quarta-feira, 30 de julho de 2014

HARMONIA DO SAMBA ENCERRA COMEMORAÇÕES DE ANIVERSÁRIO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAURO DE FREITAS

O Harmonia do Samba será responsável por encerrar as comemorações dos 52 anos de emancipação política de Lauro de Freitas nesta quinta-feira (31). Na ocasião, também será celebrado o aniversário do município. A partir das 14h, a banda de pagode baiana irá subir no palco montado especialmente para apresentação, localizado ao lado do Ginásio de Esporte, no Centro da cidade.
 
Sob o comando de Xandy, o grupo apresenta grandes sucessos de toda trajetória, músicas novas lançadas no último DVD ‘Harmonia do Samba 20 anos’, gravado em julho de 2013 e releituras de canções românticas da banda, que a fez se destacar no mercado musical da Bahia.
 
História de Lauro de Freitas

A história se inicia no século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D'Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos. 
 
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).
 
Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950.
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 31 de Julho:
 
- 7h - Hasteamento da bandeira – Gabinete da Prefeitura, na Praça da Matriz, Centro;
- 8h - Missa Solene, na Igreja da Matriz, no Centro;
- 10h – Desfile Cívico – Pelas ruas da cidade;
- 14h – Show do Harmonia do Samba – Ao lado do Ginásio de Esporte de Lauro de Freitas, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Catiripapu agradece a sua participação.