terça-feira, 31 de julho de 2012

PROFESSOR DIZ QUE PREFEITURA UTILIZA MÁQUINA PÚBLICA PARA DISSIMINAR INVERDADES


A participação de professores no aniversário de Lauro de Freitas, por Tássio Revelat.
Lamentável a nota da prefeitura em relação à participação organizada e pacífica dos professores no cortejo Cívico. É inadmissível que uma gestão utilize a máquina pública para disseminar INVERDADES. Por conseguinte, algumas correções são necessárias: 

 Segundo a nota da prefeitura os professores junto com a coligação de Leão invadiram o tradicional desfile cívico-cultural. Equívoco maior não poderia existir, pois, nós, professores da rede Estadual, e os professores da rede municipal, não somos cabos eleitorais de Leão e estávamos apenas protestando contra a política educacional da Gestão Moema/Oliveira ( PT) que nesses oito anos não foi capaz de implementar uma política de valorização da carreira docente e fortalecimento da escola pública. 

 É importante salientar que o Governo de Moema/João Oliveira (PT) não implementou corretamente a Lei Federal do Piso Salarial. Não por acaso os professores acamparam na Câmara de vereadores e chegaram até fazer greve de fome. Esse mesmo Governo resolveu reformar escolas em pleno ano letivo, prejudicando, dessa forma a aprendizagem dos alunos. Apesar do rápido crescimento populacional, foram construídas poucas escolas (apenas duas), não existe um plano municipal de educação e as condições de muitas unidades escolares são desumanas e insalubres. Essas condições afetam o emocional tanto dos alunos quanto dos professores, além de criar um ambiente impróprio para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

No ano passado e no início desse ano, a cidade foi marcada por greves de professores que lutam por uma educação pública de qualidade. Afinal, não existe crescimento com justiça social sem a implementação de políticas educacionais consistentes. 

 No âmbito Estadual, o Governador Wagner (PT) além de não cumprir a lei federal do Piso, cortou o salário dos professores, demitiu professores Redas e o responsável pela maior greve já realizada na História da Educação na Bahia, onde há mais de 1 milhão de alunos prejudicados e 40 mil famílias estão com o orçamento comprometido, já que os professores e seus familiares passam dificuldades com 4 meses de salários cortados. A professora Nadir, que lecionava na Escola Kleber Pacheco (Portão/Lauro de Freitas), teve AVC quando se preparava para participar de uma passeata de professores na Estrada do Coco. Ela é uma das 5 professoras que morreu por doenças agravadas por questões emocionais.

Uma outra inverdade: “O grupo chegou a ameaçar agredir a prefeita e participantes do cortejo com vassouras” A prefeita Moema (PT) foi intensamente vaidada pelos professores, mas não ocorreu nenhuma agressão física; Ao contrário do que diz a nota, é todo cidadão de Lauro de Freitas sabe disso, 90% do quadro docente de Lauro de Freitas é contra a Gestão Moema, pelas razões já expostas acima. É legitimo a participação de grupos que visam divulgar a sua plataforma de reindicações em festejos cívicos, isso além de fortalece o jogo democrático é um exercício de cidadania.

 Esses políticos, empregados temporários do povo, que foram eleitos para, dentre outras ações, ampliar os investimentos na educação, ao invés de ouvir as críticas dos professores, buscam desqualificar o movimento, acusando-o de ser um movimento político-partidário. Será que eles realmente conhecem a realidade da Escola Pública? Será que eles reconhecem a importância social do professor? Sou um professor apaixonado pela minha profissão, meu trabalho é reconhecido e legitimado pelos meus alunos, pois, busco a excelência naquilo que faço, e não permitirei que nenhum Governo propague mentiras acerca de uma das profissões mais honradas e importantes da sociedade.

 Tássio Revelat ( Professor de História da Rede Pública, Gestor Cultural, Poeta e Idealizado do Projeto Amantes do Conhecimento)

PREFEITURA PUBLICA NOTA DO DESESPERO

O CATIRIPAPU FEZ COMENTÁRIOS POR PARÁGRAFO DA NOTA SOBRE A FANTASIOSA INVASÃO DO DESFILE CÍVICO PUBLICADA NO SITE OFICIAL DA PREFEITURA

OBS: OS COMENTÁRIOS ESTÃO EM DESTAQUES NA COR VERMELHA EM CAIXA ALTA.
OBSERVE QUE O TEXTO NA COR PRETA E EM CAIXA BAIXA, É A NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS
Invasão no desfile
Prefeitura lamenta invasão no desfile cívico
As comemorações do Cinquentenário de emancipação política do município de Lauro de Freitas sofreram, por parte da coligação do grupo de João Leão, uma agressão lamentável na manhã desta terça-feira (31).

AGRESSÃO? QUAL AGRESSÃO? POIS QUEM REIVINDICOU FORAM OS PROFESSORES, QUE ESTÃO SENDO HUMILHADOS E DESPREZADOS PELA PREFEITA MOEMA GRAMACHO. MUITO ENGRAÇADO É O GRUPO DE JOÃO LEÃO. SERÁ QUE ESQUECERAM QUE ESTE GRUPO FOI COOPTADO PELA PREFEITA MOEMA GRAMACHO E TODOS AQUELES MUDARAM DE LADO EM TROCA DE EMPREGOS, MUITOS FANTASMAS?

Junto com dirigentes da ASPROLF (Sindicato dos Professores de Lauro de Freitas), cabos eleitorais do candidato de oposição ao governo, portando adesivos e até vestindo camisas com a numeração do seu candidato, invadiram o tradicional desfile cívico-cultural, momento institucional da comemoração (o que caracteriza crime eleitoral), e prejudicaram a apresentação de importantes grupos culturais do município - o Bloco Afro Bankoma, os grupos Bambolê, Brilha Aê, Comando Negro e Azânia, e as quadrilhas juninas Forró do ABC e Quadrilhão.
O QUE VI, FORAM OS PROFESSORES INDIGNADOS, CARACTERIZADOS DE CHAPEUZINHO VERMELHO USANDO MÁSCARAS DO LOBO MAU, SATIRIZANDO A PREFEITA MOEMA GRAMACHO (PT). E TUDO OCORREU JUSTAMENTE, APÓS AS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS CULTURAIS,(A COMUNIDADE TODA VIU, NÃO ADIANTA ESSE APELO NA GRANDE MÍDIA). E ESTES GRUPOS CULTURAIS, QUE SOFREM E SÃO MALTRATADOS PELA GESTÃO, E TEM QUE FICAR CALADOS, PORQUE A GRANDE MAIORIA AINDA DEPENDEM DOS EMPREGOS QUE TÊM NA PREFEITURA DE LAURO DE FREITAS. TODOS SABEMOS QUE ELES DESFILAM APENAS PELO CACHÊ QUE RECEBEM, PORQUE SE NÃO HOUVESSE CACHÊ, NÃO TERIA NENHUM GRUPO EM CORTEJO.

Mais de dez mil pessoas entre estudantes, crianças e jovens, professores e grupos culturais que prestavam homenagem ao Cinqüentenário do município num exemplo de civismo, bem como autoridades, entre as quais o comandante da Base Aérea e os comandantes da Polícia Militar local, foram surpreendidas por esse grupo acompanhado de um trio elétrico de campanha, que invadiu o desfile bloqueando a passagem dos grupos culturais.
MENTIRA. ENQUANTO OCORRIA O DESFILE CÍVICO NA RUA DE CIMA DA PRAÇA, DEFRONTE A (SUBWAY), DR. MÁRCIO PAIVA, COM SUA MULTIDÃO DE PESSOAS QUE DESEJAM MUDANÇA, JUSTAMENTE COM TRIO, PASSAVA NA RUA OPOSTA, SEM INTERFERIR DE NENHUMA FORMA O EVENTO DA PREFEITURA, POIS RESPEITO É COM ELE. O QUE INCOMOUDOU O GRUPO DA PREFEITA MOEMA, COM CERTEZA FOI O SUCESSO  DO 11 NAS RUAS DA CIDADE,QUE TOMOU CONTA. COM CERTEZA, AS AUTORIDADES MILITARES, FORAM SURPREENDIDAS COM A REVOLTA POPULAR, COM A INSATISFAÇÃO DO POVO E A BAIXA POPULARIDADE DA PREFEITA.
Não conseguiram, no entanto, apagar o brilho da festa. A maioria já havia desfilado; jovens, crianças e adultos orgulhosos da cidade em que vivem.
NA VERDADE, O BRILHO DA FESTA FOI O AMARELO QUE TOMOU CONTA DAS RUAS MESMO, É FATO. O CARISMA DE DR. MÁRCIO E O DESEJO DO POVO EM VÊ-LO PREFEITO INCOMODA. AGORA VEJA A CONTRADIÇÃO, ELES MESMO DISSERAM NA NOTA DO DESESPERO QUE A MAIORIA JÁ HAVIA DESFILADOS. POR QUÊ TANTA IMPLICÂNCIA COM DR. MÁRCIO?

A prefeita Moema Gramacho pede desculpas às entidades culturais que se prepararam para essa homenagem e foram prejudicadas pela invasão no desfile. Diz ainda que já esperava isso do grupo de oposição que é vezeiro em práticas como essa, mas lamenta que a Asprolf, entidade de professores, não saiba fazer a diferença entre reivindicação e civismo.
A PREFEITA TEM QUE PEDIR DESCULPAS MESMO. NÃO POR SEREM PREJUDICADOS COM INVASÃO QUE NÃO EXISTIU. MAS DESCULPAS POR ESTES MESMOS GRUPOS,QUE NÃO TEM O APOIO E O RESPEITO DEVIDO DURANTE OS SETE ANOS E MEIO DE GOVERNO, QUE SÓ FEZ ACABAR COM O QUE EXISTIA, DESISTIMULANDO A PRODUÇÃO CULTURAL DA CIDADE E COLOCANDO LAURO DE FREITAS NA SEGUNDA CIDADE MAIS VIOLENTA DA BAHIA, ISSO PELA FALTA DE PROJETOS SÉRIOS.

O grupo chegou a ameaçar agredir a prefeita e participantes do cortejo com vassouras. Moema Gramacho, que é sindicalista, entende que há momentos para cada coisa.
AGRESSÃO? AMEAÇA? MEU DEUS, O QUE É ISSO, QUANTO APELO? AS VASSOURAS, REPRESENTAM A LIMPEZA DESSA GESTÃO PÚBLICA QUE HUMILHA O FUNCIONALISMO PÚBLICO. FOI UMA FORMA METAFÓRICA DE MANIFESTO. AO CONTRÁRIO QUE O PT E A DITA ESQUERDA FAZIAM QUANDO NÃO ESTAVAM NO PODER, VERDADEIRAS BADERNAS. O QUE OS PROFESSORES DE LAURO DE FREITAS FIZERAM, FOI UMA AÇÃO DE CIVISMO, DE AMOR A PÁTRIA, POIS A PÁTRIA SOMOS NÓS, O POVO. OU SEJA, ELES QUE FORMAM, EDUCAM, CONSTRÓI ESTA NAÇÃO.. E O PT, DESCONSTRÓI, EXTERMINA SEM NENHUMA PIEDADE, COM MEROS ALOGOZES.

A prefeita agradece aos diretores e vices, aos professores, maioria do quadro, que organizaram o cortejo cívico tão rico de participação e criatividade, e aos estudantes que desfilaram, em especial as crianças.
POR ISSO, VAMOS TER O CUIDADO AO RECEBER ESTAS INFORMAÇÕES MENTIROSAS, MESMO ORIUNDAS DE MEIOS OFICIAIS. QUE EXPRESSAM O DESESPERO, O DESEJO POPULAR QUE ESTÁ POR VIR. ESTA CORJA VAI EMBORA, VAI PASSAR COMO QUALQUER OUTRA TEMPESTADE, E UM DOUTOR COM TODA A SUA EQUIPE, VAI OPERAR EFETIVAMENTE, PARA TIRAR A NOSSA CIDADE DA UTI. COM A FORÇA DE DEUS E DO POVO.

Segue o link da nota da prefeitura de Lauro de Freitas:
http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/admin/app_index.php?chave=2dcba1dc0bc14ae6f02d36a7835fc7535d26d3f9&acao=exibir_texto

PELO JEITO O PT JOGOU A TOALHA E ENTREGOU O JOGO DE VEZ

COMO O GRUPO DE JOÃO LEÃO IRIA INVADIR DESFILE CÍVICO SE TODOS ELES FORAM COOPTADOS PELA PREFEITA MOEMA GRAMACHO (PT)?
Reparem:
Começa com o próprio candidato do PT, João Oliveira, que as pressas teve que sair do PSDB, se filiar ao Partido dos Trabalhadores, dentre tantos militantes, não haviam sequer uma figura de confiança para a prefeita de Lauro de Freitas lançar candidato. O mesmo João, foi vereador por duas oportunidades e Presidente da Câmara, através do apoio do prefeito na época João Leão, o grande líder político de João Oliveira. O vice de João Oliveira, o Chico Franco, despensa comentários, pois construiu todo seu legado político através do apoio incondicional de João Leão, onde foi Presidente da Câmara em 2000, depois Secretário de Governo, e culminou em 2004, sendo o candidato a vice na chapa do filho de João Leão, o atual deputado Cacá Leão. Para quem não esquece, Chico acabava com a vida moral da atual prefeita Moema Gramacho nos palanques da vida.
Veja um pequeno resumo do GRUPO POLÍTICO DE JOÃO LEÃO que foi cooptado ou outrora fez parte do grupo do deputado que incomoda a prefeita Moema Gramacho.

Fausto Franco, Dau, Zé Augusto, Alexandre Marques, Antonio Rosalvo, Dr. Vidigal, Gilmar Oliveira, Jorge Baiense, Glória Mulher de Luta, Augusto César, Dr. Erasmo, Paulo Aquino, Lourdes Lobo, Vânia Almeida, Reco, Valmir Sodré, Ricardo Souza, Nalvinha Pelé, Gaudino Leite, Edmilson Sales, Edmilson Rocha, Sufí, Carmilton, Ladislau Leal, Manga, Wellington do Parque, Cibele, Nervaldo, Jorge Borges, Gildásio Freitas, Emanuel Paranhos, Paulo Sacramento, Sinaldo, Alinaldo, Fuscão e várias outras arraias miúdas que acompanham estes que relatei acima.

RESUMO DA PROSA,

Não sei porque o PT insisti em querer falar do grupo dos 16 anos se foram todos praticamente abduzidos pela prefeita Moema Gramacho? Pois todos estão com ela.

ISSO É DESESPERO, POIS QUEM QUER MUDANÇA É O POVO. E DR. MÁRCIO É A MUDANÇA QUE PRECISAMOS, É A MUDANÇA QUE QUEREMOS.

Lauro de Freitas: 50 Anos de Emancipação, poucos motivos para comemoração



Lauro de Freitas tem mais de 400 anos de existência, 50 de emancipação política e as crianças da cidade ainda vivem expostas à doenças como leptospirose, doenças respiratórias e de pele por conta da falta de infraestrutura.


Ruas sem pavimentação com esgoto a céu aberto e também a falta de apoio social a famílias carentes deixa que comunidades pereçam na pobreza, desamparados pelos poderes públicos.

Fica a pergunta: Vendo as crianças de Lauro de Freitas vivendo desse jeito, será que há motivos para se comemorar alguma coisa? (Matéria extraída da rede social)

Jardim Talismã em Itinga quer mudança e está com Dr. Márcio


A localidade de Jardim Talismã em Itinga já escolheu Dr. Márcio como seu prefeito. O povo saiu de casa cedo no domingo, (29), para abraçar e discutir com Dr. Márcio seus problemas, que não são poucos. A comunidade declarou que não agüenta mais sofrer com tanto descaso. Famílias inteiras saíram na porta de casa demonstrando sua esperança e a vontade de mudar a realidade que ai está ouvindo propostas e idéias de Dr. Márcio para aquela localidade, que sempre sofreu com a infra estrutura, principalmente pavimentação e saneamento básico.


A onda amarela já é visível nos quatro cantos de Itinga e no Jardim Talismã não foi diferente. O povo espera com ansiedade pelo dia 07 de outubro para mudar sua vida com uma Lauro de Freitas melhor para todos, votando em Dr. Márcio e Bebel. 

Tá na hora de mudar pra melhor!!!

Presidente do PP de Lauro de Freitas indignado com a atitude do PT


Veja o que o presidente do Partido Progressista escreveu em sua página no facebook:

“Devido ao falecimento do nosso querido amigo Bruno, sepultado sábado, (28), Dr. Márcio adiou a inauguração do Comitê de sua candidatura a Prefeito, que seria no domingo, (29).
No entanto, o Partido dos Trabalhadores não teve a decência e nem a nobreza de também suspender a sua passeata. Portão enlutado pela perda irreparável de um dos seus queridos filhos e o Partido dos Trabalhadores fazendo, inescrupulosamente, festa dentro do bairro enlutado. Por favor, sejam humanos uma vez na vida”.

Watckins de Araújo 
Presidente do Partido Progressista – PP

Professores prometem manifestação na festa de Lauro de Freitas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (ASPROLF) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) decidiram em reunião, fazer manifestação em protesto para fortalecer a greve dos professores, a partir das 9h, da terça-feira (31), durante a festa de comemoração à emancipação política do município de Lauro de Freitas.

“Decidimos em reunião do sindicato que estaremos presentes no evento”, disse o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira. O presidente da ASPROLF, Valdir Silva, também confirmou a manifestação, “Estaremos lá mostrando a força da categoria”.

O festejo do município começa nesta segunda-feira (30), às 18h. A programação deste primeiro dia conta com a noite do arrocha com Elaine Fernandes, César Sampaio e as bandas Hits do Arrocha, Anjos do Arrocha e Bandidos do Arrocha.

Na terça-feira (31), as homenagens começam com missa solene celebrada na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h. Logo após, está agendado um cortejo cívico-cultural segue pelas principais ruas da cidade a partir das 9h.

De acordo com o jornal A Tarde, grupos culturais e cerca de três mil alunos das 64 escolas e seis creches sediadas em Lauro participam da caminhada que partirá do final de linha em direção à Praça da Matriz. O desfile contará com representantes de manifestações populares típicas, como a capoeira.

À noite, a festa volta a se concentrar na Praça da Matriz. E terá a participação do grupo Revelação e a banda Fora da Mídia, além do vídeo “Dança do Cinquentenário”, que reúne as comunidades tradicionais da cidade,
Bocão News