quinta-feira, 25 de julho de 2013

ROGÉRIO VAZ, O NOSSO SAUDOSO ROGER BATERA

 
Por: Márcio Wesley 
 
Rogério Vaz de Almeida era um baterista virtuoso, tive o prazer de conviver com ele e substitui-lo algumas vezes. Ele sempre me indicava para fazer o som quando não podia, embora eu não fosse tão bom quanto ele, mas confiava no meu trabalho. Acredito que nossa amizade falava mais alto nessas horas.
   
Temperamento quente e um sonhador, Roger falava o que pensava na ‘lata’, não tinha receio ou medo de dizer ‘a sua verdade’, tudo era dito sem a menor preocupação. Confesso que admirava isso nele! Foi também um amante da cultura musical laurofreitense, produziu pela primeira vez o ‘Projeto Som na Praça’, na Martiniano Maia, conhecida como ‘Praça do Índio’, disponibilizando  equipamentos do seu estúdio de ensaio para realização de pequenos shows com o intuito de dar oportunidade para músicos, bandas e proporcionar o lazer musical para a comunidade, sem cobrar um tostão, tudo pelo amor a arte. Sempre foi um crítico inconformado com a falta de investimentos em políticas públicas cultural em Lauro. 
 
A última vez que Rogério Vaz tocou foi comigo, no Cine Teatro, na ocasião (novembro de 2011) fui convidado para fazer o show de lançamento do CD da sua banda, ‘Os Clandestinos’. Por motivo de saúde, Roger ficou impossibilitado de tocar, mas na passagem de som me pediu para fazer uma música, sinceramente eu não imaginava que seria a última vez que ele tocaria. Minutos depois, Roger Batera passou mal e quase desmaiado levamos para o hospital. No carro deitado no meu colo, ele disse: “Márcio, me represente bem cara”, respondi, “deixa comigo, será uma honra meu amigo”. Este foi o último dia que nos vimos, Roger faleceu uma semana após, no dia 23 de novembro. 
 
A professora Valeria Vaz, mãe do saudoso batera, me presentou com a bateria que ele usava no ‘Estúdio RM’, o instrumento estava precisando de uma reforma, levei dois meses restaurando na garagem de casa, mas a antiga Mapex anos 90, ficou linda, customizada e única. Sempre toco com ela em shows alternativos. Batizar a Concha Acústica de Lauro de Freitas de Roger Batera, significa um marco especial para nós músicos que convivemos com ele.  Rogério Vaz de Almeida foi um incentivador da cultura musical e um dos principais produtores de eventos alternativos do nosso município. 

SECRETARIA DE SAÚDE LANÇA PROJETO DE VIGILÂNCIA A DST/HIV NO SISTEMA PRISIONAL

A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas, através do Programa Municipal de DST-AIDS, realiza no dia (29) deste mês, às 9h30, na Câmara de Vereadores do município, o Lançamento do Projeto “Vigilância às DST/HIV e Hepatites Virais no Sistema Prisional” em parceria com o Plano Operativo de Saúde do Sistema Penitenciário de Lauro de Freitas, em alusão à Mobilização Nacional contra Hepatites Virais.
 
Ao longo da semana, nos dias 30 de julho, 02 e 07 de agosto haverá o “Fique Sabendo” um projeto itinerante realizado através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço em Atenção Especializada (SAE) que fará Testagem Rápida de Hepatite B e C e vacinação contra Hepatite B.
 
No dia 30 de julho o “Fique Sabendo” estará das 8h às 16h no estacionamento do Mercado Maxxi Atacado e às 16h30 na Praça da Bíblia será realizado o baleado da diversidade – esporte sem preconceito. No dia 02 de agosto o projeto estará das 8h às 16h no estacionamento do Atakarejo. Já no dia 07 de agosto o “Fique Sabendo” estará no Presídio de Lauro de Freitas das 8h às 16h, realizando Teste de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, vacinando contra Hepatite B, finalizando a campanha de mobilização nacional contra Hepatites Virais.

BAILARINO BALEADO NO SHOPPING IGUATEMI PASSA POR CIRURGIA NO HGE

O segurança e ex-dançarino da banda de pagode É Xeke, Patrick Caldeira Brito, 26 anos, passa por cirurgia nesta quinta-feira, 25, no Hospital Geral do Estado (HGE). O jovem foi baleado após discussão com o policial civil Aderbal Carvalho dos Reis, lotado na 18ª Delegacia Territorial de Camaçari.
 
De acordo com a asessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Patrick chegou lúcido ao hospital e não corre risco de morte. Ele foi atingido na perna.
 
Segundo versão da namorada dele, Lilian Bispo Souza, a briga começou após o policial esbarrar com força no seio dela. Ela contou para o namorado, que questionou o policial. Durante a discussão, Patrick deu um murro no policial, que reagiu atirando no jovem.
 
O policial foi autuado em flagrante por lesão corporal grave e está preso na Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), no Rio Vermelho.

Esse é o segundo caso esse mês de crime envolvendo policial. Na outra ocasião, um
policial matou o jovem Leonardo Moraes, primo da cantora Ju Moraes, que aconteceu no último dia 13 no bairro do Imbuí. 

JULHO DAS PRETAS É CELEBRADO EM LAURO DE FREITAS


Em duas diferentes ações, a Prefeitura de Lauro de Freitas vai celebrar o “Julho das Pretas”, nesta quinta-feira (25). A data é um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra na América Latina.

A partir das 10h, integrantes do Movimento das Mulheres Negras da Bahia irão tomar um café da manhã no auditório do Restaurante Popular, em homenagem às suas heranças gastronômicas. Depois, seguem para o centro da cidade, onde farão uma homenagem na Praça da Matriz a Mãe Mirinha de Portão. A ação tem o apoio da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci).

À tarde, a partir das 14h, a Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM) promove a palestra “Julho das Pretas: Cuidando das Mulheres”, ministrada pela diretora do Departamento de Promoção da Igualdade de Gênero, da SPM, Solange Santana. “No Brasil, o 25 de julho foi denominado ‘Julho das Pretas’ e se tornou um marco na luta pela desconstrução da imagem da mulher afro-latina, que é vista quase sempre com o olhar da sensualidade, para a mulher empreendedora”, explicou Solange. As duas ações estão atreladas aos marcos do Calendário de Mulheres.

EX-DANÇARINO DA "BANDA É XEKE" É BALEADO NO SHOPPING IGUATEMI


O rapaz que foi baleado no Shopping Iguatemi, na tarde desta quarta-feira (24), após se envolver em uma confusão, é ex-dançarino da banda É Xeke. Patrick Caldeira Brito, de 26 anos, foi atingido no joelho esquerdo, e em seguida, encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O agente da Polícia Civil que atirou em Patrick foi identificado como Aderbal Carvalho dos Reis. Segundo testemunhas, o tumulto se iniciou após o policial se esbarrar na namorada de Patrick, que não gostou e o agrediu.

Ao cair no chão, por conta da agressão, Aderbal sacou uma arma e efetuou os disparos. O policial foi preso pela Polícia Militar para averiguação do caso.

Nota originalmente postada às 15h do dia 24 pelo Bocão News

PREFEITURA FIXA ACORDO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO PANAMERICANO DE JUDÔ


O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), Márcio Crusoé, esteve na Casa Civil do Governo do Estado da Bahia, nesta quarta-feira (24), onde ficou definida a compensação ambiental do Centro Pan-americano de Judô (CPJ), que compreende o replantio de vegetação de restingas em uma área de mais de cinco mil metros, próximo ao empreendimento, além de áreas internas do Centro.

Um dos locais onde acontecerá a recuperação são as margens do Rio Sapato, que terá replantio de mata ciliar. Com a ação, a Semarh conseguiu a recuperação ambiental necessária no perímetro do imóvel. “Com esse replantio, tanto no entorno quanto nas áreas internas do empreendimento, vamos devolver ao meio ambiente os recursos naturais necessários para sua manutenção em todo perímetro onde funcionará o CPJ”, afirma Márcio Crusoé.

PREFEITO TEM 60 DIAS PARA APRESENTAR PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DA ORLA DE IPITANGA

O prefeito Marcio Paiva se reuniu hoje com o Juiz Carlos D´avila da 13ª Vara Cível federal, para discutir o futuro da orla da cidade de Lauro de Freitas. Na pauta estava o cumprimento de uma determinação judicial que obriga a prefeitura a retirar as barracas de praia da orla que estão ocupando uma área da União de forma indevida. O prefeito Márcio Paiva, sensível a situação e preocupado com as famílias existentes no local solicitou ao juiz o prazo de 60 dias para apresentação de um projeto viável de requalificação da orla e apresentação de uma alternativa para os barraqueiros. "Precisamos fazer um projeto, que atenda as demandas sociais, turísticas e que seja viável. Não adianta apresentar um projeto bonito no papel mas impossível de ser executado. Temos nossa vocação turística e temos que potencializar isso respeitando as pessoas" afirmou Paiva. 

O juiz Carlos D´Avila concedeu os 60 dias solicitados pelo prefeito, que determinou o início imediato da elaboração do projeto. Estiveram presentes a Secretária de Planejamento de Lauro de Freitas Eliana Marback e a procuradora Geral do Município Juliana Burgos.