quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CINCO CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR TÊM AUMENTO NA TAXA DE HOMICÍDIOS

Apesar da Bahia ter registrado, em 2011, uma redução de 5,5% no índice de homicídios dolosos, em comparação a 2010, cinco cidades da Região Metropolitana de Salvador tiveram aumento no número de homicídios: Mata de São João, Pojuca, Vera Cruz, Candeias, Camaçari e Madre de Deus.

Em Mata de São João, o aumento chegou a 147%; em Pojuca o aumento foi de 125%; Vera Cruz aumentou 61%; Candeias teve 25% a mais; e em Camaçari, o número de homicídios cresceu 7%.

Confira abaixo:



Outras seis cidades da RMS apresentaram redução no número de assassinatos. São elas: São Sebastião do Passé, Itaparica, Simões Filho, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila e São Francisco do Conde. Em Madre de Deus, o número se manteve estável, pois tanto em 2010 quanto em 2011, foram registrados quatro homicídios na cidade.

Na capital baiana, os registros de homicídios tiveram redução de 6,8%. Nordeste de Amaralina, CIA, Brotas, Boca do Rio e Periperi foram as regiões que tiveram maior redução. No Nordeste, onde foram instaladas três bases comunitárias, a redução foi de R$ 46,8. Em 2010, foram 62 homicídios, contra os 33 assassinatos no ano passado.

Primeira vez em 10 anos
Conforme divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), esta é a primeira vez nos últimos dez anos que a curva de mortes violentas na Bahia registra queda. Entre 2010 e 2011, em todo o estado, diminuíram também os registros de roubos a residências (4,5%) e assaltos a transeuntes (1,7%).

Os dados foram apresentados durante balanço feito pela Secretaria da Segurança Pública, na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.

Entre as ações da Segurança Pública que se destacaram em 2011 está o lançamento do programa Pacto pela Vida, responsável por criar o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e implantar as bases comunitárias de segurança em Salvador, nas comunidades do Calabar, Nordeste de Amaralina e Subúrbio Ferroviário.

Este ano, o governo baiano também lançou o Viver sem Drogas, um conjunto de ações que atuam na prevenção e combate ao uso e tráfico de drogas, especialmente, ao crack.

Fonte Correio