terça-feira, 27 de março de 2012

João Pessoa terá primeiro candidato a prefeito homossexual do Brasil


O primeiro candidato a prefeito homossexual e militante das causas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) do país concorrerá à administração da cidade de João Pessoa. O professor Renan Palmeira foi oficializado como pré-candidato do Partido Socialismo e Liberade (Psol) depois de ser eleito na convenção interna no último domingo (25). Em maio, a candidatura será oficializada. Nesta terça-feira (27), ele afirmou que seu objetivo é provocar o debate sobre as questões referentes a todas as minorias brasileiras, não apenas ao grupo LGBT. Os problemas do município de João Pessoa também foram citados. O professor, que é integrante do Movimento Espírito Lilás, terá o apoio do deputado federal Jean Willys (Psol-RJ). O ex-prefeito de João Pessoa, João Maranhão (PMDB), o deputado federal, Luciano Calixto (PT), e Estelizabel Bezerra (PSB) serão os concorrentes de Renan Palmeira. “Existem políticos que já estão fazendo campanha contra nossa candidatura”, afirmou ele. O pré-candidato ainda falou que o maior concorrente será o consevadorismo das elites paraibanas. De acordo com dados da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), 132 pessoas do movimento LGBT já são pré-candidatas às eleições de 2012 em 22 estados. No total, 20 partidos já contam com candidatos LGBT, entre eles PP, PSC e PSDC.

IRMÃ DO ATOR FABRÍCIO BOLIVEIRA SERÁ SEPULTADA NESTA QUARTA FEIRA

A nutricionista Priscila Boliveira, de 27 anos, irmã do ator baiano Fabrício Boliveira, vítima de um acidente de parapente na última segunda-feira no Rio de Janeiro, será enterrada, nesta quarta (28) em Salvador, no cemitério Jardim da Saudade, às 10h.

Segundo informações da assessoria de imprensa do cemitério Jardim da Saudade, o corpo da jovem deve ser encaminhado do Rio de Janeiro a Salvador ainda nesta terça-feira (27) para o velório. A assessoria não soube informar o horário que o corpo de Priscila chega e nem o horário que se inicia a cerimônia.

Parapente - A irmã do ator passava férias em São Conrado, zona sul da cidade carioca, ao lado de amigas e planejava voar de asa delta. Por questões de peso e altura, os instrutores sugeriram o parapente como esporte mais seguro.

Fabricio, que estava com a irmã na cidade, aguardava o pouso dela em uma praia próxima ao local que a jovem teria saltado quando, devido à demora, procurou os instrutores para saber o que estava acontecendo.

O ator foi informado que houve um acidente fatal com Priscila. Ele encontrou o corpo da irmã na areia, sem vida. Mesmo sendo considerado um acidente, a família Boliveira pediu para que a polícia analisasse as imagens da câmera que estava no equipamento.

Projeto antibaixaria é aprovado pela Assembleia Legislativa

Foi aprovado na noite desta terça-feira (27) pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o projeto de lei antibaixaria, de autoria da deputada Luiza Maia (PT), por 43 votos a 9.

Antes, o projeto foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça; e Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Aprovado em primeiro turno, o projeto ainda teve uma emenda acrescentada, excluindo as danças e coreografias do texto - agora, ele se aplica somente a bandas que exponham mulheres com as músicas.

Maia falou hoje na tribuna que fez o projeto "porque realmente precisava ser dado um freio. Ninguém suporta mais", disse, ressaltando que recebeu apoio de várias instituições, das delegadas da DEAM (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher) e até da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.

O deputado Carlos Geilson (PTN), que pediu vista na votação da semana passada, levando ao adiamento da votação, votou favoravelmente hoje. Agora o projeto será enviado para sanção do governador Jaques Wagner, que já declarou publicamente que apoia a lei antibaixaria.

Com a lei antibaixaria, fica proibido o uso de verbas públicas para contratação de artistas que exponham as mulheres a situação de constrangimento ou que incentivem a violência através de suas músicas durante shows.

O artista contratado com verba pública para algum show não poderá executar estas músicas consideradas ofensivas às mulheres - e caso o faça pagará uma multa, determina o projeto de lei. O objetivo é combater o preconceito e também diminuir os índices de agressão à mulher. (Correio)

VIVA!!! 27 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

Cena do espetáculo "Gaiola, O Caçador de Solidão", texto e direção Duzinho Nery, atuação Léo Santis.

A arte do TEATRO, invadiu a minha vida, e norteou o meu tempo, através do fazer a arte de interpretar. Ganho tempo para criar, para conceber e me fascinar com tudo que depois acontece... Nele, se dá vida a criações, a seres do bem e do mal, que são iluminados ou fulminados... São meras criações.

O TEATRO tem alma, sim senhor, é vivo. Pra uns repete a vida, para outros, se recria... O TEATRO é a pura essência da arte. Com ela, os caminhos podem permear para onde queiram, não se tem limites... Basta respeito ao templo e a plateia... E responsabilidade no fazer, com carinho, esmero e respeito.

Nele se chora e se rir... Faz-se pensar e refletir... O TEATRO é uma razão e uma ciência, é amor... Se protesta, se cala e diz tudo quando quer.

Na rua, no palco, na escada ou no elevador... Basta desejar e fazer, em qualquer lugar...

O TEATRO respira, transforma a alma e prepara o cidadão para a vida. É fascinante!!!

Evoé Baco!!! MERDA!!!

Duzinho Nery, 27 de março de 2012.


DIA 27 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DO TEATRO.

CONHEÇA O TEATRO

O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.

O marco principal do surgimento do teatro foi a reunião de um grupo de pessoas em uma pedreira, que se reuniram nas proximidades de uma fogueira para se aquecer do frio.

A fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo, segundo conta Margarida Saraiva, da Escola Superior de Teatro e Cinema, de Portugal.

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais, para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.

As homenagens aos deuses também favoreceram o aparecimento do teatro. Na época das colheitas da uva, as pessoas faziam encenações em agradecimento ao deus Dionísio (deus do vinho), pela boa safra de uvas colhidas, assim, sacrificavam um bode, trazendo para a comemoração os primeiros indícios da tragédia.

Os povos da Grécia antiga transformaram essas encenações em arte, criando os primeiros espaços próprios, para que fossem divulgadas suas ideias, as mitologias, agradecimentos aos vários deuses, dentre outros assuntos.

O gênero trágico foi o primeiro a aparecer, retratava o sofrimento do homem, sua luta contra a fatalidade, as causas da nobreza, numa linguagem bem rica e diversificada. Os maiores escritores da tragédia foram Sófocles e Eurípedes.

Nessa época, somente os homens podiam representar, assim, diante da necessidade de simular os papéis femininos, as primeiras máscaras foram criadas e mais tarde transformadas nas faces que representam a tragédia e a comédia; máscaras que simbolizam o teatro.

O gênero cômico surgiu para satirizar os excessos, as falsidades, as mesquinharias. Um dos principais autores de comédia foi Aristófanes, que escreveu mais de quarenta peças teatrais.

Nas primeiras representações, a comédia não foi bem vista, pois os homens da época valorizavam muito mais a tragédia, considerando-a mais rica e bonita. Somente com o surgimento da democracia, no século V a.C, a comédia passou a ser mais aceita, como forma de ridicularizar os principais fatos políticos da época.

Por Jussara de Barros