terça-feira, 7 de junho de 2011

MORRE O HOMEM QUE DEU NOME AO LARGO PRINCIPAL DE ITINGA "SÊO ANTONIO CARANGUEJO"

Na foto está de óculos o ex prefeito da época, saudoso Gerino de Souza Filho
e com um turbante de caranguejo "Sêo Antonio".

*13-05-1927 +7-06-2011

Faleceu na tarde de hoje 7/6 Antonio Pereira dos Santos, o popular "Antonio Caranguejo", aos 84 anos de idade. O sepultamento será 8/6 ás 16h no Cemitério Jardim da Saudade. Um homem simples da cultura popular que nasceu no dia 13 de maio de 1927 em Santo Antonio de Jesus, de onde saiu ainda jovem quando trabalhava no garimpo. Quando chegou na capital Caranguejo trabalhou nos armazéns Braga, na Calçada, até ingressar no Exército, onde era identificado como soldado 279.
Na sua vida, sempre como bom trabalhador vendia animais comprados em Alagoinhas, além de quiabos e outras mercadorias. A partir de 1953, quando deu baixa no Exército, passou a vender caranguejo no Nordeste de Amaralina. Naquele momento estava dando início aí a uma atividade que o imortalizou na história de Lauro de Freitas, pois anos mais tarde deu origem ao nome de uma praça importantíssima.
Nos anos 70 ele arrendou o seu armazém no Nordeste de Amaralina e veio morar em Itinga, onde só tinha fazendas e sítios cheios de pastos e lagoas onde as mulheres lavavam roupas e pescavam muitos camarões. Transporte naquele tempo, só a cavalo.
Em Itinga, sêo Antonio passou a vender seus crustáceos na Fazenda chamada Gaia, que pertencia ao senhor Fidelis, pai de Alexandre, proprietário do Mc Donald da Estrada do Coco. O local que Sêo Antonio comercializava e com o tempo a comunidade inseriu caranguejo no seu nome, consequentemente, aquele local que se tornou público passou a ter o seu nome, Largo do Caranguejo.
Antonio Caranguejo, pai de 18 filhos, dentre estes a mais popular é Tânia que é mãe de Ricardo, o popular Cadinho. Há mais de suas décadas atrás Tãnia juntamente com outros moradores passaram a organizar anualmente neste largo que é o "coração de Itinga" a festa do caranguejo, tendo como ponto alto, a soltura de dezenas desses animais em lavagem que ocorre no domingo. O caranguejo é o destaque principal da festa que ainda tinha o desfile do "Bumba-Caranguejo", uma versão do "Bumba meu Boi" , criado pelo artista plástico Nivaldo Portela.
Sêo Antonio Caranguejo que torcia pelo Bahia após a decadência do Galícia, seu clube preferido, faleceu nesta terça feira (7)no Hospital Geral do Estado, após ter passado por uma colostomia.
Fica aqui registrado a nossa homenagem a um homem simples que foi o alicerce da cultura do bairro mais populoso de Lauro de Freitas.
Fonte: Jornal O Caranguejo - abril de 2002 - editor responsável Duzinho Nery - Matéria baseada em texto do Prof. Gildásio Freitas publicada com exclusividade para este jornal.

REVITALIZAÇÃO DO LOCAL

Está na hora da prefeitura de Lauro de Freitas revitalizar o "Largo do Caranguejo" que está abandonado e depredado como todas as outras praças da cidade, a exemplo da fonte luminosa do local que há mais de seis anos também está sem funcionamento, igualmente a fonte luminosa da Praça da Matriz do centro da cidade, e fazer valer o potencial cultural que tem em Itinga e infelizmente a turma não tem apoio. Ta na hora dos artistas darem Catiripapu neles!!!




3 comentários:

  1. Lauro de Freitas perdendo as suas personalidades. Mesmo assim dona Moema não valoriza esse pessoal.

    ResponderExcluir
  2. DUZINHO POR FAVOR MANDA UM RECADO PRA MOEMA AÍ, MANDA ELA SE MANDAR DE NOSSA CIDADE E NOS DEIXAR ME PAZ.

    ResponderExcluir
  3. SOU ESPOSA DO NETO DE CARANGUEJO...COM CERTEZA ELE VAI DEIXAR SAUDADES...UM EXEMPLO DE HOMEM...DESCANSE EM PAZ...

    ResponderExcluir

O Catiripapu agradece a sua participação.