segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE LAURO DE FREITAS QUESTIONA O ESTADO SOBRE O "CASO PEREIRA"

A AGAT-LF gostaria de remeter esse e-mail para vosso blog, com o intuito de fazer algumas perguntas ao Estado e a sociedade Brasileira sobre o "Caso Pereira".

PRIMEIRO: Para elucidação do caso da adolescente, sequestrada, possivelmente violentada e morta de forma bárbara, quais as investigações que levaram de fato ao GM Pereira? Existem provas concretas que ele estava no local do crime, no dia e horário do fato?

SEGUNDO: embora toda a sociedade brasileira queira saber a verdade e punir o(s) culpado(s), é lícito manter presa uma pessoa, apenas pelo "reconhecimento" duma testemunha menor de idade, envolvida emocionalmente com a vítima, e no intuito e talvez ânsia de ver o culpado preso, este não pode estar enganado? Tipo: inicialmente o retrato falado era de um jovem de cerca de 24 anos, e o mesmo se apresentou como policial(segundo ele), trajando uma farda de operário azul(de acordo notícias) e estava a bordo de um veículo preto(e pelo que é sabido, o do acusado é cinza).

TERCEIRO: no decorrer das investigações e após cumprimento de prisão preventiva, o menor em questão afirma que a farda era de "guarda municipal de Lauro de Freitas"(ou seja, já mudou-se as informações da farda inicial), e aponta como acusado o GM José Pereira(uma pessoa de 44 anos de idade, em relação ao retrato falado inicial: de um jovem);

QUARTO: o suspeito e posteriormente acusado, não foi preso em "flagrante delito", ainda que o crime tenha sido hediondo. O mesmo é funcionário público(sem queixas ou ficha problemática), foi servidor das forças armadas, possui residência fixa, casado, pai de tres filhos e que nada disso parece estar sendo levado em consideração.

QUINTO: o Estado afirma que o exame de DNA não deu resultado esperado, "já que a substância encontrada foi insuficiente". A família afirma com certeza, que o exame de DNA nem chegou a ser feito.

SEXTO: O então acusado foi detido inicialmente saindo do trabalho, sem esbolçar reação aos agentes e conduzido para a delegacia onde foi inicialmente detido em determinação ao mandado de Privão expedido pelo juiz. De lá pra cá o mesmo foi mantido e encaminhado para a Polinter, sendo depois de 30 dias, apresentado a sociedade como o principal suspeito da morte da adolescente em Vila de Abrantes.

SÉTIMO: A Prefeitura de Lauro de Freitas em algum momento disponibilizou apoio jurídico ao acusado ou seus familiares, ou está crendo por antecipação que o mesmo venha ser culpado? Não seria lícito que esse apoio jurídico fosse oferecido até a conclusão ou não do caso? Por um acaso, o GM Pereira não é servidor efetivo do município de Lauro de Freitas?

DIANTE DESSES FATOS RESUMIDOS, VEM AS PERGUNTAS QUE NÃO QUER CALAR:

- O Estado possui outras provas concretas sobre o crime(exame de balística, comprovação de DNA, filmagens do local do crime que mostrem com nitidez o acusado trajando a farda da GM de LF e empunhando a arma, e o carro com a devida placa?)ou apenas está o acusando e afirmando que o mesmo é responsável pelo reconhecimento confuso da testemunha?

- É verdade que a sociedade e especialmente a família, parentes e amigos da vítima querem a verdade e justiça, assim como os familiares, amigos e colegas do acusado o querem... Entretanto o DIREITO nos ensina que todos são "inocentes" até que se prove a culpabilidade de cada um.

Se o Estado apresenta as demais provas citadas acima(ou outras)que comprometam o acusado do crime, ele deve pagar pelo crime, mas, se existem divergências e complicações nas investigações que apontam índicios mais confusos que concretos, o Estado deve rever sua postura, e no mínimo, colocar o acusado em liberdade provisória, para que o mesmo possa provas por A + B a sua inocência, porquanto, o ônus da prova cabe ao acusado, e esse crime não está devidamente esclarecido para sociedade, causando mais dúvidas que certeza.

Pedimos que o CATIRIPAPU divulgue essas perguntas, para que respostas mais concretas venham ser dadas... Ao que parece, existe uma hipótese que o suspeito possa ser acusado, assim como possa ser inocente. Se o Estado possui provas concretas, que exponha para a sociedade, caso contrário, deve rever o caso e soltar o acusado.

Atenciosamente: AGAT-LF

GAYS DE LAURO DE FREITAS PARTICIPARAM DA VI PARADA GAY DE MATA DE SÃO JOÃO

EXCLUSIVO CATIRIPAPU
Fotos: Duzinho Nery

Um domingo diferente para os gays da cidade de Lauro de Freitas. Saiu na tarde de ontem 4/9, um ônibus executivo com uma tropa de gays da cidade de Santo Amaro de Ipitanga, rumo a VI Parada Gay de Mata de São João. Um ônibus da empresa Canaã, bem fechativo, com ar condicionado e água mineral, oferecido pela Casa de Artigos Religiosos Aline Oliveira.

Arrasamos em Mata, cidade tranquila e hospitaleira, onde Bira Lopes, presidente do Grupo Gay local nos recepcionou muito bem. Havia a participação de umas cinco mil pessoas, que seguiram o Trio RG ao som de muita música tecno com DJ.

Estivemos no trio com a Madrinha da Parada Gay de Lauro de Freitas, a sanitarista Simone Sturaro, que também foi Madrinha da Parada de Mata de São João, ela uma pessoa muito bacana que nos tratou muito bem, mas nem tivera motivos para ser diferente. E também com o ativista do Movimento LGBTT, o Tenente da Polícia Militar Ícaro Seixas. Demos o nosso recado e convidamos aquela comunidade para participar da VI Parada Gay de Lauro de Freitas, na Orla de Ipitanga, no dia 18 de setembro.

O Presidente do Grupo Gay de Lauro de Freitas, Alex Fraga, também se fez presente e arrasou no seu discurso no Trio Oficial em Mata de São João, falou bem e mostrou como se faz um presidente de verdade.

Foi um arraso!!!

RAIMUNDA CIGANA COMPLETA 58 ANOS DE VIDA COM AMIGOS, ALEGRIA E FESTA

EXCLUSIVO CATIRIPAPU
Fotos: Duzinho Nery

Desse jeito, Cigana chega aos 100 anos com muita tranquilidade... Quem a conhece, sabe do que estou falando, ela só anda com seu humor bastante over, o astral lá em cima e todos que estão ao seu redor, ela não permite tristeza, só mesmo alegria!!!

Foi nesta harmonia, que no sábado, 3/9, Cigana festejou seus 58 anos de vida. Mulher retada, guerreira e muito querida pela comunidade. Ela gosta de festa, de pessoas, de fazer o povo feliz. Mãe de quatro filhas e avó de três netos. Raimunda Cigana faz questão de movimentar nossa cidade, e no seu aniversário não seria diferente, ela reuniu familiares e amigos, para uma festa regada de muita bebida, e ofereceu deliciosos pratos: sarapatel e uma feijoada carioca divina!!!

Aline Oliveira parabenizando a Cigana pelos seus 58 anos de vida.

Teve ainda música ao vivo com o cantor da cidade César Sampaio e o samba de rodas com as Matriarcas. Todo mundo caiu no samba e comemorou a data de nascimento de uma das mais simpáticas figuras de nossa Lauro de Freitas.

O Catiripapu deseja a Cigana, toda a felicidade do mundo. Muita saúde, paz e realizações!!!