quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO:

Alunos do CEEPTIC protestaram contra omissão do 
Governo do Estado e pedem providências a prefeitura

Alunos na Câmara de Vereadores  


Cerca de 70 alunos do Centro Estadual e Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPETIC) fizeram uma manifestação no dia (13), dentro da Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas. O diretor do Centro, o professor Denis Daltro, informou que os estudantes querem providências do Governo do Estado, que nada faz para contornar a situação de calamidade da instituição, por conta disso, a alternativa foi procurar a prefeitura que é parceira do projeto.

Denis Daltro (diretor do Centro) apresenta os reclames 
dos estudantes para Aline Oliveira   

As reivindicações são: transporte escolar até o Pusai/UNEB (ex - Polifucs), pois os motoristas deixam todos os alunos na porta Unime. Ronda policial regular na região por causa dos constantes assaltos e a resolução definitiva sobre o funcionamento do CEEPTIC, que está temporariamente no Pusai desde o primeiro dia de aula, janeiro de 2011.

Prédio Pulsai / UNEB onde funciona o CEEPTIC

O CEEPETIC oferece gratuitamente cursos profissionalizantes Técnico de Suporte e Manutenção de Informática e Técnico em Redes. Todos os cursos com duração de quatro anos, equivalente ao ensino médio. “Temos 450 alunos matriculados”, informa com orgulho Denis. “Os jovens entram aqui no 9º ano e saem técnicos formados”, explica o professor.  

Visita ao CEEPETIC 
Aline Oliveira pretende reunir força tarefa 
da prefeitura para cuidar do Centro

450 alunos matriculados em cursos profissionalizantes 

O centro necessita de manutenção 

A vereadora Aline Oliveira, marcou uma reunião nesta terça-feira (14), com o diretor para conhecer de perto todas as dificuldades, que vão desde torneiras quebradas, salas de aula improvisadas, copa sem tubulação de água, bebedouros sem funcionar e obras inacabadas. “Fiz questão de vir pessoalmente para averiguar a situação do Centro. Vou propor ao prefeito uma força tarefa para que possamos reunir os secretários e estudarmos a viabilidade de melhorar as condições físicas do prédio e de atender as demandas dos alunos”, observou Aline.     

MW Assessoria de Imprensa 

JUVENTUDE EM DISCUSSÃO:

O Dia Internacional da Juventude foi marcado com 
debate em Lauro de Freitas 

Violência entre os jovens foi o tema principal


Secretária da Juventude Juliana Guimarães e a vereadora Aline Oliveira 
que presidiu o debate na Câmara de Vereadores  

O evento realizado pela Secretaria Municipal da Juventude, na Câmara de Vereadores, foi presidido pela vereadora Aline Oliveira, na última segunda-feira (12), Dia Mundial da Juventude. "Infelizmente estamos na lista das cidades mais violentas da Bahia. Portanto, políticas públicas para os jovens é uma questão de vida, a violência está levando os jovens para o cemitério”, apontou Aline, elogiando a criação da Secretaria Municipal da Juventude. 

Os debates foram aquecidos e com opiniões de lideranças, 
governo e polícia militar  

A secretária da juventude disse que a criação da sua pasta foi um marco importante do prefeito Márcio Paiva. "Estamos dando um passo de cada vez, mas não ficaremos apenas com a teoria, temos inúmeros projetos para a nossa juventude e estamos trabalhando em parceria com as outras Secretarias do governo municipal", alertou Juliana Guimarães. 


Militantes defensores dos jovens moradores
de comunidades de risco

Jovan Adorno (Gov. Estado), Ricardo Andrade e Cláudio Reis (DEPIR) 
defenderam projetos sociais nas comunidades

Cláudio Reis atual diretor do DEPIR (Departamento de Igualdade Racial da Prefeitura) e Ricardo Andrade, Gerente de Ações Afirmativas, defenderam ações educacionais e culturais. “Precisamos lutar por mais dignidade entre os jovens de periferia que estão sendo assassinados por conta da violência e das drogas. Porém, já podemos comemorar algumas medidas inovadoras como a criação da ‘Casa do Hip Hop’ em Itinga, que desenvolverá projetos culturais e profissionalizantes na comunidade", argumentou o diretor.  

A mesa composta por membros do governo, vereadores, lideranças e o 
comando da polícia militar 

Jovan Adorno, representante do governo estadual, responsável pela implantação do Plano Nacional Juventude Viva, apresentou índices alarmantes. "Os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil, maioria negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas".


Comandante da Polícia Militar
Redução de 20% nos homicídios

O Major Marcelo Grun, comandante da 52ª CIPM (Lauro de Freitas), disse que a Polícia Militar não tem a finalidade de matar ninguém, mas de salvar vidas e garantir a segurança. “Estamos vivendo no tempo do faroeste onde as pessoas estão matando por banalidade”, desabafou o comandante, que também falou das dificuldades da corporação, “temos um efetivo pequeno para as demandas de Lauro de Freitas, entretanto, já reduzimos em 20% os homicídios na cidade”. Grun afirmou que a Polícia Militar deseja trabalhar em parceria com a prefeitura em projetos sociais que ajudem a diminuir a violência em comunidades carentes.          

MW Assessoria de Comunicação