sexta-feira, 23 de março de 2012

COMEÇA NESTE SÁBADO 24/3 A 2a MOSTRA CULTURAL DE LAURO DE FREITAS



VAMOS PRESTIGIAR!!!

Marcos Prisco é libertado da Cadeia Pública

Preso na Cadeia Pública de Salvador desde o dia 9 de fevereiro, o homem acusado de chefiar o movimento grevista que parou a PM baiana, no final de janeiro deste ano, foi libertado pela Justiça. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Marco Prisco saiu da unidade penal por volta das 15h, acompanhado do advogado.

Preso há mais de um mês, Prisco ficou custodiado em uma cela comum, isolado dos outros presos. O ex-PM foi detido, quando decidiu desocupar a Assembleia Legislativa e se entregar à PF, após a divulgação de trechos de uma escuta telefônica em que foram sugeridos atos de vandalismo no Estado.

Ele saiu pelo fundo do prédio, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Segundo Rogério Andrade, seu advogado, Prisco decidiu se entregar por conta da "inflexibilidade do governo para negociar" e com o objetivo de evitar um conflito armado.

Entre os dias 31 de janeiro e 11 de fevereiro, os policiais baianos paralisaram suas atividades em prol de melhorias salariais, anistia administrativa para os PMs grevistas e revogação dos mandados de prisão dos chefes da greve.

O clima de insegurança pairou na cidade, o que fez com que o exército fosse deslocado ao Estado. O turismo na capital também sofreu as consequências da greve. (A TARDE)

Leão e Marinho brincam sobre possibilidade de chapa no gabinete de Wagner


Ao final da visita do ministro Marcelo Crivella (Pesca), ontem, a Salvador, ele decidiu visitar Jaques Wagner, fazendo-se acompanhar das várias lideranças que o seguiam. No gabinete do governador, os deputados federais João Leão (PP) e Márcio Marinho (PRP) se encontraram, conversaram e depois sentaram-se próximos. Foi quando Leão virou para Marinho e tascou, dirigindo-se para um correligionário que se aproximava com uma máquina fotográfica: “Pode estar aqui a chapa Leão-Marinho para a Prefeitura de Salvador!”. Também sorrindo, Marinho retrucou: “E por que não a chapa Marinho-Leão?” No mesmo clima amistoso, Leão meneou a cabeça e já ia se resignando, quando um assessor o socorreu: – Porque, no reino animal, só existe Leão Marinho e não o contrário. Todo mundo caiu na gargalhada. (Política Livre).

Presidente estadual do PCdoB nega que aliança com PT tenha sido fechada em Lauro de Freitas


O presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, em entrevista, negou que tenha sido fechada qualquer aliança de seu partido com o PT em Lauro de Freitas. Um entendimento entre as duas legendas estava sendo anunciado na imprensa, mas Almeida afirmou que a pré-candidatura de Chico Franco está mantida e que ele deve se reunir ainda hoje com ele. “Se alguém está falando pelo PCdoB ou não entende a cultura do PCdoB ou está usando expedientes não muito bons na política”, disse. O dirigente comunista afirmou que quem delibera sobre alianças nos municípios com mais de 50 mil habitantes é a direção estadual. “Será sempre a direção estadual que anunciará se houve entendimento ou não”.

Daniel Almeida, entretanto, não afastou a possibilidade de aliança – com o PT e com outros partidos – em Lauro de Freitas e outras cidades. “Agora, temos conversado. Fizemos uma conversa com Jonas na semana passada. Essa semana, fizemos conversa com Negromonte (PP) sobre possibilidades de alianças no Estado e inclusive discussão sobre uma estratégia mais global com o PT, com o PP e, nessas conversas, está incluída Lauro de Freitas”, confirmou.

Daniel Almeida concluiu mandando um recado para o PT: “O PT tem muita ânsia por buscar apoio e não compreende que só recebe apoio quem tem também disposição de apoiar. Nós apoiamos candidatos do PT e outros partidos, mas também queremos receber apoios. Se o PT faz conversas e sai anunciando como se estivesse fechado, o PT não tá querendo apoio. Ou nos respeita como aliado ou nós vamos conversar com outros. Imposição o PCdoB não aceitará. O anúncio que foi feito, a leitura que eu faço é a seguinte: se o PT não quer o apoio em Lauro de Freitas, que diga isso de forma mais clara”. (Política Livre).

MORRE CHICO ANYSIO, O MAIOR COMEDIANTE QUE O BRASIL JÁ TEVE


Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos e completaria 81 anos no dia 12 de abril.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.

O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.

No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.

Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.

Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Boliviano é regularizado e pode defender o Bahia no Baiano


O boliviano Luis Gutiérrez, do Bahia, foi regularizado nesta quinta-feira. O jogador fica à disposição do técnico Paulo Roberto Falcão para a partida do próximo domingo contra o Itabuna, às 16h (de Brasília), no Estádio do Pituaçu, em Salvador.

Contratado pela equipe tricolor no fim de janeiro, Gutiérrez só teve contrato assinado na última sexta-feira, o que fez com que a sua regularização demorasse ainda mais. Nesses quase dois meses, o boliviano estava em trâmite para tirar o visto de trabalho e documentos brasileiros.

Apesar de ser zagueiro de origem, Gutiérrez também atua na lateral esquerda. Com isso, ele pode ser opção para o lugar de Ávine, que se recupera de tendinite na perna. Na zaga, ele irá brigar por vaga com Titi, Danny Morais, Diego Jussani e Rafael Donato.

Gutiérrez já atuou na Seleção boliviana em eliminatórias da Copa do Mundo e na Copa América de 2011. Ele também defendeu o Kyriat Shmona, de Israel, e o Oriente Petroleiro-Bolívia, última equipe antes de ir para o Bahia. R7


Fina Estampa se despede com trunfo de alavancar Ibope do horário nobre

Fina Estampa termina com a moral de ter levantado a audiência do horário nobre da Globo/TV Bahia. No geral, a novela teve média de 41 pontos no Ibope - cada ponto corresponde a cerca de 60 mil pessoas. As antecessoras, Insensato Coração e Passione marcaram 35,5 pontos em média.

Um dos responsáveis por deixar o telespectador grudado em frente à TV tem nome e sobrenome: Crodoaldo Valério, o mordomo Crô, interpretado por Marcelo Serrado. “Foi o melhor trabalho da carreira do Serrado, que vinha de uma série de galãs e um vilão dos mais violentos - o delegado Dênis Nogueira, de Vidas Opostas, da Record - e entrou na pele de um gay afeminado”, ressalta Rodolfo Bonventti, colaborador do livro Memória da Telenovela Brasileira.

A falta de compromisso da trama com a realidade também agradou ao público. Para Claudino Mayer, autor do livro Quem Matou... o Romance Policial na Telenovela, “um homem como René (Dalton Vigh) se apaixonando por uma mulher como Griselda (Lilia Cabral) numa esquina de Copacabana... Isso é legal, faz o telespectador sonhar”.

Autorreferência
Autor de Fina Estampa, Aguinaldo Silva comemora o sucesso da novela. “Como as novelas anteriores estavam enfrentando dificuldades de audiência, fiquei surpreso quando conseguimos bater a média de cinco pontos acima do que estava acontecendo. Foi um marco na minha carreira”. Segundo ele, o fato de ter sido uma história sem complexidade agradou. “Era uma novela altamente popular e com linguagem que pegava o povo”.

Responsável também por outros sucessos da teledramaturgia brasileira, Aguinaldo Silva usou a novela para fazer autorreferências e citar suas próprias novelas. O modo como a vilã, Tereza Cristina (Christiane Torloni) matou algumas de suas vítimas lembrou Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004), que assassinava os inimigos empurrando-os escada abaixo.

Além disso, no final, Íris (Eva Wilma) e sua companheira Alice (Thaís de Campos) viajam de caminhão para a fictícia cidade de Greenvile, onde se passava a história de A Indomada (1997). O último capítulo de Fina Estampa vai ao ar hoje, com reapresentação amanhã.