sábado, 17 de agosto de 2013

NOVO ESTATUTO DO BAHIA É APROVADO E ELEIÇÕES DEVEM ACONTECER DIA 31 DE AGOSTO

Da Redação

17 de agosto de 2013, um dia histórico para o Esporte Clube Bahia. O Tricolor tem um novo estatuto e agora os sócios têm o futuro do clube nas mãos. Com voto direto para eleger presidente e Conselho Fiscal, o sócio-torcedor vai decidir quem serão os próximos comandantes do Bahia, que está sob intervenção judicial desde o dia 9 de julho.

A contagem dos votos foi feita na Arena Fonte Nova, local da Assembleia Geral deste sábado, e terminou por volta das 16h45. A apuração da comissão de intervenção contou também com três membros da imprensa (Fernanda Varela, do site do CORREIO, Bruno Queiroz, da rádio CBN Salvador, e Toninho Maravilha, da rádio Sociedade da Bahia).

Foram 3089 votos a favor do novo documento redigido pela comissão de intervenção, seis contra e 25 nulos, pois faltava assinatura na cédula de votação. Para valer, o novo estatuto precisa apenas ser registrado em cartório. Eleições devem acontecer no dia 31 de agosto. Destrinchando os números entre antigos e novos sócios, que tiveram que votar em separado por conta de decisão judicial, temos o seguinte resultado:


Antigos sócios
Novos sócios
Total
Sim - 347
Não - 1
Nulos - 8
Sim - 2742
Não - 5
Nulos - 17
Sim - 3089
Não - 6
Nulos -25

Veja aqui as cinco principais mudanças do estatuto do Bahia

1. Redução do tempo de carência para o exercício das capacidades eleitorais ativa e passiva por parte dos sócios do clube, de forma a que todos os sócios fundadores, remidos, patrimoniais e contribuintes possam votar diretamente nas eleições para a Diretoria Executiva e para o Conselho Fiscal, ressalvada como condição para concorrer a cargos no clube o decurso de, no mínimo, um ano de associação;

2. Redução do número de vice-presidências da Diretoria Executiva para apenas uma, com a adoção de eleição direta, pela Assembleia Geral, do Presidente e do Vice-Presidente do Esporte Clube Bahia e determinação de obrigatoriedade de dedicação exclusiva e remuneração para os membros da Diretoria Executiva (Presidente, Vice-Presidente e Diretores) do Esporte Clube Bahia;

3. Redução da idade mínima para associação ao Esporte Clube Bahia, de forma a que crianças, a partir do zero ano, possam se tornar sócias, garantindo-se o direito ao voto nas eleições e assembleias do clube aos sócios adimplentes maiores de 16 (dezesseis) anos;

4. Redução de 300 (trezentos) para 100 (cem) do número de membros do Conselho Deliberativo, com a adoção do sistema eleitoral proporcional para a escolha de seus membros, de forma a garantir a diversidade democrática. Cada chapa inscrita no pleito elegerá uma quantidade de candidatos proporcional à votação obtida, assegurando-se, assim, a representação política das minorias;

5. Adoção da Ficha Limpa nas eleições para todos os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal do Esporte Clube Bahia, com a incorporação ao estatuto do clube de disposições normativas previstas na Lei Complementar nº. 135/10 (Lei da Ficha Limpa) e Lei Federal nº. 9.615/98 (Lei Pelé).

CARGUEIRO FICA DESTRUÍDO DEPOIS DE ACIDENTE COM FERRY NAS FILIPINAS

Proa do cargueiro danificada após acidente com balsa (Foto: Bullit Marquez/AP)
 
Imagens feitas neste sábado (17) mostram a proa do cargueiro Sulpicio Express Siete danificado após se envolver em acidente com uma balsa nas Filipinas. Pelo menos 31 pessoas morreram e outras 170 estão desaparecidas.
 

Voluntários ajudam na busca por desaparecidos próximo ao cargueiro (Foto: Bullit Marquez/AP)
 
O ferry "Thomas Aquinas", com 870 a bordo, naufragou perto do porto da cidade de Cebu depois de colidir com o cargueiro. As autoridades navais não informaram a causa do acidente.
 
Rachel Capuno, uma oficial de segurança contratado pela empresa do ferry, disse a uma rádio local que a embarcação seguia em direção ao porto quando colidiu de frente com o cargueiro.
"O impacto foi muito forte", disse, acrescentando que o ferry levou 30 minutos para afundar após a colisão.
 
Da AP

MUTIRÃO DA SAÚDE EM LAURO REALIZOU MAIS DE 800 ATENDIMENTOS


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas através da Secretaria de Saúde por meio da Regulação realizou neste sábado, (17), o 1º Mutirão de Saúde da Regulação “A fila andou”. Cerca de 800 pessoas foram atendidas em consultas com médico clínico, ortopedista, pediatra, urologista, angiologista, dermatologista, colposcopia, gastroenterologista, ginecologista, mastologista, neuropediatra, oftalmologista, proctologista, e exames médicos realizados na Secretaria de Saúde; nas Clínicas: Bem Querer, da Criança, OFT, Semi, Santa Júlia e Ambulatório do Centro.
 
De acordo com o Diretor da Regulação, Emanuel Carvalho o Mutirão é um projeto pioneiro do governo de Dr. Márcio que tem o objetivo de acabar com as filas e as demandas reprimidas e minimizar um problema histórico da cidade, que é uma fila acumulada dos pacientes para o serviço de média e alta complexidade, que procuram o serviço de marcação de consulta.
“Tem pacientes que vão para fila nas madrugadas e não conseguem vaga, pelo fato de ter uma demanda maior do que a oferta e com isso, estas pessoas que necessitam de atendimentos permanecem por até um ano sem conseguir acesso a saúde e necessidades, através de procedimentos ou consultas médicas. Esse mutirão é um exemplo e pode ser repetido pelo Estado da Bahia e até pelo Brasil, pelo fato de muitas vidas poderem ser resolvidas com uma medida dessa, que até então não tinha solução.
O paciente Joaquim Vieira, 63 anos, disse que há mais de seis meses esperava por uma consulta com o ortopedista. “Estou com a minha coluna debilitada e com muitas dores. Soube desse mutirão através do agente comunitário de saúde e então vim até o doutor que receitou alguns exames e me medicou. Estou satisfeito com o atendimento prestado”, disse ele.
Já o paciente Ademar Legat, 90 anos, afirmou estar sentindo muitas dores nas pernas há um ano e que através da sua filha que o levou ao médico pôde ser consultado. “O atendimento foi muito bom, gostei muito do médico. Estou com minhas pernas fracas e ando com dificuldade. O doutor passou exame de ultrasson e uma vitamina fortificante; agora é esperar a melhora”, relatou Ademar.
O Secretário de Saúde, Bruno Barreto afirma está feliz com o 1º mutirão de saúde e por ter conseguido realizar mais uma promessa de campanha do prefeito. “Sabemos que a demanda é muito grande, porém, a ideia da gente é que o mutirão seja mensal, para que possamos aos poucos diminuir essa demanda reprimida que é um problema histórico no município”, relatou o secretário.
Nesse primeiro mutirão foram realizados mais de 800 procedimentos médicos em um só dia, com toda uma mobilização da dos servidores da saúde e dos médicos.

PREFEITO DR. MÁRCIO PAIVA APRESENTA PROJETOS EM SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES

 
Uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas reuniu, nesta sexta-feira (16), edis, secretários e superintendentes municipais e o prefeito Márcio Paiva, para apresentação de projetos de médio e grande porte - para análise da Casa e futura implantação no município -, com o objetivo de trazer melhorias estruturais e sociais à comunidade.
 
 
O prefeito Márcio Paiva classificou o momento como histórico. “Hoje damos um passo histórico para Lauro de Freitas. A gestão e a Casa Legislativa se encontram e traçam passos decisivos para alcançarmos as melhorias para nossos munícipes. Espero encontrar nos vereadores, parceiros no objetivo de elevar a qualidade de vida de nossa gente”.
Entre os maiores projetos apresentados na sessão, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) esboçou intervenções com pavimentação asfáltica de diversas ruas em todo o município e a reconstrução do Mercado Municipal, que vai oferecer, além dos serviços já prestados, mais uma área de convivência, além de estacionamento e ordenamento do trânsito no local.
 
 
Para a assistência à saúde do município, a Seinfra apresentou o projeto de ampliação da UPA de Itinga, com uma unidade pediátrica, centro de referência da mulher e unidade do Samu. Ainda para o bairro de Itinga, foi apresentado o projeto de reforma do estádio do bairro, com a criação de uma área de lazer.
 
 
A Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) também apresentou um projeto de grande impacto, principalmente na mobilidade e urbanização empresarial do município. O projeto de lei apresentado prevê a regularização de documentos de imóveis construídos e terrenos que estejam consolidados, porém, em locais ou de formas irregulares, denominados como Zonas Especiais de Interesses Sociais (ZEIS).
Um dos pontos abordados pelo projeto da Seplan foi a criação de vagas de estacionamento para os empreendimentos comerciais, tendo em vista que a falta destas é um dos grande causadores de problemas no trânsito na cidade.
Os projetos serão enviados no formato final, inclusive com orçamento, para devidas análises dos vereadores na Câmara e seus possíveis trâmites.