segunda-feira, 22 de abril de 2013

PREFEITO MÁRCIO PAIVA ASSINA CONVÊNIO QUE TRAZ METRÔ A LAURO E MOEMA TESTEMUNHA SUCESSO DO DOUTOR

O Prefeito de Lauro de Freitas Márcio Paiva (PP), o Prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) e o Governador Jaques Wagner (PT)

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, esteve presente nesta segunda-feira, 22 de abril, na solenidade para a assinatura do acordo que transfere o Metrô de Salvador (Linha 1) para a administração do governo do Estado e prevê a construção do Sistema Metroviário Salvador - Lauro de Freitas (Linha 2).

 Ex de Lauro fica de frente ainda sem acreditar que perdeu o PODER da cidade.

“Tenho certeza que a construção do metrô vai melhorar muito a mobilidade urbana do município, porque você não leva só o trem, você leva o crescimento e a melhoria de vida para a população laurofreitense”, afirmou o prefeito Márcio Paiva.

A solenidade aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, e contou com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito de Salvador, ACM Neto, do vice-governador Otto Alencar, da senadora Lídice da Mata, do senador Walter Pinheiro e demais autoridades.



Metrô
A Linha 1, que foi projetada para ter 12 km e ligaria o Centro de Salvador até o bairro de Pirajá, atualmente possui apenas 6 km prontos, da Rótula do Abacaxi à Estação da Lapa. Já a construção da Linha 2, deverá ligar a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Cultura de Paz: Vila Pedrita e comunidades sediaram a 1ª Feira de Convivência e Segurança Cidadã‏


Contribuir para a promoção de uma cultura de paz em Itinga. Este foi o objetivo do Projeto Travessia Cidadã que realizou sua primeira ação no sábado (20), na Escola Jardim Talismã (Loteamento Jardim Talismã) em Lauro de Freitas. O evento faz parte do Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania” em Lauro de Freitas-BA 
Primeira Feira de Convivência e Segurança Cidadã teve uma programação extensa e diversificada como apresentações de Hip Hop, Rodas de Capoeira, Oficinas de Contação de Histórias, Palestras Educativas sobre DST/AIDS, Gravidez na Adolescência, Orientação Jurídica, Teste Rápido de HIV, Vacinas, Distribuição de Preservativos, Atendimento do Consultório de Rua foram alguns dos serviços oferecidos durante a Feira. 
O Projeto Travessia Cidadã integra as ações do Programa Conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas – através do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM) – com suas unidades como a Guarda Municipal, Secretarias de Saúde, Cultura, Lazer e Trabalho, Juventude, entre outras; Jovens Agentes de Comunicação para o Desenvolvimento; Organizações Não Governamentais, Associação Comunitária Jardim Talismã estiveram envolvidos no projeto que tem como objetivo principal, promover uma cultura de paz e de mediação de conflitos entre adolescentes e jovens e seus familiares no bairro da Pedrita e comunidades do entorno, em Itinga.  
As Feiras de Convivência e Segurança Cidadã serão realizadas durante os meses de abril a junho de 2013. Durante esse período, também estarão acontecendo oficinas e atendimentos na localidade de Vila Pedrita e Jardim Talismã. O Projeto Travessia Cidadã é uma ação prevista no Plano Integral e Participativo de Convivência e Segurança Cidadã de Itinga, cuja meta é reduzir em 30% até 2016 o índice de homicídios de jovens com idades entre 15 e 24 anos.

DEFESA CIVIL ATENDE FAMÍLIAS ATINGIDAS COM AS CHUVAS


A Defesa Civil do município de Lauro de Freitas atendeu cerca de 10 famílias atingidas com as fortes chuvas da madrugada desta quinta-feira, 18 de abril. Os moradores das localidades de Boca da Mata e Barra Sempre Verde no bairro de Portão foram encaminhados para a Escola de Cadetes Mirins, também no bairro.
De acordo com Vivaldo Alves Dias Filho, diretor da Defesa Civil, o órgão foi acionado por volta de 1h30 da manhã, quando foi verificada a situação de alagamento, com a enchente do Canal dos Irmãos. “A partir das 5h da manhã a situação começou a ser normalizada e os moradores retornaram às suas casas para remoção da água”, disse Vivaldo, explicando que a Defesa Civil tem auxiliado na remoção com a utilização de bombas.
A Prefeitura de Lauro de Freitas está tomando medidas de segurança, realizando a limpeza de boca de lobos e áreas de risco para contornar situações de alagamento.
Atualmente, cerca de 150 pessoas estão reunidas na Escola de Cadetes Mirins, com receio de alagamento ou desabamento de suas residências, seguindo orientação da Defesa Civil para que busquem pontos de apoio. Os servidores públicos do município estão arrecadando alimentos, roupas, colchões e cobertores para auxiliar os moradores.

LAURO DE FREITAS VACINOU NO DIA "D" CONTRA A GRIPE



Desde o dia 15 até o dia 26 de abril, está acontecendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) nos Postos de Saúde do município de Lauro de Freitas. A campanha, que segue até o próximo sábado, (26), destina-se principalmente a idosos acima de 60 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 2 anos, mulheres no período de até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas ou imunodeprimidos. A meta proposta pelo Ministério da Saúde é de imunizar 80% da população. Após esta data, as vacinas ainda continuarão sendo disponibilizadas nos postos de saúde.
No Dia “D” da campanha, realizado no último sábado, (20), a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SESAU), disponibilizou as vacinas em 39 postos como Escolas Municipais, nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), no Ambulatório do Centro, em todos os bairros, através dos carros das secretarias, na Farmácia Boa Farma e nos mercados Hiper Bom Preço, Atakadão, Atakarejo, Max Supermercado e G. Barbosa.
Desde o início da campanha e até o momento cerca de 5746 pessoas foram vacinadas.
O Secretário de Saúde, Bruno Barreto; a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Maria Djanira e a Diretora da Vigilância à Saúde, Milena Gomes visitaram diversos postos de vacinas e aproveitaram para serem vacinados na campanha contra gripe.

DEU NO FACE...


A equipe da Regulação ajudando a divulgar o projeto criado pela querida e competente Dra. Murita Laborda: SEMANA DE COMBATE À HIPERTENSÃO, que acontecerá de 23 à 27 de abril...


Parabéns, Murita... Parabéns por nos brindar com a sua garra, determinação e compromisso com o povo da nossa querida Lauro de Freitas. 

SECRETÁRIO DA SESP GIUSEPPE PIPOLO "PEPE" DEMONSTRA COMPETÊNCIA E AGILIDADE


O secretário da SESP (Secretaria de Serviços Públicos) de Lauro de Freitas Giuseppe Pipolo juntamente com sua equipe estão de parabéns pela brilhante atuação no município durante as chuvas que caíram na semana passada. Ele poderia perfeitamente está no seu gabinete climatizado, sentado e degustando um delicioso capuccino com chantilly, mas o cabra é retado! Ele vai atrás do problema, acompanha a situação e só se retira quando tudo está resolvido.

Este flagrante aconteceu em Portão, na manhã da última quinta-feira (18) no Terminal Mãe Mirinha, quando uma árvore secular não resistiu a ventania e caiu interditando uma via pública. Mas a SESP, foi acionada e a equipe de podas agilizou o serviço e desobstruiu o local facilitando a mobilidade dos moradores.


Parabéns a Giuseppe Pipolo, o nosso querido Pepe, pela dedicação e amor que tem por Lauro de Freitas, se destacando como um dos grandes secretários deste governo e ao prefeito Márcio Paiva pela escolha de pessoas comprometidas com a gestão pública.

JURADOS CONDENAM 23 PM'S POR MORTES NO CARANDIRU EM 1992


Os sete jurados condenaram, na madrugada deste domingo (21), 23 policiais militares pela morte de 13 presos, em 1992, na Casa de Detenção do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. A pena é de 156 anos de prisão para cada, mas eles podem recorrer em liberdade. Três dos 26 réus foram absolvidos. A sentença foi lida pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão à 1h15 no Fórum da Barra Funda.

A decisão dos jurados e a sentença ocorrem depois de um longo dia de debates entre defesa e acusação, com uso da réplica e da tréplica. A última fase, antes da votação dos jurados, começou durante a manhã e terminou às 21h25, com a fala da advogada de defesa, Ieda Ribeiro de Souza. Depois, os jurados responderam mais de 1,5 mil perguntas na sala secreta. Foram usadas 290 folhas de questionário para cada jurado.
O júri absolveu Maurício Marchese Rodrigues, Eduardo Espósito e Roberto Alberto da Silva, como havia pedido o Ministério Público. O promotor Fernando Pereira da Silva também pediu que os jurados desconsiderassem duas das 15 vítimas. Segundo ele, esses detentos foram mortos por golpes de arma branca, o que pode significar que foram assassinados pelos próprios presos. Por isso, os 23 PMs foram condenados por 13 mortes.
Os réus condenados são: Ronaldo Ribeiro dos Santos, Aércio Dornelas Santos, Wlandekis Antonio Candido Silva, Antonio Luiz Aparecido Marangoni, Joel Cantilio Dias, Pedro Paulo de Oliveira Marques, Gervásio Pereira dos Santos Filho, Marcos Antonio de Medeiros, Paulo Estevão de Melo, Haroldo Wilson de Mello, Roberto Yoshio Yoshikado, Salvador Sarnelli, Fernando Trindade, Argemiro Cândido, Elder Tarabori, Antonio Mauro Scarpa, Marcelo José de Lira, Roberto do Carmo Filho, Zaqueu Teixeira, Osvaldo Papa, Reinaldo Henrique de Oliveira, Sidnei Serafim dos Anjos e Marcos Ricardo Poloniato.
A advogada de defesa, Ieda Ribeiro de Souza, disse que já entrou com o recurso contra as condenações. "Eu vi com muita frustração. A diferença foi de um voto. Eu não esperava nenhuma condenação", disse ao deixar o fórum. "A condenação não reflete o pensamento da sociedade. Um único jurado definiu o futuro desses homens", lamentou.
O promotor disse que saiu "muito satisfeito". "A Promotoria de Justiça está absolutamente satisfeita. Tivemos a acolhida pelo Tribunal do Júri e a punição aplicada pelo magistrado foi adequada", afirmou. O outro promotor do caso, Marcio Friggi, defendeu a corporação e reforçou a necessidade de punição "a maus policiais".
O promotor afirmou ainda não saber se haverá nova acusação sobre um dos réus absolvidos neste júri – por estar em um pavimento diferente do julgado neste caso. “Isso vai demandar ainda uma análise detalhada sobre a viabilidade jurídica de se apresentar ou não uma nova denúncia contra ele”, disse Fernando Pereira.