sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CIRCUITO REGIONAL BANCO DO BRASIL DE VÔLEI É REALIZADO EM LAURO DE FREITAS

 
A décima etapa do Circuito Banco do Brasil Regional de Vôlei de Praia teve início às 10h desta sexta-feira (2), na praia da Barraca da Gávea, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas - através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) - e da barraca, situada em Vilas do Atlântico.
Foram realizados três jogos classificatórios para a 2ª Etapa, que acontece no sábado (3), a partir das 8h30, onde serão definidas as duplas que jogarão na final, no domingo (4). O Banco do Brasil, patrocinador oficial do circuito, escolheu o local por considerar ser o melhor espaço para realizar o evento, confirmando a declaração do proprietário da Barraca da Gávea, Coreolano Oliveira, que contou que o ponto tem 28 anos e é o único com quatro quadras profissionais de vôlei de praia, próprias para receber um campeonato deste porte.
 
 
O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Federação Baiana de Voleibol e em sua estreia chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pela região. “Sem dúvida foi uma ótima opção, algo diferente para vermos. Não entendo muito de vôlei, mas tem uma estrutura muito boa formada aqui e não deixa a desejar”, afirmou a turista de Goiânia, Iara Nunes.
De acordo com o presidente da Federação Baiana de Voleibol, Hércules Pimenta, a estimativa de público para os três dias do evento é de 2 mil pessoas, entre moradores de Lauro de Freitas, de Salvador e visitantes do município.
Toda uma infraestrutura foi providenciada para atender as necessidades do circuito, com a presença de salva-vidas, seguranças, banheiros químicos e uma ambulância devidamente posicionada em caso de qualquer emergência.

SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE VISITA PARQUE SANTA RITA, EM ITINGA

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria da Juventude (Seju), deu início, na última quinta-feira (1º), ao Projeto Juventude nas Comunidades, com a primeira visita na localidade do Parque Santa Rita, em Itinga.

O intuito deste projeto é estabelecer um contato direto com as comunidades do município, proporcionando discussões continuadas, vivenciando a realidade de cada localidade, para que assim a criação de políticas públicas seja direcionada para tais necessidades. Neste primeiro contato, a secretária da Seju, Juliana Guimarães, apresentou os projetos da secretaria e propôs uma parceria com a comunidade, salientando a importância dessa união para o bem maior.
“Nós queremos criar ferramentas e trazê-las para cada comunidade, para o Parque Santa Rita, pois o nosso principal objetivo é acompanhá-los de perto para mudarmos juntos essa realidade”, garantiu a secretária.

Alguns moradores presentes explanaram suas opiniões e pediram mudanças para localidade. “Nunca vi o Parque Santa Rita tão violento. Eu quase fui assaltada essa semana por um jovem! Meninos que eu vi crescer e hoje estão no crime e ele não me assaltou porque me reconheceu. É um absurdo assistir crianças dominadas pela droga, mas minha filha, que tem apenas 12 anos, me incentivou para que eu viesse para essa reunião”, desabafou a Sra. Zaíra dos Santos, moradora do Parque Santa Rita há quatorze anos.
Já o Sr. Cícero da Silva, que desenvolveu alguns projetos sociais na localidade, se mostrou muito feliz com a presença da Seju e se colocou à disposição para firmar essa parceria. “Parabéns! Eu acho que o caminho é esse. O Parque Santa Rita precisa de uma atenção especial. Tenha certeza que eu quero ajudar essa garotada e mostrar junto com vocês que eles não estão esquecidos”, declarou otimista.
 
Além de moradores, estiveram presentes alguns educadores que prestam serviço à comunidade gratuitamente, como o professor de futebol, Peixinho, o instrutor de boxe, Osvaldo Carvalho e o mestre de capoeira Ping Pong.
“As drogas realmente estão levando muitos dos nossos jovens, mas o esporte e o trabalho podem mudar essa realidade. Acredito na chamada do governo – Cuidando da Gente – e estou aqui para me colocar à disposição nessa luta”, disse o professor Peixinho.

Para encerrar a noite, a secretária Juliana Guimarães e sua equipe acompanharam a aula de Capoeira ao lado do mestre Ping Pong, que trabalha em Itinga há 17 anos e, apesar de encontrar dificuldades para dar continuidade a esse projeto, garantiu que não irá desistir de lutar.

“Agradeço essa iniciativa e espero que juntos consigamos alcançar os objetivos para mudar a vida dos jovens. Nós precisamos ensinar coisas boas. Eu sei que talvez eu não consiga tirar todos os jovens do caminho ruim, mas pelo menos 10% eu consigo”, garante o capoeirista.
A Secretaria da Juventude marcou o retorno ao Parque Santa Rita para o próximo dia 16 (sexta-feira), às 18h, na Escola Municipal Santa Rita.

PRAZO DO DESCONTO DO REFIS 2013 É AMPLIADO PELA PREFEITURA DE LAURO


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), prorroga até o dia 31 de agosto, o prazo estabelecido para o contribuinte regularizar pendências financeiras com o município, oriundas de créditos da Fazenda Pública, vencidos até dezembro de 2012.  Podem ser quitados o IPTU, ISS, TFF e TLL, dentro do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis).
 
O decreto nº 3.662 foi publicado no Diário Oficial do Munícipio, no dia 30 de julho. Nele está especificado que, através do artigo 8° da Lei Municipal n° 1.492, de 17 de maio de 2013, o chefe do Poder Executivo está autorizado a prorrogar o prazo previsto no art. 2° desta lei, desde que não ultrapasse o atual exercício financeiro.
Clique aqui e confira o decreto nº 3.662 na íntegra!
 

CRIME AMBIENTAL: BOMPREÇO E BTU SÃO DENUNCIADOS


 
Ao entrar no organizado sítio da professora aposentada da Universidade Federal da Bahia, Maryvonne Palma de Mello, 71 anos, a poeira da fuligem e o cheiro de óleo demolem as expectativas daquele refugio arborizado numa área em franco crescimento urbano de Lauro de Freitas.

Não são as construções que tiram o sono desta senhora, que há 30 anos reside naquele canto da Rua Teócrito Batista, do lado oposto à orla, do município. O problema dela é com a empresa de transporte urbano BTU, instalada em frente à casa dela, para servir de garagem do ônibus, além de lava jato.

As queixas dos moradores mais antigos se acumulam e, contudo, a poluição sonora nas madrugadas é alvo de inúmeras denúncias ao longo dos últimos 15 anos. Conversas amigáveis, Ministério Público, através de Termo de Ajustamento de Conduta, entre outras tentativas, não se mostraram eficientes e o problema persiste.
Poluição

Embora a poluição sonora seja um problema grave, ela atinge um pequeno grupo moradores (o que não tira a necessidade de solução), mas outra denúncia exige a intervenção imediata da prefeitura. Os danos ambientais provocados pelo não cumprimento da lei e das diversas notificações do poder público.

Na garagem da empresa é feita a limpeza dos ônibus, assim como alguns reparos nos veículos. Óleo e água são despejados sem o tratamento adequado. Todo este material é lançado no trecho do Rio Picuaia que passa ao lado da empresa. A reportagem tentou contato telefônico com a BTU, mas não foi atendida.

Procurado pela equipe deste site, o secretário de Meio Ambiente de Lauro de Freitas, Márcio Costa, revelou que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas. A prefeitura esteve diversas vezes na garagem e embargou a lavagem, determinando a construção do equipamento de tratamento e separação dos líquidos, o que não foi feito.

Vale ressaltar que a renovação da licença ambiental está em trâmite na prefeitura e o problema pode provocar o bloqueio das operações na localidade. O secretário pondera que o objetivo não é “criar problema com as empresas”, mas garantiu que vai fiscalizar, identificar, apontar irregularidades e punir aqueles que não cumprem a lei. Os moradores pedem medidas enérgicas e imediatas.

No último dia 17 de julho, uma multa no valor de 15 mil reais foi aplicada. A empresa pode tem 20 dias para apresentar a defesa.

Mercado

Um morador do município, que não quis ter o nome revelado, denunciou o despejo do esgoto do Hiper Bompreço, localizado na Estrada do Coco, próximo ao bairro Portão. A situação foi confirmada pela secretaria de Meio Ambiente que já autuou importante mercado, mas não foi atendida.

De acordo com o secretário Márcio, uma multa no valor de 150 mil reais foi aplicada por não atendimento à Lei. Além desta multa principal, outra, diária, de 300 reais também será cobrada.

Comedido, o chefe da pasta afirma que prefere o diálogo. Reconhece a importância do centro comercial, mas garante não poupar esforços para estancar o crime ambiental.

Neste caso, o esgoto, do banheiro e outros, é lançado sem tratamento adequado numa lagoa. De lá a água segue para o Rio Joanes. De acordo com o secretário, após ser notificada, a administração do Bompreço apresentou um cronograma de ações que não foi cumprido.

LAURO DE FREITAS RECEBE CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL AMERICANO

 
A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), firmou parceria com o time de futebol americano Lauro de Freitas Kings. “Pela primeira vez o município vai sediar um Campeonato Brasileiro de Futebol Americano”, afirma o secretário da Setrel, João Bomfim.

“A Prefeitura vai disponibilizar o Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, onde serão realizadas três partidas do Campeonato, além do apoio logístico”, destacou Bomfim. De acordo com o presidente do time Lauro Kings, Armando Lins, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano conta com 33 times de 17 regiões distintas do Brasil.
 
As partidas acontecerão nos dias 24 de agosto, às 13h, quando o time Lauro de Freitas Kings enfrenta a Equipe Maceió Marechais (Maceió-AL); 7 de setembro, quando joga contra o time Sergipe Bravos (Aracaju-SE) e 5 de outubro, contra o adversário Recife Marinens (Recife-PE), a partir das 14h.