domingo, 1 de abril de 2012

Prefeita Moema Gramacho vai receber grevistas em Portão


A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), vai receber uma comissão formada por professores grevista nesta segunda (1º), no Centro Cultural de Portão. Após assembleia geral da categoria realizada na última quarta (28), cerca de dois mil educadores decidiram decretar greve por tempo indeterminado. Eles cobram que o município adote o piso nacional do magistério definido pelo Ministério da Educação (MEC), que é de R$ 1450.

Mas, segundo os manifestantes, a prefeitura oferece o salário desde que haja corte em gratificações. “Não vamos aceitar que se mexa em direitos adquiridos”, observou Valdir Santos, coordenador geral do sindicato. Os grevistas prometem permanecer de “braços cruzados”, caso não haja avanço nas negociações.

Foto: Gilberto Jr./Bocão News

Ana Macela vence etapa da Copa do Mundo de Maratonas em Israel


Ana Marcela Cunha venceu a terceira etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas neste domingo, em Israel. A nadadora brasileira completou os 10 km no Golfo de Eilat, no Mar Vermelho, em 2h02m37s45, e ficou com o ouro na competição. A russa Ekaterina Seliverstova levou a prata, com o tempo de 2h02m37s80, enquanto a compatriota Anna Cruseva fechou o pódio (2h02m38s85). Poliana Okimoto foi a quarta colocada.

Em 2012, Ana havia ficado com o bronze na prova de Santos e sexta colocada em Viedma, na Argentina. Em março, a nadadora foi campeã sul-americana nas povas de 5 e 10 km. Em 2010, foi campeã da Copa do Mundo e, no ano passado, levou o título mundial nos 25 km. Neste ano, serão oito etapas na Copa do Mundo.

"Foi umas das mais fortes etapas numa Copa do Mundo, pela proximidade com a Europa e por ser em um lugar paradisíaco na praia no mar vermelho. Ana Marcela e Poliana estiveram sempre entre as primeiras. Ana usou uma estratégia diferente. Nas duas últimas voltas não se alimentou no ponto e tirou vantagem em relação às demais. Nos últimos 500 metros, lado a lado com a russa, as duas imprimiram um ritmo alucinante trazendo com elas as demais competidoras. Sendo que nos dez metros finais Ana Marcela conseguiu levar pequena vantagem e tocar a frente. Aqui fomos muito bem tratados e tivemos uma grande torcida do povo israelita", afirmou o chefe da equipe do Brasil, Claudio Riegel. As informações são do GloboEsporte.

Próximas etapas da Copa do Mundo: Cancún – México – 21 de abril Lac St. Jean – Canadá – 26 de julho Long Megantic – Canadá – 11 de agosto Hong Kong – 7 de outubro Shantou – China – 14 de outubro

CONFIRMADO: IVETE SANGALO VAI PARTICIPAR DA PAIXÃO DE CRISTO EM LAURO DE FREITAS

Depois de muito segredo, foi confirmado hoje, 1/4, a participação da cantora Ivete Sangalo na Paixão de Cristo, que é encenado em Lauro de Freitas há catorze edições. O espetáculo será apresentado uma semana depois da Páscoa, e Ivete vai cantar duas músicas durante a encenação.

Nos dias 13, 14 e 15 de abril, Ivete Sangalo será a grande estrela, que vai atrair uma multidão vinda de todas as regiões do Brasil. As cenas que Ivete vai emprestar o seu talento, será no arrependimento da Pecadora Pública, em que ela cantará "Se eu não te amasse tanto assim", e na Última Ceia, interpretando a canção "Cristo Amigo".

Vai ser uma atração de peso, e pelo visto a prefeitura municipal, vai ter que preparar uma grande estrutura para receber milhares de turistas. A Paixão de Cristo em Lauro de Freitas, é realizada por atores da cidade e da capital baiana. Vai ser show, isso se não fosse primeiro de abril, e um sonho quase impossível.

ATORES NEGROS PROTAGONIZAM NO ESPETÁCULO PAIXÃO DE CRISTO EM LAURO DE FREITAS

QUEM DISSE QUE CRISTO É LOIRO DOS OLHOS AZUIS?!

Desta vez, o espetáculo “Paixão de Cristo” encenado em Lauro de Freitas, será apresentado uma semana depois da Páscoa, de 13 a 15 de abril, na Praça da Matriz, Centro, ás 19h30min.

Pela décima quarta edição, a Sociedade Cultural Távola, exibe a comovente história da vida de Cristo, atraindo uma multidão à praça principal da cidade. Que na arena montada, com arquibancadas para três mil pessoas, iluminação cênica de última geração, e diversas inovações, assistem com todo conforto, uma montagem cênica que tem atores negros, encarnando as personagens principais.

Nada começou por acaso. Desde 2005, Jesus Cristo foi interpretado em nossa encenação por atores negros. Zezinho Peixoto,que é músico e ator, morador de Itinga, por sete anos, tem a responsabilidade de emocionar o público, e de certa forma, acabar com o preconceito e o racismo que infelizmente, ainda existe na sociedade. “Acho Jesus Cristo fascinante, ele foi o maior Ser que pregou a igualdade entre os povos. Ele exerceu e ensinou à humanidade a forma perfeita de exercer a cidadania, respeitando e amando incondicionalmente o próximo, independente de classe social. Jesus foi e sempre será a maior de todas as referências de um ser humano, simplesmente, perfeito”. Falou empolgado, o ator protagonista, Zezinho Peixoto.

Dentre outros atores, se destacam a atriz e coreógrafa Cissa Brito, que pelo segundo ano, vai interpretar Maria de Nazaré; Léo Santis, que também integra o Coletivo de Atores Negros da Bahia, sendo membro ativo da Cia. de Teatro Abdias Nascimento, que vai encarnar o Rei da Galiléia, Herodes Antipas; a atriz e diretora Kléia Maquenda, a atriz e fonoaudióloga Sheila Dias e o ator Renato Lima (fariseus); a pedagoga e atriz Joelma Luz e a publicitária Laíse Porto (Sacerdotisas); a dançarina e atriz Gisele Santos, Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê em 2010, fará Maria Madalena e a Pecadora Pública. Todos são negros e talentosos, que reforçam o elenco de um dos maiores espetáculos de teatro ao ar livre da Bahia, demonstrando assim, que a raça é humana, todos iguais.

Este espetáculo é concebido e dirigido pelo ator e diretor Duzinho Nery, que está na coordenação geral do evento, desde 1999. Ele garante que as surpresas sempre estarão na encenação, que conta com a participação da comunidade e tem o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura – Prefeitura de Lauro de Freitas, e a realização, da Sociedade Cultural Távola.

Quem quiser assistir a um bom espetáculo, basta adquirir o ingresso por R$ 3,00 (três reais), na bilheteria do Cine Teatro de Lauro de Freitas, que fica na Praça da Matriz, próximo da Prefeitura e da Igreja Matriz. Maiores informações: (71) 9115-4462 / 8704-3494. E-mail: tavolacultural@hotmail.com.

PROCISSÃO DE RAMOS ATRAI MULTIDÃO JAMAIS VISTA NA HISTÓRIA DA PARÓQUIA


Há muitos anos, não havia visto uma multidão de fieis na Procissão de Ramos pelas ruas do Centro de Lauro de Freitas, na manhã deste domingo 1/4. Sem exagero, centenas de fieis lotavam as ruas e embelezavam com os ramos estendidos, celebrando liturgicamente, a entrada de Jesus em Jerusalém, e o início da Semana Santa.

Padre Juraci Gomes veio mesmo usar a sua vocação sacerdotal, para atrair fieis à igreja Católica. Nossa cidade que vive com a proliferação de denominações protestantes, consequentemente reduzindo o número de fieis católicos. Mas pelo pouco que percebi, a missão do Padre Juraci é atrair a comunidade a participar ativamente da paróquia Santo Amaro de Ipitanga, das atividades pastorais e provocar o retorno das "ovelhas afastadas".


O novo pároco, realiza uma famosa "Missa de Cura", que atrai fieis de todos os cantos da capital baiana em nossa paróquia, lotando a igreja Matriz, como jamais fora vista em Lauro de Freitas. Padre Juraci é mesmo um fenômeno, usado como instrumento de Deus. Ainda bem, que está em Lauro de Freitas, e quando terminar a sua missão nas terras de Ipitanga, com certeza, deixará um legado imensurável. (Por Duzinho Nery - Blog Catiripapu).

PARTIDO VERDE FARÁ ENCONTRO METROPOLITANO EM LAURO DE FREITAS

No próximo dia 15 de abril, o PV, presidido por Carmen Reyes, mas que na urbe tem BOMFIM como sua maior referência política, reunirá todos os verdes da Região Metropolitana com a presença de dirigentes da Nacional, deputados, vereadores e prefeitos.

Na cidade, o PV pôs a pré-candidatura de José BOMFIM, ex-vereador, à PREFEITO e um número razoável de pré-candidatos a vereador como Napoleão, Eduardo Alfano, Fernando Lima, Adailton, Joaquim Neto e muitos outros, certos de que podem até não eleger o alcaide, mas farão ao menos uma cadeira na Câmara de 2013. (Blog Inimigo).

DEUSA DO ÉBANO DO ILÉ AIYÊ INTERPRETARÁ MARIA MADALENA NA PAIXÃO DE CRISTO EM LAURO DE FREITAS


A Deusa do Ébano do Bloco Afro Ilê Aiyê, no carnaval de 2010, Gisele Santos, vai encarnar Maria Madalena, uma das figuras bíblicas mais importantes da vida pública de Jesus Cristo. Gisele além do belíssimo reinado no carnaval baiano, fazendo turnê por várias partes do mundo, se destacou também no filme baseado na obra de Jorge Amado, "Quincas Berro d´Água", dirigido pelo cineasta Sérgio Machado, que teve no elenco a atriz global Mariana Ximenes.

Ela vai se apresentar de 13 a 15 de abril, na Praça da Matriz de Lauro de Freitas, sendo uma das atrações do belíssimo espetáculo "Paixão de Cristo". Venha conferir!!!

Na foto acima, Gisele está com a presidente Dilma Houseff e o atual vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito no Curuzú-Liberdade, na saída do bloco Ilé Aiyê no carnaval de 2010.