segunda-feira, 13 de junho de 2011

HOJE É DIA DE SANTO ANTONIO!!!

Hoje é dia de festa, o inicio dos festejos juninos que se compreende nos três santos mais populares do nordeste: Santo Antonio (13), São João (24) e São Pedro (24). Em Lauro de Freitas um dos mais populares era rezado na residência da saudosa e amiga Romilda Cardoso, a popular Daduca, filha desta cidade que muito contribuiu para a Cultura popular ipitanguense, muito me lembro quando ainda criança, na Praça da Matriz junto do Centro Comunitário da Paróquia, dona Daduca rezava toda a trezena de Santo Antonio, era uma folia, a fé dos mais velhos e alegria da criançada se misturavam e todos os dias após a reza havia a confraternização que era dedicada a cada pessoa da comunidade que contribuía com as guloseimas que eram distribuídas no final. Mas ficou apenas em nossas lembranças e na memória de cada um que participava da festa de Santo Antonio.
Uns pediam casamentos, outros namoradas que perdurasse por todo tempo e a fé de cada um era concentrada no altar produzido com muito amor por esta senhora que Deus levou, mas jamais me esquecerei das canções em forma de orações que aprendi naquele tempo e guardo até hoje que eram pronunciada por dona Daduca e toda a sua família.
Neste dia 13 de junho, haverá a tradição da festa de Santo Antonio, que para o candomblé é Ogum, em algumas famílias que ainda persistem no tempo a orar ao Santo de Pádua, pois a intolerância está dizimando as tradições. Mas hoje teremos dois importantes locais que ainda perduram a fé e a tradição da nossa cultura popular, que é na residência de Julio César o conhecido Careca e no Bar e Restaurante de Raimunda, a popular Cigana. A comunidade está convidada a participar, fazer seus pedidos ao santo casamenteiro e experimentar os deliciosos pratos tradicionais da festa, como a feijoada, amendoim, milho cozido e o licor. Hummm!!! Estarei lá firme e na fé de um bom ipitanguense.

ORAÇÃO A SANTO ANTONIO

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.