmário Conceição Barbosa era dono de um depósito de sucatas. O equipamento onde o acidente aconteceu faz parte de uma obra de implantação da rede de esgotamento sanitário.
Em nota, a Embasa garantiu que "o consórcio responsável pela execução da obra está investigando a origem do gás, uma vez que a rede de esgoto ainda não está em funcionamento". O serviço está pronto há três meses. A empresa deve investigar de que forma ocorreu esta contaminação, e se os técnicos utilizavam equipamento de segurança no momento do acidente.

Torcedores chilenos invadem sala de imprensa no Maracanã

O centro de Mídia da Fifa do estádio do Maracanã, no Rio e Janeiro, foi invadido por cerca de 200 torcedores, quase todos da seleção chilena na tarde desta quarta-feira (18), pouco antes da disputa entre Chile e Espanha.
 
Torcida Chile Invasão (Foto: Reprodução / Twitter)
(Foto: Reprodução/Twitter)


Os invasores passaram correndo pela entrada onde há os detectores de metal e invadiram o espaço exclusivo destinado aos jornalistas. De acordo com relato do repórter da BBC Richard Conway, "eles [os torcedores] entravam aos montes no centro de imprensa, os seguranças e os stewards surpresos".

Durante a confusão, uma parede do centro de Mídia caiu. Algumas pessoas conseguiram chegar às arquibancadas e ao menos cinco ficaram feridos.

Seguranças privados contratados pela Fifa  e homens da Polícia Militar conseguiram controlar a situação, provocada, segundo os próprios invasores, pela falta de ingressos no entorno do estádio.



Reportagem iBahia:

Mulher é encontrada amarrada em porta-malas de carro em Lauro de Freitas



Uma mulher foi encontrada com os pés e as mãos amarradas dentro do porta-malas de um carro modelo Celta, placa OKO 1667, no município de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. De acordo com informações da 81ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a vítima identificada como Ocilene dos Santos Amorim chegou a ser espancada pelos criminosos que fugiram do local levando objetos pessoais.

Ao chegar no local, a guarnição da PM encaminhou a vítima para uma unidade médica e posteriormente será levada para registro de boletim de ocorrência na 23ª Delegacia Territorial (DT). 



Foto: divulgação

A Educação Pública dos meus sonhos

 
Uma educação pública de qualidade que possibilite a formação de cidadãos críticos, autônomos, resilientes e protagonistas da sua própria história, é de fato, uma fábrica de democracias e a principal arma para o progresso, o desenvolvimento sustentável e a transformação do mundo.
 
Sonho em ver uma educação alicerçada nos va...lores humanos, no multiculturalismo e na pedagogia do afeto, na qual os diferentes não sejam apenas tolerados, mas apreciados. Almejo também uma organização curricular baseada na pedagogia de projetos de modo que o conhecimento seja produzido de forma transdisciplinar e as múltiplas inteligências e níveis de consciência do ser cognoscente ( aprendente) sejam reconhecidos e estimulados.
 
Sonho também com a concretização de uma política salarial consistente, capaz de tornar a área atrativa, com professores recebendo um salário base de doze mil reais, trabalhando em sala de aula apenas um turno e no oposto desenvolvendo atividades de pesquisa e planejamento.

Imagino professores sendo capacitados constantemente por meio de cursos de aperfeiçoamento profissional (cursos livres, especializações, mestrados e doutorados) ofertados gratuitamente pelo Estado e sendo vistos como a flor de lótus de uma sociedade.

Anseio que em cada Escola Pública tenha uma equipe multidisciplinar composta de psicólogos e assistentes sociais para atender demandas internas e externas que afetam o comportamento e aprendizagem significativa dos estudantes. Sonho todos os dias com escolas mais humanizadas , atrativas e adaptadas, com auditórios, piscinas, laboratórios, bibliotecas e salas amplas, com multimídias e climatização. Salas com apenas 15 alunos por turma, onde os estudantes possam produzir o conhecimento utilizando as novas tecnologias da informação e da comunicação, onde eles estudem em tempo integral, tendo a oportunidade de almoçar na escola e participar de cursos técnicos, oficinas de artes ( dança, poesia, teatro), atividades esportivas ( futebol, xadrez, artes marciais) e holísticas ( meditação, visualização criativa). Dessa forma, criaríamos uma educação inclusiva, corporal, poética e filosófica, por meio da qual o individuo seria reconhecido na sua globalidade. Nessa Ecologia dos Saberes, a Educação estaria em comunhão com a vida.

Com o intuito de fortalecer a relação escola-comunidade, na escola dos meus sonhos, os discentes deveriam apresentar os seus trabalhos para a comunidade, na praça pública mais próxima, sendo avaliados de forma processual. Eles teriam que identificar os problemas do seu bairro e propor soluções ricas e criativas. Participariam todo mês de atividades extra-classe em espaços propícios para a produção e vivência do conhecimento, tais como: museu, cinema, teatro, centros de cultura, universidades, parques naturais, reservas indígenas, comunidades quilombolas, etc.

Na Escola dos meus sonhos, os mestres populares e demais referências seriam convidados para participar de atividades nas escolas onde eles falariam sobre assuntos de grande relevância social. Haveria também um sistema de comunicação escolar composto de um jornal e uma rádio cujos conteúdos seriam criados pelos próprios alunos, tendo em vista a socialização das informações relativas a comunidade escolar.

Nessa realidade, as escolas só poderiam funcionar com base numa pesquisa semestral com foco na escuta dos alunos, funcionários, professores e profissionais sobre o que eles pensam acerca da unidade escolar. Assim sendo, o colegiado escolar, o grêmio estudantil e a rede de parceiros da escola seriam ampliados e fortalecidos criando métodos avaliativos que possibilitem respostas criativas e eficientes às questões levantadas. Nessa gestão democrática e autônoma, as relações hierárquicas seriam horizontais, tendo como eixo central a aprendizagem significativa e colaborativa.

Na educação pública dos meus sonhos, os pais dos alunos participariam, a cada dois meses, de atividades na unidade escolar, para juntos com o corpo docente, refletir sobre o desenvolvimento dos seus filhos. Tudo com base em metas e estratégias.

Portanto, quando essas utopias se tornarem realidades, teremos uma sociedade mais criativa, saudável, humana, produtiva,sustentável, capaz de manifestar os altos valores éticos, morais e estéticos que desenham um novo e revolucionário processo civilizatório. Essa é a educação dos meus sonhos. E qual é a sua?

Com intuito de criar uma atmosfera criativa de sugestões para a construção de uma educação pública de qualidade, lanço a campanha: “ A Educação Pública dos meus sonhos” Envie o seu artigo, que publicarei no meu blog.

Por Tássio Revelat
(Historiador, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Conselheiro Municipal de Educação de Lauro de Freitas e Poeta.) Tassiohist@gmail.com