segunda-feira, 6 de maio de 2013

MAPA CARTOGRÁFICO: SEPLAN OFERECE NOVO SERVIÇO NA CENTRAL DE ATENDIMENTO



A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), através do Departamento de Dados e Referências (DDR), criou um aplicativo capaz de identificar, entre outras informações, qual a localização exata de um determinado loteamento e as vias presentes na referida localidade. O mapa cartográfico impresso com os dados desejados é emitido gratuitamente e poderá ser utilizado inclusive para substituir a planta de localização, item exigido no procedimento de licenciamento de empreendimentos.

De acordo com a diretora do DDR, Ana Catarina Rodrigues, o objetivo da Seplan é aperfeiçoar cada vez mais o mapa cartográfico com inúmeras informações das diversas regiões do município. Ela destaca que em breve será possível, através deste recurso digital, apresentar para o requerente no ato da solicitação todos os equipamentos públicos existentes em uma área especifica: escolas, postos de saúde, secretarias, entre outros. “Com os avanços que serão implantados nesta nova ferramenta eletrônica aumentaremos a celeridade nas respostas ao cidadão”, pontua Rodrigues.

O aplicativo encontra-se em fase de desenvolvimento e poderá ser solicitado na Central de Atendimento da secretaria.

TARTARUGA MARINHA É ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DE IPITANGA


Uma tartaruga marinha, da espécie tartaruga verde, foi encontrada em estado de decomposição na praia de Ipitanga em Lauro de Freitas, na manhã desta segunda-feira (06). A Secretaria de Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), através dos Guarda-vidas entrou em contato com técnicos do Projeto Tamar que estiveram no local para notificar o caso.
 
De acordo com os técnicos, se trata de uma fêmea, adulta, que possivelmente se enroscou em uma rede de pesca e não teve como emergir para respirar e terminou morrendo. Os técnicos explicaram também, que é comum o aparecimento dessas espécies nas praias de Lauro de Freitas, pois se trata de uma rota migratória, área de desova e de alimentação. Apesar disso, a tartaruga verde não desova em ilhas oceânicas, neste caso deve ter aparecido para se alimentar.

Os técnicos alertam que nesta época as correntes mais fortes terminam trazendo esses tipos de animais e por conta disso os pescadores devem redobrar a atenção para evitar este tipo de acidente.
 
Todas as cinco espécies de tartarugas marinhas do Brasil se encontram ameaçadas de extinção, entre elas, a tartaruga verde.
 
A Semarh informa que uma das suas atividades é o resgate de animais silvestres, mas em casos que exista um órgão responsável, como o Projeto Tamar, é feito o encaminhamento e a Semarh acompanha o trabalho.
 
Os Guarda-vidas constantemente orientam os pecadores sobre os cuidados com estes animais. Além disso, a secretaria está desenvolvendo um projeto para conscientização dos pescadores a respeito dos cuidados com as espécies marinhas e todo ecossistema do mar.

INTERNET 4G É EFICAZ EM ARENA E HOTÉIS DE SALVADOR, MAS NÃO EM LAURO DE FREITAS

G1 foi a pontos estratégicos da capital para testar a nova conexão móvel. Em um dos locais, internet chegou a 5 Mbps, frente a 1 Mbps da rede 3G.


O G1 realizou testes na última sexta-feira (26) em quatro pontos de Salvador (BA) para conferir o desempenho da internet móvel de quarta geração, a 4G, rede que promete ser entre 20 e 40 vezes mais rápida que a 3G e que está em operação na cidade desde 16 de abril.

Além da Arena Fonte Nova, que será palco de jogos na Copa das Confederações, em junho, os testes foram realizados também no Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos da cidade, em uma região hoteleira do bairro do Rio Vermelho e no aeroporto.
Durante os testes, a reportagem utilizou um aparelho Motorola Razr HD, cedido pela operadora Claro, primeira empresa a oferecer o serviço no país.
Entre as quatro áreas testadas, o aeroporto não teve acesso à internet móvel. Segundo a operadora, o serviço, que atende em um primeiro momento a 36 bairros bairros de Salvador, ainda não atinge a região que faz limite com o município de Lauro de Freitas.
A avaliação consistiu em publicar um vídeo de um minuto (110 megabytes) no You Tube e uma fotografia de 2 Mb no Facebook, além de enviar a mesma fotografia por email e fazer o download do game Dead Trigger, com 164 Mb de tamanho.