quinta-feira, 19 de setembro de 2013

APRENDA O USO DOS PORQUES... MOMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA!!!


PORQUE, POR QUE, PORQUÊ ou POR QUÊ?
 
1)    PORQUE é conjunção causal ou explicativa:
“Ele viajou, porque foi chamado para assinar contrato.”
“Ele não foi, porque estava doente.”
“Abra a janela porque o calor está insuportável.”
“Ele deve estar em casa porque a luz está acesa.”
 
2)    PORQUÊ é a forma substantivada (=antecedida de determinativo: artigos “o”, “um” ou pronomes “este”, “aquele”…):
“Quero saber o porquê da sua decisão.”
“A professora quer um porquê para tudo isso.”
“Ninguém entendeu aquele porquê.
 
3)    POR QUÊ = antes de pausa, no fim de frase:
“Parou por quê?”
“Ele não viajou por quê?”
“Se ele mentiu, eu queria saber por quê.
“Eu não sei por quê, mas a verdade é que eles se separaram.”
“Quero saber por quê, onde e quando?”
 
4)    POR QUE
a)    em frases interrogativas diretas ou indiretas:
Por que você não foi?” (=pergunta direta)
“Gostaria de saber por que você não foi.” (=pergunta indireta)
b)    quando for substituível por POR QUAL, PELO QUAL, PELA QUAL, PELOS QUAIS, PELAS QUAIS:
“Só eu sei as esquinas por que passei.” (=pelas quais)
“É um drama por que muitos estão passando.” (=pelo qual)
“Desconheço as razões por que ela não veio.” (=pelas quais)
c)    quando houver a palavra MOTIVO antes, depois ou subentendida:
“Desconheço os motivos por que a viagem foi adiada.” (=pelos quais)
“Não sei por que motivo ele não veio.” (=por qual)
“Não sei por que ele não veio.” (=por que motivo – por qual motivo).

BANCÁRIOS BAIANOS DECIDEM PARAR A PARTIR DESTA QUINTA (19)

 
Bancários baianos ratificam decisão da semana passada e cruzam os braços
Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 18, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários da Bahia (Ladeira dos Aflitos, em Salvador), os profissionais da categoria decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quinta, 19.
O presidente do sindicato, Euclides Fagundes, confirmou a paralisação das atividades nas agências bancárias do Estado. "A greve já estava decretada desde a semana passada. A assembleia aconteceu apenas para confirmar a decisão", ele declarou.
 
"A nossa pauta de reivindicações não inclui apenas questões financeiras. Cotas no sistema de seleção dos contratados e o repúdio ao projeto de lei 4330, que visa a ampliação da contratação de trabalhadores terceirizados, também são demandas da nossa categoria", ressaltou Fagundes.
Os trabalhadores reivindicam 11,93% de aumento salarial, com aumento real, piso de R$ 2.860,21 e participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15, além de valorização e melhores condições de trabalho, que incluem fim das metas abusivas, do assédio moral e mais segurança.
Outra exigência do sindicato é um percentual mínimo de  20% de negros nas contratações.
Rejeição - A categoria já havia decidido iniciar a greve na última reunião da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na semana passada. A decisão foi confirmada após a rejeição da proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A greve, segundo o sindicato, é decorrente do não avanço das negociações com a Fenaban, que depois de quatro rodadas de negociações, não teria apresentado propostas satisfatórias para atender as reivindicações, como ampliação do quadro de funcionários para acabar com as filas nas agências, investimento em segurança, melhores condições de trabalho e atenção à saúde.
Segundo o sindicato, por quase dois meses o comando nacional tentou resolver a campanha salarial na mesa de negociação, no entanto, após quatro rodadas, a Fenaban ofereceu reajuste salarial de 6,1%.
A greve da categoria começou em várias cidades do País. Em São Paulo e Osasco, a paralisação  terá como foco os centros administrativos, e não as agências. Mas hoje ações estarão inicialmente centralizadas nas agências bancárias. O objetivo é afetar áreas de tecnologia e mesas de operação para pressionar empresas a negociarem.
Patrões - A Federação Nacional dos Bancos e a Federação Brasileira dos Bancos não se posicionaram até o início desta quinta em relação ao movimento.
Em nota emitida pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, os grevistas pediram a compreensão da população, ressaltando que a categoria tenta um acordo há quase dois meses e que a paralisação por tempo indeterminado é a única forma de "conquistar uma proposta convincente".

COMEDIANTE RENATO FECHINE INDIGNADO COM DECISÃO DO MINISTRO DO SUPREMO...


Olá galera! Meu nome é Renato Fechine Pimentel, sou cidadão Brasileiro e estou indignado com a posição de um suposto Juiz do suposto Supremo em relação aos recursos dos réus do mensalão. Que vergonha! Cujo os mesmos, digo os réus são: Criminosos julgados e condenados e deveriam cumprir suas devidas penas. Depois não venham me prender por que tomei um copo de vinho com a minha mãe no aniversário dela. PUTA QUE PARIU, TABACO, PORRA! Que Pais é esse?

DEU NO FACE DE JP SONHO DE PRINCESA...


Vamos beber e amar ... Porque a vida tá difícil !! rs!

DEU NO FACE DO RADIALISTA PAULO SILVA...

Vergonha nacional, hoje vimos a vitória do PT e dos corruptos: mensaleiros podem se livrar da condenação por quadrilha – e da cadeia

DEU NO FACE DE DAVI SANTANA...


Davi Santana
Lançamento do Programa Gente profi na Casa do Trabalho de Lauro de Freitas.

DEU NO FACE DA RAINHA DO AXÉ...

JEAN WYLLYS REALIZA 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA COM TOTAL ACESSIBILIDADE NA HISTÓRIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

"A 1ª audiência amplamente acessível. Um fato histórico! Por isso me emocionei tanto", disse Jean Wyllys após a primeira audiência pública com total acessibilidade na história da Câmara dos Deputados: http://youtu.be/qcq3CVg8b08
 

 A audiência, realizada em Maio/2013 pela
Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, atendendo requerimento do deputado Jean Wyllys, lançou nacionalmente a campanha “Teatro Acessível, Arte, Prazer e Direitos”, em parceria com a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão e o Ministério da Cultura e promoveu o debate sobre a necessidade de se construir políticas públicas e pensar soluções de acessibilidades para um segmento muitas vezes alijado de um direito básico, que é o da cultura.

Durante a audiência foi estabelecido o dia de hoje, 19/09, o dia temático e nacional sobre a prática do teatro acessível e que posteriormente resultou no PL 6139/2013, de autoria do deputado Wyllys, que institui o dia 19/09 como o Dia Nac...
ional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos.

Conheça o PL:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=588349

Saiba mais sobre e assista a audiência na íntegra: http://bit.ly/18wZCNA

#DiaDoTeatroAcessível

(ASCOM)

UNIME E ROTARY CLUB REALIZAM 4ª FEIRA DA CIDADANIA EM LAURO DE FREITAS

No dia 05 de Outubro de 2013, de 9h às 14h, os cidadãos do município de Lauro de Freitas e Região Metropolitana poderão escolher diversos serviços gratuitos na 4ª Feira da Cidadania, um projeto realizado a partir da parceria entre UNIME e Rotary Club Lauro de Freitas.
O conceito desenvolvido para a campanha publicitária pela Agencia Experimental do curso de Publicidade e Propaganda, deste ano, foi “Unidos construímos um mundo melhor”. Acreditamos que com a união vivemos melhor e construímos  um mundo mais solidário e mais humano. O campus da UNIME concentrará todos os atendimentos, que acontecerão em stands, salas de informática, clínicas especializadas dos cursos e em trailers.
No 4º ano consecutivo a Feira da Cidadania é uma oportunidade de reunir e beneficiar  a comunidade com serviços gratuitos , além de proporcionar aos estudantes voluntários uma visão interdisciplinar das atividades teóricas da instituição, aproximando-os ainda mais da comunidade. Com expectativa de atender mais de 1.500 pessoas, o evento ainda contará com a presença de diversas autoridades.
 
Dentre os serviços gratuitos oferecidos, teremos: Consulta Clínico Geral e Mastologia, Testes de Glicemia, Exame Citológico Vaginal, Aplicação de Testes Psicológicos, Atendimentos Odontológicos, Ginecológicos e Oftalmologicos,  Colesterol, Tipagem Sanguínea, Avaliação  Fisioterapêutica, Eletrocardiograma, HEMOBA com coleta de Sangue, Orientações (Gagueira e Linguagem), Teste Hepatite C e Orelhinha, Vacinação Humana e Animal, Corte de Cabelo, Agendamento Carteira de Trabalho, Cadastro Bolsa-Família, Cartão do Idoso e Cartão do SUS, Criação de Cartão de Visita, Customização de Roupas, Orientações nas áreas Juridicas, Instalações Elétricas e Pequeno Empresário, Diversas Oficinas, entre elas: Teatro, Aproveitamento de Alimentos, Reciclagem (cesto de papel), Puf com garrafa Pet, Exposições de Livros, Artesanatos da Melhor Idade, Feira da Pechicha, Festival Esportivo, Jogo Pedagógico, Leitura Cidadã, Atrações  Musicais com Talentos de Lauro de Freitas, Declamação de Poesia,  Dança, Capoeira e muito mais.  Participe e traga toda família!
Serviço
4ª Feira da Cidadania
Data: 05 de Outubro de 2013
Horário: 9h às 14h 
Local: UNIME Lauro de Freitas (Av. Luis Tarquínio Pontes, 600 - Lauro de Freitas)
 
 



IDOSOS PARTICIPAM DA CAMINHADA DO DIA MUNDIAL DA PESSOA COM ALZHEIMER

Neste sábado (21), a partir das 8h, os idosos assistidos pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s) de Jambeiro, Capelão e Areia Branca participarão da Caminhada do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que acontece em Salvador, com saída da Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.
 
O objetivo deste evento é chamar a atenção da sociedade civil, instituições e gestores públicos sobre o “Mal de Alzheimer” e promover o bem estar aos portadores da doença, oportunizando boas práticas de atividade física.

PREFEITURA DE LAURO LEVA ATENDIMENTO DE SAÚDE A COMUNIDADE DE VILA NOVA

Unidades Móveis de Saúde oferecem serviços em Vila Nova de Portão
 
 
Neste sábado (21), das 8h às 13h, Vila Nova de Portão vai receber os serviços das Unidades Móveis de Saúde. Promovida pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - através da Secretaria de Saúde (Sesa) -, a ação vai instalar três unidades móveis na Quadra Esportiva da comunidade, com o objetivo de intensificar a acessibilidade dos moradores à saúde.
 
Na oportunidade, a população vai poder realizar diversos serviços de saúde, como consulta com médico clínico, teste rápido de HIV e Sífilis, e preventivo ginecológico, além de participar de palestras educativas e de distribuição de preservativos.

DEU NO FACE DE SIRLENE CAFFÉ...


O TEMPO deixa perguntas, esclarece dúvidas, mas, acima de tudo, o TEMPO traz VERDADES. #BOMDIA!

DEU NO FACE DO VEREADOR ALEXANDRE MARQUES: ESTÃO NO ENCONTRO INTERNACIONAL DOS LEGISLATIVOS MUNICIPAIS...

FALOU LADISLAU LEAL II...

Lauro City realmente é a  terra do trabalho. Desafio a qualquer anônimo, ou não, que vá em algum canto desta cidade e não veja alguém da SESP, SEINFRA, SEMASCI, SECULT, SETREL, SAÚDE, SEMARH, etc., etc., etc., fazendo algo em benefício de nossos 200 mil habitantes. Neste universo o destaque para ao Engenheiro Civil, Dr. André e sua equipe da SEINFRA, que estão revolucionando. Ninguém segura o meu, o seu, o nosso dr. Bora, dr.


 
 
 

FALOU LADISLAU LEAL...

Plantão do Lau.

 
 
Hoje não tem sessão na Câmara de Vereadores. Os VEREADORES e VEREADORAS estão em SAUÍPE, num destes hotéis que uma diária custa mais que o salário mínimo nacional. Calma, não estão curtindo . Estão, sim, participando de um CONGRESSO INTERNACIONAL de Legisladores Municipais, será ? Alguns estão ouvindo, conversando, mas outros, naturalmente, vivendo um dia de rei, normal e natural. E você que está achando ruim, dispute e vença uma eleição e ponto final. Sucesso, nobres edis e que Deus os ajudem em suas respectivas reeleições, mas que deixem uma cadeira para mim, claro. Toca o bonde.

19 DE SETEMBRO: DIA DO TEATRO ACESSÍVEL!!!

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, será comemorado pela primeira vez no Brasil o dia temático Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direito, com o lançamento de uma campanha midiática sobre acessibilidade nas Artes Cênicas. A cerimônia será realizada às 19h, no Teatro Ipanema (RJ), e contará com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.
A acessibilidade é um conceito e um direito da população, considerado prioridade para a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), que incorporou a campanha Teatro Acessível. Arte Prazer e Direitos, criada em 2011, pela ONG Escola de Gente, como conteúdo das políticas públicas que regem o ministério e o Sistema Nacional de Cultura (SNC). A campanha foi aprovada em maio deste ano, pelo Congresso Nacional, que instituiu o Dia Temático do Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direito.
No dia do lançamento será exibido o musical Um Amigo Diferente?, símbolo da campanha por ser o primeiro espetáculo para crianças e jovens no país a utilizar todos os recursos de acessibilidade previstos em lei. Serão dois dias de espetáculo gratuito, promovido pela Escola de Gente em comemoração à data.
A primeira apresentação, aberta ao público, a gestores governamentais da área cultural, convidados e a parceiros da campanha, tais como o deputado federal Jean Wyllys. A segunda será no dia 20 de setembro, às 16h, para estudantes de escolas públicas.
Parceiros
A campanha tem apoio da TV Globo, que irá veicular o filme de divulgação sobre o teatro acessível, com a participação dos atores Thiago Abravanel, Diogo Vilela e a atriz Bel Kutner.
Com ativa participação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a campanha conta ainda com as parcerias da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, do Ministério Público, meios de comunicação, empresas privadas, movimentos sociais, a classe artística e de redes que atuam na área de acessibilidade física e comunicação.
Veja aqui todas as formas de acessibilidade disponíveis para portadores de deficiência.
 
Serviço:
Teatro Ipanema - (Rua Prudente de Moraes, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro/RJ)
(Texto: Patrícia Saldanha, SCDC/MinC)
(Foto na home e interna: Elisabete Alves - Peça Um Amigo Diferente?, encenada em Brasília, maio/2013)
(Publicado por Ascom/MinC)

DEU NO FACE DE SÔNIA MACHADO...


Não consigo compreender certas coisas nessa vida....mas o erro é meu....em querer! Melhor ser cega, surda e muda, ou falar abobrinhas, enxergar flores e esquecer os espinhos, ouvir apenas as badaladas que mostram as horas....sabe aquele lance de "ãn hã" "tá bem"..."xá pra lá"...é um exercício difícil para uma sonhadora como eu....mas eu consigo....eu consigo.....

Por hora vou dormir, melhor ver a novela....me alienar um pouco mais, aproveitar para comer uma Pizza em homenagem aos "juristas brasileiros" e amanhã trabalhar....porque afinal de contas sou brasileira né....nasci neste lindo país repleto de "gente boa, honesta e feliz"...
·

DEU NO FACE DO ATOR LUIS MIRANDA... "ELES SÃO A FAVOR DA IMPUNIDADE!!!!

DEU NO FACE DO DEPUTADO DE IMBASSAHY... "UM NOVO JULGAMENTO PARA OS MENSALEIROS TEM GOSTO DE DECEPÇÃO!!!!


Antonio Imbassahy
Não era o desejo da população, mas aconteceu conforme previsto: o voto do ministro Celso de Mello, do STF, definiu pela retomada do julgamento do mensalão. O sentimento geral é a de que essa decisão põe em cheque o alcance dos poderes do próprio STF. Um novo julgamento para os mensaleiros tem gosto de decepção, sinal de retrocesso. E mais, faz reacender junto ao povo a descrença na Justiça, que se mostra tanto mais falha quanto tardia, sempre em proveito dos que podem mais. O Brasil não admite mais conviver com a impunidade, que se transformou em mola propulsora para ações criminosas, estimulando quadrilhas a saquear os cofres públicos e impedindo que os altos impostos pagos pelos brasileiros sejam usados em benefício do país. Acreditemos que o STF venha a agir em defesa dos interesses do Brasil.
#stf #celsodemello #Mensalão #julgamento #Justiça #tse

ATENÇÃO!!! RECADASTRAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA EM LAURO DE FREITAS


Josy Cruz
Bom dia! Fique atento a data final do recadastramento e evite a suspensão do seu benefício.

DEU NO FACE DE RITA BRANDI... SAUDADES DO AMIGO AUGUSTO OMOLÚ!!!!


Saudades!
 
Oremos!!!

DEU NO FACE DE GILVAN FERNANDES... FILHO DO EX-PREFEITO DE LAURO DR. GERINO!!!


Os Ministros favoráveis pela oposição dos embargos infringentes esqueceram que o Direito evolui com a evolução social... Se a sociedade evolui para, no mundo jurídico, priorizar a instrumentalidade e a efetividade do processo, não é coerente o voto pelo cabimento de oposição para tais embargos no STF. Enfim, durma-se com o tamanho da pizza que será assada...

DEU NO FACE DE PAULO SÉRGIO... AGRADECE AOS LEITORES DO TRIBUNA LIVRE!!!


Quero Agradecer a todos os leitores do jornal TRIBUNA LIVRE IMPRESSO E ON LINE,pela excelente recepção...Muito Obrigado A distribuição continua por toda a Cidade...Aos Amigos que são assessores dos Vereadores da Cidade de Lauro de Freitas que me perguntaram porquê não havia nenhum Edil do Município nesta Edição,mais tinha Um Parlamentar de Salvador...Aí vai a nossa resposta: Eu estive com a Dra. Kátia Procuradora da Câmara que me prometeu conversar com o Presidente da Casa Gilmar Oliveira para colocar uma página inteira abordando os parlamentares e os seus principais projetos.Após essa reunião que durou cerca de trinta minutos nós não conseguimos mais contato com a mesma,apesar de diversas tentativas...
A equipe do Tribuna Livre confia Plenamente em Dra.Kátia e no Presidente Gilmar Oliveira e temos certeza que em breve às páginas do nosso Jornal contará com a participação valorosa da nossa CASA LEGISLATIVA e dos seus ilustres representantes...

DEU NO FACE DE MÁRCIO WESLEY...


Márcio Wesley
 
O Governo Federal incentiva a compra de carros para aquecer o mercado industrial e esquece de investir em infraestrutura: avenidas, estacionamentos, vias, viadutos etc...