segunda-feira, 12 de março de 2012

PLANSERV TEM NOVO POSTO DE ATENDIMENTO NO SAC LAURO DE FREITAS


O Planserv possui agora um novo posto de atendimento no recém-inaugurado SAC Lauro de Freitas, que fica na Avenida Santos Dumont, Km 3,5, Shopping Passeio Norte, piso G1. Por enquanto, ele funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 14h, aos sábados. Na próxima segunda-feira, o funcionamento será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 13h, aos sábados. Também a partir do dia 19 o posto atenderá por agendamento (hora marcada), das 12h às 18h. O agendamento por turno integral acontece a partir do dia 2 de abril.

PC DO B QUER ELEGER 30 PREFEITOS E 300 VEREADORES NA BAHIA


O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia aprovou neste sábado, um documento estabelecendo as metas do partido para as eleições de outubro. Entre as principais deliberações está a eleição de, no mínimo, 30 prefeitos e prefeitas, além de 300 representantes para as câmaras de Vereadores em todo o estado, com destaque para grandes centros políticos, como Salvador, Juazeiro, Lauro de Freitas, Itabuna, Guanambi e Vitória da Conquista. “A disputa nestes municípios terá caráter prioritário para o PCdoB, porque são centros políticos, em que temos viabilidade eleitoral. Por isso, a direção estadual reafirmou as candidaturas nestes municípios, colocando-as como prioritárias, por considerá-las candidaturas viáveis, no ponto de vista eleitoral”, informou o presidente do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida.

LIGA DESPORTIVA DE LAURO DE FREITAS INICIA CAMPEONATO MUNICIPAL 2012


Neste domingo (11) começou o Campeonato Municipal de futebol de Lauro de Freitas, com dois jogos, os iniciantes não contaram conversas e tentaram a todo custo vencer o adversário. No primeiro jogo disputaram os times Santo Amaro e Grêmio, jogo fervoroso com torcida participativa. O resultado Santo Amaro 3 X 2 Grêmio. No segundo jogo, a torcida estava desgastada, tensa e exigente, principalmente as mulheres, que tomaram conta da arquibancada. Disputaram o Internacional contra o Rio Vermelho. Final de jogo, empate que deixou os torcedores insatisfeitos, resultado Internacional 2 X 2 Rio Vermelho.

O presidente da Liga Desportiva, José Bonfim está muito contente com a realização de mais um campeonato dentro do município. Ele afirma que apesar das dificuldades enfrentadas, fica motivado, porque as pessoas sempre mostram interessadas em apoiar o evento. Hoje por exemplo, durante os jogos, foram sorteadas uma cesta básica e uma bicicleta.

Bonfim também avisa que os jogos serão sempre aos sábados, para que não choquem com outros jogos do campeonato baiano.

No próximo sábado (17/03), às 15h, terão mais duas partidas, pertencente ao grupo G2. No primeiro jogo, o time Panelinha enfrentará o Ipitanga. Já no segundo, o time Lauro de Freitas enfrenta o São Cristóvão. Os ingressos custam R$ 2 (Dois reais). Nessa segunda edição são 12 clubes disputando o campeonato municipal de futebol.

Por Adailton Reis - Letras e Tons

PERSEGUIÇÃO EM ITINGA TERMINA EM MORTE DE UM JOVEM INOCENTE

A Polícia perseguiu na manhã desse domingo dois jovens numa moto no bairro de Itinga. Um dos jovens, o carona, de mome ROMERO, foi morto a tiros.

Segundo depoimentos dos moradores, o jovem morto era músico e estava indo ao Largo do Caranguejo comprar bebida para comemorar seu aniversário.

Um amigo de moto ofereceu carona e ao ser abordado pela polícia não parou, por não estarem de capacete e da irregularidade dos documentos do veículo.

A persegução se deu ainda no bairro de Itinga, loteamento Santa Bárbara onde morava a vitima. No viadulto do aeroporto, o condutor perdeu o controle e caiu na pista de baixo, tendo uma costela e perna quebrada. Romero ja havia sido baleado nesse momento.

* Os jovens não tinham ligação com o trafico.

Ricardo Andrade
Editor

RICARDO TEIXEIRA RENUNCIA PRESIDÊNCIA DA CBF, DEIXANDO UM "MUITO OBRIGADO" A TORCIDA BRASILEIRA


Ricardo Teixeira não é mais presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, José Maria Marin - vice-presidente do Sudeste e mandatário em exercício após a licença médica de Teixeira na última semana - anunciou que o cartola renunciou aos cargos.

Marin leu uma carta de Teixeira em que o dirigente dizia: "Hoje, deixo definitivamente a presidência da CBF". No texto, o ex-presidente anuncia Marin, de 79 anos, como seu substituto na confederação. No COL, os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo fazem parte do conselho de administração. Segundo Marin, ele também entrará no COL.

No comunicado, Teixeira deixou um "muito obrigado" à torcida brasileira, lembrou os títulos conquistados pela Seleção desde sua chegada em 1989 e considerou injustas as acusações que tem sofrido. "Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde", dizia o texto. Na última sexta, o dirigente havia pedido licença médica. Na véspera da Assembleia Geral da CBF, que foi realizada dia 29 de fevereiro, ele passou mal durante uma reunião e teve que deixar a sede da entidade com dificuldades de se locomover. Em setembro do ano passado, Teixeira foi internado por dois dias no Rio de Janeiro devido à diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do colón que têm ligação com o intestino grosso) G1.
"OS POLÍTICOS NÃO CONHECEM NEM O ÓDIO NEM O AMOR. SÃO CONDUZIDOS PELO INTERESSE E NÃO PELO SENTIMENTO".

Philip Chesterfield

IPTU COMPRA "QUEIJO SUÍÇO" PARA AS RUAS DE VILAS DO ATLÂNTICO


Os moradores de Vilas do Atlântico reagiram com sarcasmo ao modo como o IPTU e outro impostos são aplicados na cidade pela prefeita Moema Gramacho. Pintaram todos os buracos e nomearam com as siglas dos impostos e taxas cobrados pela prefeitura e que não são revestidos em simples melhorias; como por exemplo, tapar os buracos das ruas. A população está indignada com o abandono da cidade e dizem que em ano de eleição as coisas podem piorar, pois neste ano o dinheiro pode ser usado para outras coisas.

Por Marcelo Aragão

POLUIÇÃO NO RIO JOANES SE AGRAVA A CADA DIA E EM BREVE PODERÁ VIRAR ESGOTO A CÉU ABERTO


Responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador e Região Metropolitana a situação do Rio Joanes está cada vez pior. Os esgotos de condomínios de luxo, das comunidades ribeirinhas e os resíduos das indústrias situadas próximas ao rio são os principais fatores de contaminação.

Análise de amostra de água do Rio Joanes, coletada no ano passado por técnicos da Cetrel, indicou uma elevada carga orgânica e indicadores de contaminação por esgotos urbanos. Foram registrados valores de Coliformes Totais e Termotolerantes acima da referência do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que estabelece parâmetros de níveis máximos aceitáveis de poluição.

O Joanes que já apresentou oito metros de profundidade, atualmente se encontra com apenas 4 metros. Dos 40 quilômetros de rio, oito estão poluídos. Os esgotos são os principais fatores da mortandade de peixes e ostras, sem contar o mau cheiro que se espalha por toda parte.

Sensibilizados com a situação de abandono que se encontra o Rio Joanes, moradores de Lauro de Freitas e Camaçari se uniram com pescadores e marisqueiras e criaram a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Rio Limpo com a missão de salvar o Rio Joanes.


A ONG organiza encontros, no sentido de conscientizar a sociedade para não jogar qualquer tipo de objetos no rio e assim conquistar com rapidez a sua revitalização. Há cerca de três anos a comunidade vem lutando para salvar o Rio Joanes, que um dia já apresentou água cristalina, sendo visitado por baianos e turistas.

De acordo com o morador do Condomínio Pedra do Rio e diretor executivo da Rio Limpo, Fernando Borba, a solução para o drama do Joanes está na realização das obras de saneamento básico que os municípios de Camaçari e Lauro de Freitas deram início no ano passado. Segundo ele, a esperança dos moradores é que o projeto da prefeitura se conclua em 2014 e que o rio volte a respirar e sustentar dezenas de famílias de pescadores como foi um dia.

Morador do Condomínio Vilas do Joanes e membro da OSCIP, o engenheiro agrônomo Fernando Carvalho, acredita que se a comunidade evitasse jogar lixo no rio, com certeza o problema seria menor. “Se não houver nenhuma atitude pro ativa no sentido de recuperar o rio, ele estará morto em 20 anos. As pessoas precisam se conscientizar e ajudar a salvar o Joanes”, ressaltou.

O presidente da Colônia de Pescadores, de Buraquinho, e da Associação de Pescadores local, Jonas Tomaz dos Santos, 52, afirmou que a situação está cada dia pior. Segundo ele, o crescimento das construções próximas ao rio e o desmatamento dos manguezais têm contribuído muito nos últimos anos para a degradação do Joanes. Peixes, caranguejos e mariscos que antes eram vistos com farturas estão sumindo das águas do rio. “Devido a situação critica do rio, pescadores e marisqueiras tiveram que abandonar o ofício. O rio limpo será uma luz no fundo do poço. Não podemos deixar o Joanes morrer”, enfatizou Tomáz.

Ainda de acordo com Tomaz, a partir da criação da Rio Limpo foram realizados mutirões de limpezas em parceria com pescadores, moradores de condomínios e comunidades ribeirinhas, sendo retirados toneladas de lixo de dentro do rio. Entre os objetos encontrados, pneus, garrafas pets, móveis velhos e sacos plásticos.

O rio Joanes nasce no município de São Francisco do Conde, localizado no recôncavo da Bahia, e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. (Tribuna).

Yuri e João Carvalho formam paredão do BBB 12


E o nono paredão do Big Brother Brasil 12 foi formado. Yuri, indicado pela líder Kelly, e João Carvalho, que recebeu mais votos na casa, vão disputar o voto do público para continuar na casa e tentar ganhar o R$ 1,5 milhão de prêmio.
Antes da votação, Monique, o anjo da semana, imunizou Yuri. Mas, para azar do brother, a regra havia sido mudado e a própria Monique foi quem ficou imune. Com isso, Kelly o indicou, alegando que queria proteger as pessoas mais próximas dela na casa.

João Carvalho não demonstrou surpresa com sua indicação. "Independentemente de eu ficar ou não, estou aliviado por não ter ido com a Monique", disse. *Correio

TV digital interativa pode virar política de governo para promover a inclusão digital e social

O acesso a serviços interativos por meio da televisão poderá se tornar uma política de governo, com o objetivo de promover a inclusão digital e social da população. Segundo o superintendente de Suporte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Barbosa, a ideia está sendo formatada pela EBC e será levada em breve aos ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, e Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, para depois passar pela avaliação da presidenta Dilma Rousseff.

A expectativa é que ainda neste semestre possam ser iniciados os primeiros testes para avaliar a aceitação da população do modelo de interatividade. “A ideia geral é que a gente possa fazer uma prova de conceito, transmitir o sinal da TV Brasil, distribuir set top box [conversores] na casa das pessoas, principalmente de baixa renda, que estejam integradas a um dos programas do governo. Para fazer uma medição real se eles vão usar o serviço ou não, se realmente vão saber usar. Com essa medição, mostrar para as autoridades para que se possa fazer disso uma política tão importante de Estado como é o Programa Nacional de Banda Larga”, disse Barbosa, em entrevista à Agência Brasil.

A aposta é que a intimidade da população com a televisão possa facilitar o uso dos serviços que serão oferecidos com a interatividade, como a marcação de consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso a programas do governo, como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, serviços previdenciários e serviços bancários. “Todos os programas do Estado estarão dentro da casa da pessoa, em um veículo que a maioria da população brasileira já tem familiaridade há mais de 50 anos. Isso é muito diferente do que introduzir uma tecnologia nova”, avalia o superintendente, comparando a TV com a internet.

Para receber o sinal de TV digital em um televisor comum, é preciso de um conversor, chamado de set top box. Para facilitar o acesso a esses aparelhos, estão sendo estudadas formas de financiamento ou até mesmo uma fidelização, como por exemplo, ao abrir uma conta para receber os recursos do Bolsa Família nos bancos públicos, a pessoa receberia um conversor. (Agência Brasil).