sábado, 15 de outubro de 2011

DEU NO BOCÃO NEWS

Horário de verão entra em vigor no domingo


Entra em vigor a partir da zero hora deste domingo (16) o horário de verão, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida vale para 11 estados – nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal, além da Bahia. O novo horário terminará à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012.

Esta é a 41ª edição do horário de verão que, desde 2008, possui data fixa de início (terceiro domingo de outubro) e término (terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente). Se a data coincidir com o domingo de carnaval, como acontecerá em 2012, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

O horário de verão é sempre adotado nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia elétrica, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. De outubro a fevereiro, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao sol – e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

DEU NO CORREIO

Bancários baianos avaliam proposta da Fenaban e greve pode acabar nesta segunda (17)

Esta é a maior greve dos últimos 20 anos, com mais de nove mil agências paradas, segundo o sindicato

15.10.2011 | Atualizado em 15.10.2011 - 17:11

Visualizações: 746

Tamanho da letra: -A | +A



Redação CORREIO

A greve dos bancários que já dura 20 dias pode acabar nesta semana, caso os sindicatos estaduais aprovem a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que prevê 9% de reajuste salarial. Os baianos em greve se reunem em assembleia marcada para esta segunda-feira (17) às 18h, no Ginásio de Esportes, nos Aflitos.

Segundo informações do Sindicatos dos Bancários da Bahia, esta é a maior greve dos últimos 20 anos, com mais de nove mil agências paradas. Somente na Bahia, mais de 700 unidades estão fechadas e 80% dos trabalhadores aderiram à paralisação nacional.

De acordo com Carlos Cordeiro, presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, em relação ao piso da categoria, o aumento real foi de 4,3%, além de 12% de reajuste no piso da categoria, que passa de R$ 1.250 para R$ 1.400. Os dias parados também não serão descontados, mas devem de ser compensados até o dia 15 de dezembro.

Assembleias

Os sindicatos estaduais precisam aprovar a proposta em assembleias, previstas para ocorrer na segunda-feira."Vamos orientar os sindicatos a aceitar a proposta", afirmou Cordeiro. Se o acordo for aprovado pela maioria dos cerca de 140 sindicatos da categoria, os bancários retornam ao trabalho na terça-feira (18).

DEPUTADO CACÁ LEÃO DE LAURO DE FREITAS EM AÇÃO NA BAHIA


O Deputado Estadual, Cacá Leão apresentou o projeto “Férias com Merenda” que propõe o fornecimento de uma refeição diária, de segunda a sexta-feira, nos períodos de férias escolares, de meio e final de ano letivo, aos alunos matriculados na Rede Pública Estadual de Ensino.

O objetivo do projeto é garantir a manutenção e constante melhoria do estado nutricional desses alunos, vez que uma parcela significativa da clientela da Rede Pública de Ensino é absolutamente dependente do atendimento fornecido pela merenda para suas necessidades básicas de alimentação.

O deputado acredita que o projeto proposto por dar continuidade à dieta das crianças na escola, deve garantir a permanência de inúmeros baianos nas salas de aula, já que muitos têm a merenda escolar como única refeição diária, e isso certamente refletirá na melhoria do aprendizado e do rendimento deste aluno.

merenda escolar.jpg

“Férias com merenda” garantirá a nutrição das crianças da rede pública estadual

DEU NO POLÍTICA LIVRE

Petista reage à crítica de Galindo sobre filiação de Anunciação

João Raimundo/ Fala Cidadão

Ápio Vinagre, secretário de Governo

O secretário de Governo da prefeitura de Lauro de Freitas, Ápio Vinagre (PT), reagiu às críticas do presidente do PCdoB de Salvador à filiação do vereador Alcindo Anunciação ao PT, publicadas aqui por este Política Livre. “Qual a avaliação que Galindo faz de Nicandro Macedo, atual comunista de Mar Grande??”, questionou o petista em seu twitter, mencionando o ex-prefeito de Vera Cruz, que era filiado ao DEM, tradicional adversário de petistas e comunistas no estado. Perguntado por este site se entendia que Galindo estava se intrometendo em um assunto interno do PT, Vinagre respondeu: “Entendo que cada partido tem a sua autonomia para analisar os que pretendem ingressar em suas fileiras”. (Thiago Ferreira)

DEU NO CONSULADO SOCIAL

Lauro de Freitas: Juiz nega pedido do MPF de demolição de barracas

O juiz Carlos D´Ávila, da 13ª Vara Cível Federal, negou pedido liminar de demolição das barracas da Orla de Lauro de Freitas formulado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Advocacia Geral da União (AGU) logo após a derrubada das barracas de Ipitanga no trecho de Salvador (administrada por Lauro de Freitas) ocorrida em abril deste ano. A decisão corrobora com os argumentos da defesa apresentada pela Procuradoria Geral do Município na ação. Saiba mais

A prefeita Moema Gramacho, que ontem (14) passou a manhã reunida com os barraqueiros da orla, comemorou a decisão. “Estou super feliz. O juiz teve sensibilidade. Ele entendeu que há um esforço do município para fazer a retirada planejada, que respeite os barraqueiros e aponte alternativas sustentáveis, levando em consideração as questões ambiental, legal e social”.

Na decisão, o juiz define as barracas como irregulares, mas destaca que no momento “soa precipitado falar-se em demolição ou remoção”. Determina, no entanto, que a Prefeitura “abstenha-se de expedir alvarás, autorizações, licenças ou congêneres para instalação, construção, reconstrução e funcionamento de barracas ao longo da faixa de marinha” até nova decisão da Justiça Federal. Procedimento que já vinha sendo adotado pelo Município antes da ação.

Os barraqueiros também serão intimados a se absterem de realizar quaisquer obras de construção, reconstrução, reforma e adaptação em seus estabelecimentos. O inusitado na decisão é a intimação das cervejarias para que cessem o “patrocínio e/ou financiamento” das barracas, sob pena de multa. O juiz Carlos DÁvila determinou, ainda, a intimação do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMbio) para integrarem o processo, e da ANVISA para fazer a inspeção sanitária das barracas.

A procuradora Gabriella Barbosa, de Lauro de Freitas, destaca que o município ainda pode recorrer nos pontos que carecem de esclarecimentos, a exemplo da manifestação da Superintendência do Patrimônio da União, principal interessada no processo, do Instituto do Meio Ambiente (INEMA), do Banco do Nordeste que financiou a implantação dos estabelecimentos, Capitania dos Portos e Tamar.

Enquanto a ação tramitava na Justiça Federal, a Prefeitura de Lauro de Freitas adotava providências para agilizar a nova orla do município. “Estamos aguardando a liberação do TAC, que está sendo finalizado pelo setor jurídico da SPU, para começar a discutir com os permissionários o projeto de Buraquinho, Vilas e Ipitanga, trecho de Lauro de Freitas”, garante Moema. Os recursos estão em análise da área técnico do Desenbahia.

Para os barraqueiros retirados de Ipitanga no trecho de Salvador, a alternativa encontrada – reunir todos numa área batizada de Passarela do Caranguejo – já está em funcionamento com infraestrutura aprovada pelos visitantes. “Convido todos a conhecerem a Passarela e freqüentarem as barracas da orla, assegurando a sobrevivência de dezenas de trabalhadores”, reforça a prefeita.

DEU NO CONSULADO SOCIAL

Lauro de Freitas: sessão histórica na câmara reúne vítimas da ditadura

Em sessão histórica realizada ontem, (15), na Câmara de Vereadores, Lauro de Freitas reuniu ícones da luta contra a ditadura para discutir a anistia política que completa 32 anos. Exilados, torturados, ativistas, ex-prisioneiros políticos e familiares de desaparecidos lembraram os “anos de chumbo” com depoimentos emocionados divididos entre os sentimentos de tristeza e o contentamento pela conquista da democracia. “A anistia foi uma vitória do povo brasileiro, responsável pela volta dos que partiram ‘num rabo de foguete’. Recebemos Prestes, Brizola, Arraes, Betinho. Temos de lembrar este momento extraordinário para não entrarmos no pessimismo absoluto” – frisou o deputado federal Emiliano José. O debate, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi filmado e será exibido em vídeo-aula para alunos de toda a rede municipal de ensino. Leia mais

O ex-governador da Bahia, Waldir Pires, contou a história do golpe militar de 1964, que vivenciou quando era Consultor Geral da República. Foi ele o responsável por escrever o último ofício do Governo Jango ao Congresso Nacional, para Darcy Ribeiro assinar na condição de Ministro Chefe da Casa Civil. “Com o golpe veio a ditadura e com ela o extraordinário cinismo, as torturas, a perseguição. A anistia foi a grande luta e participei dela fora da minha terra” – lembra Waldir. Teve destaque nas discussões a formação dos comitês estaduais e da Comissão Nacional da Verdade, já encaminhada ao Senado. A intenção é investigar o que houve nos bastidores, onde estão os corpos e punir os culpados.

Emocionada, a professora da UFBA Teresa Gonçalves lembrou seu irmão Jorge Leal seqüestrado pelos militares em 1970 e nunca mais encontrado. A família ainda luta para tentar enterrá-lo com dignidade. “Ele era um bom filho, um bom pai, um bom marido. Hoje a saudade e a esperança se misturam em nossas vidas. Minha mãe morreu sem poder sepultá-lo”. De acordo com a diretora do Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) da Bahia, Diva Santana, já foram contabilizados 32 mortos e desaparecidos no Estado, mas nenhum arquivo ainda foi aberto. “Que esta página seja virada, mas com verdade e memória” – defendeu.

A prefeita Moema Gramacho lembrou o Movimento Feminino pela Anistia, decisivo para conquista do perdão político no Brasil. “É sempre muito triste lembrar a ditadura, mas temos de ficar felizes porque graças a Deus, e a pessoas corajosas como estas aqui, conseguimos vencer este período. Se a democracia ainda não é plena ela caminha para isto”. Acompanhada pela platéia, a prefeita cantou a música O bêbedo e a Equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), inspirada no exílio, e finalizou enfatizando o último verso: “o show de todo artista tem que continuar”.

O evento cumpriu o papel de resgatar a história brasileira e seus personagens, segundo o secretário municipal de Educação Paulo Aquino. “A ditadura feriu a dignidade humana. Precisamos lembrar de todos os exilados, todos os torturados, todos os brasileiros que lutaram para garantir a liberdade de hoje. E que nunca mais na história deste país a gente viva momentos como aquele”. O professor da UFBA sociólogo Joviniano Neto parabenizou a realização. “Vim com a esperança e saio com a certeza de que os alunos da rede municipal irão saber o que aconteceu de verdade na história do nosso país”.

Waldir Pires, aplaudido de pé por todos os presentes ao final da sua fala, também elogiou a iniciativa do evento, presidida pelo vereador Carlucho. “Esta reunião é de um simbolismo muito grande. Aparentemente pequena, mas tão forte, tão rica de ensinamentos e propulsora do entusiasmo”. O evento foi aberto pelos violões de professores e alunos do projeto Educart (Educação, Arte, Cultura e Tecnologia), da Secretaria Municipal de Educação, que solaram Trenzinho Caipira (Vilas Lobos) e o “hino” contra a ditadura Pra não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré), cantado em coro por todos.

Estiveram presentes, entre outros, o vice-prefeito João Oliveira, a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção BahiaSara Mercês, os ex-presos políticos Pery Falcón e José Carlos Zanetti, o membro da Comissão do Grupo Tortura Nunca Mais, Mônica Oliveira Lins, e o membro do Comitê Baiano pela Verdade Ivan Braga, também ex-preso político.

DEU NO CORREIO

Lauro de Freitas: rixa de traficantes amigos de infância motivou chacina em rua de Portão

Os dois eram amigos de infância e se tornaram integrantes da mesma facção. Mas, na disputa por pontos de venda de drogas, se separaram e declararam guerra um contra o outro.

Assim tem sido, segundo a polícia, a rivalidade entre os traficantes conhecidos como Babão e Chalalau, ambos do bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

Ricardo Silva dos Santos, 24 anos, o Babão, é apontado como o líder do tráfico de Queira Deus, principal rua de Portão. Já Diego Reis da Silva, 25, o Chalalau, comanda a venda de drogas na localidade de Pé Preto. Leia mais

No domingo, a rivalidade dos dois resultou na morte de quatro moradores da região. Eles foram assassinados durante uma chacina que ocorreu na praça de Pé Preto, na rua Cristóvão Pires.

Segundo testemunhas, cerca de 30 homens armados, integrantes da facção de Babão chegaram no local em dois carros, atirando contra as pessoas que estavam na praça, por volta das 21h.

Rixa

“Eles tinham uma convivência pacífica e começaram a brigar. Eles estão em guerra”, contou a delegada Maria Daniele Monteiro que está substituindo as férias do titular da 34ª Delegacia de Polícia, em Portão. Ontem, 30 policiais fizeram diligência no local, mas nenhum dos traficantes foi encontrado.

“Eles são muito próximos, mas com a necessidade de conseguir mais pontos de vendas para ter um lucro maior fez com que a amizade acabasse”, destacou. Sobre a chacina, a delegada considerou a ação como um aviso para os traficantes de Pé Preto. “Eles (a facção de Queira Deus) deram um recado muito triste para o Pé Preto”.

Uma moradora que não quis se identificar contou que Chalalau, o rival de Babão, costuma andar armado pelas ruas de Pé Preto. “Quando acontece alguma coisa, ele saí com arma na mão. Ele é muito agressivo, mas só com os rivais dele”, disse.

O bando de Chalalau conta ainda com Anderson Reis da Silva, o An, irmão de Chalalau, e Alan Freire, o Alan Cara de Porco. Já Babão, costuma agir na região com o apoio de Wellington Nunes de Castro, o Mão, apontado como traficante de Lauro de Freitas.

Pavor

“Eles já chegaram atirando e gritavam ‘aqui não tem homem. Viemos tomar a boca de vocês’”, relembra uma moradora que passava pelo local com o marido e o filho de 4 anos. O momento em que os traficantes começaram a atirar é descrito ainda com pavor pela moradora. “Eu chorei quando vi aquela cena. Tapei o rosto do meu filho e escondi ele atrás do portão. Foi assustador”.

A estudante de 14 anos, Tainara Conceição Santos, a autônoma e vizinha da estudante, Jandira dos Santos, 43, e o jovem Natan Lima da Silva, 20, foram atingidos e morreram no local. A mãe da estudante, a auxiliar de serviços gerais, Odevânia Conceição, 34, passava pelo local junto com a filha, quando foram atingidas pelos disparos.

As duas tentaram correr, mas foram atingidas. Alvejada na perna esquerda, a mãe da garota foi socorrida para o Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, e conseguiu sobreviver.

Três dias depois, ainda foi encontrado o corpo de uma quarta vítima, o estudante de 15 anos, Abraão Felipe Ramos Marques.
O adolescente foi encontrado morto no quintal de uma casa que fica na rua Antônio de Souza, próximo à praça do Pé Preto, já em estado avançado de decomposição.

Olheiros

De acordo com a delegada da 34ª DP, os dois jovens mortos durante a chacina tinham envolvimento com o tráfico de drogas da região. “Eles eram olheiros do tráfico”, contou a delegada.

Apesar de a polícia ter identificado 10 suspeitos, responsáveis pela chacina, ninguém foi preso ainda. “Estamos fazendo operações constantes depois da chacina.

Já identificamos a maior parte dos cabeças”, disse o chefe do setor de investigação da 34ª DP, Jair Alves, sem revelar o nome dos outros integrantes.

Medo esvazia creche que atende 100 crianças

A comemoração antecipada do Dia do Professor não pôde ser realizada ontem na creche municipal Ana Santiago, em Vila Nova. Apesar da data ser comemorada hoje, os professores tinham organizado ontem uma festa para os estudantes. Mas, quando os portões abriram, às 7h, nenhuma das 100 crianças que frequentam a creche apareceu.

“Hoje funcionou, mas nenhuma criança apareceu. Avisamos aos pais que iria funcionar, mas nenhum deles trouxe seus filhos”, contou um funcionário da creche que não quis se identificar. Anteontem, as aulas tiveram que ser encerradas porque os pais vieram buscar as crianças por volta das 15h. “Sempre que acontece esse tipo de coisa, a frequência cai”, destacou o funcionário.

Após denunciar o toque de recolher instalado no bairro, o CORREIO voltou ao local ontem. O clima ainda era de medo e as ruas permaneciam vazias. “Tem que acabar com isso. Aqui tem pai de família deixando de ir para o trabalho”, reclamou um morador que não quis ser identificado.

“Quando eu cheguei aqui, a gente dormia de porta aberta. Hoje, está horrível. Até dentro de casa a gente tem medo”, contou um outro morador que também não quis ser identificado. Ele disse ainda que pretende vender a casa em que mora há 32 anos e se mudar para Ipirá, a 200 quilômetros de Salvador. “Estão matando inocentes. Ninguém fica mais na rua quando começa a escurecer”, justificou.

Para a doméstica de 38 anos, que não quis se identificar, até a luta contra o câncer sofre interferências da disputa pelo tráfico na região. “O carro da secretaria municipal tem medo de me pegar onde moro. Ele para e eu entro correndo”, contou ela. “Teve um dia que um deles, com arma na mão, mandou o carro parar, mas o motorista ficou com medo e passou correndo”.

Polícia procura traficantes

As ruas estreitas e o matagal que cerca o bairro de Portão, em Lauro de Freitas, são algumas das dificuldades que a polícia enfrenta diariamente para encontrar os traficantes da região. Na manhã de ontem, três viaturas da Polícia Militar e duas do Comando de Operações Especiais, além de agentes da Polícia Civil, fizeram rondas no local. Cerca de 30 policiais saíram pelas ruas do bairro à procura dos suspeitos. A ação se estendeu até a tarde de ontem, mas ninguém foi preso.

“A topografia de Portão é difícil, cheio de mata. Cada esquina tem olheiro. É uma comunidade pequena. Quando a gente chega, eles avisam e os caras fogem e se escondem”, explicou o chefe do setor de investigação da 34ª Delegacia de Polícia. Em nota, a assessoria da Polícia civil informou que “o efetivo vai intensificar os trabalhos de investigação na região e atuar em conjunto com as equipes da Polícia Militar, que também reforçou seus quadros no bairro, ampliando a segurança à população”. No local, moradores aprovaram a presença da polícia.

Para a delegada Maria Daniele Monteiro, não há motivo para os moradores reclamarem de toque de recolher. “A polícia está movimentada para proteger a comunidade. Estão sendo feitas diligências. Nada disso existe para nós”, disse a delegada. Apesar de negar toque de recolher, ela disse que a preocupação da polícia é devolver a tranquilidade aos moradores. “Estamos com um efetivo muito bom. Isso deixa a comunidade aliviada”.

(Correio)

EM DEFESA DE LAURO DE FREITAS TOCA NO NINHO ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Prezado Duzinho Nery,

Nesta última madrugada estávamos a debater no twitter com o amigo do MOVIMENTO Ápio Vinagre sobre a violência assustadora em Portão.

E de repente, não mais que de repente, eis que surge o Presidente Estadual do PT, Jonas Paulo, e solta mais uma de suas pérolas! E quando nós do MOVIMENTO fomos tentar entender, ele nos retribuiu com um carinho de elefante!

Será que o pessoal do PT de Lauro de Freitas foi se queixar com o PT Estadual sobre o MOVIMENTO e por isso Jonas estava tão zangado conosco?

Segundo o Presidente Estadual do PT o nosso MOVIMENTO é formado por BEÓCIOS cuja imagem no espelho é de BABAQUARAS! Se alguém entender, por favor nos diga o que significa!

Não sabemos porque Jonas Paulo está tão stressado com Lauro de Freitas...João Leão vai ganhar de qualquer jeito mesmo! Já que todos os candidatos, até o de Moema, é cria de Leão! Infelizmente!

O PRESIDENTE JONAS PAULO DO PT ESTADUAL NOS BRINDOU COM MAIS UMA DE SUAS PÉROLAS E O MOVIMENTO TENTOU ENTENDER
(Participação especial de Jheremias do Consulado Social e Lúcio Vieira Lima do PMDB):



Jonas Paulo
JonasPaulo13 Jonas Paulo
se o pt em ilheus assumir o governo municipal e operacao tabajara,porque tantas reacoes ingenuas raivosas e babaquaras...

Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@
@JonasPaulo13 Amigo nós nuca conseguimos entender o que você fala! Dá para traduzir?

Jheremmias
jheremmias Jheremmias
@
não peça não que vai ser pior @EmDefesadeLF @JonasPaulo13

Jheremmias
jheremmias Jheremmias
@
praticamente o Leôncio do Pica-Pau @EmDefesadeLF

Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@luciovl_ o nosso MOVIMENTO e @jheremmias não conseguimos entender uma única frase do @JonasPaulo13! Você que é político nato pode traduzir?

Lucio Vieira Lima
luciovl_ Lucio Vieira Lima
@
@EmDefesadeLF Vcs estão achando que político resolve tudo, essa missão é para outro profissional se é que existe algum que tenha esse dom


Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@
@luciovl_ É que a gente imaginou que era a mesma coisa de médico: só um outro médico para entender a letra!



E ENTÃO O PRESIDENTE JONAS PAULO COMEÇOU A SEQUÊNCIA DE GENTILEZAS COM O MOVIMENTO: BEÓCIOS E BABAQUARAS!



Jonas Paulo
JonasPaulo13 Jonas Paulo
por EmDefesadeLF
@
@EmDefesadeLF @jheremmias @a_vinagre os beocios primam pela desinteligencia,leem mas nao veem...

Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@
@JonasPaulo13 @jheremmias @a_vinagre Obrigado pela resposta PRESIDENTE! Foi muito instrutiva! Obrigado pelo aprendizado!

Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@
@JonasPaulo13 @jheremmias @a_vinagre agora, "tabajara"e "babaquara" quer dizer o quê mesmo?!

Jonas Paulo
JonasPaulo13 Jonas Paulo
@
@EmDefesadeLF babaquara é vc se olhar no espelho ou ler seus pensamentos...veras a imagem e a semelhanca

Em Defesa de LF
EmDefesadeLF Em Defesa de LF
@
@JonasPaulo13 Presidente, nós somos anônimos por isso ninguém conhece a cara da gente ao se olhar no espelho! Mas obrigado pelo carinho!